A quantidade de consumidores no e-commerce não para de crescer. De acordo com a 45ª edição do relatório Webshoppers, em 2021, o Brasil somou 87,7 milhões de consumidores online.
Apesar do número bastante significativo, no último ano, tivemos uma retração de novos consumidores em comparação com 2020. Isso reflete um amadurecimento no universo online.
Conforme os brasileiros vão se acostumando com o comércio eletrônico, as expectativas e as exigências na hora de comprar online também aumentam. E isso impacta tanto aquele lojista que está começando a empreender quanto aquele que já possui uma loja, seja ela física ou virtual.
Veja dicas que podem te ajudar a entregar o que os clientes querem ao comprar na Internet.
Mas, afinal, o que os clientes querem ao comprar na Internet?
1 – Ambiente seguro para comprar
Apesar de os consumidores estarem cada vez mais familiarizados com o e-commerce, ainda há muita insegurança na hora de realizar as compras. Segundo o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 84% dos consumidores já deixaram de comprar online por achar que a loja era fraude.
E de acordo com uma pesquisa da Intelipost em parceria com o E-Commerce Brasil, para 40% dos consumidores, a confiabilidade de marca é o quesito mais importante ao comprar online.
Por isso, confiança é algo que importa muito na avaliação do consumidor!
Como garantir isso ao cliente?
Oferecer uma plataforma segura e uma marca que passe confiança para o cliente é fundamental. Mas isso pode não ser tão simples se você está começando a construir seu negócio e reputação online. Afinal de contas, as pessoas ainda não conhecem a sua marca ou os seus serviços.
Nesse quesito, os marketplaces ganham destaque e são uma ótima solução, pois eles têm marcas reconhecidas pelo cliente e oferecem aos lojistas uma plataforma pronta para as vendas, com investimentos sólidos e segurança para comprar e vender, garantindo a melhor experiência para todos.
2 – Diversidade de pagamento
A diversidade de pagamento é outro fator que leva muitos consumidores a optar pelas compras online. Inclusive, segundo uma pesquisa da PagBrasil com o E-Commerce Brasil, 59% dos consumidores já deixaram de comprar no e-commerce por não encontrar o método de pagamento de preferência.
Já o Market Review da Bornlogic com a Opinion Box mostrou que 24% dos consumidores preferem comprar online, pois tem as formas de pagamento que eles preferem.
Como garantir isso ao cliente?
Tenha a certeza de que sua loja oferece soluções diversificadas de pagamento, além de parcelamentos, para não perder nenhum cliente! Mas fique atento, pois isso pode implicar em um custo alto para quem está começando.
Se é o seu caso, os marketplaces também são uma saída, pois oferecem diversas formas de pagamento para as lojas dos seus parceiros. Essas plataformas estão sempre de olho nas tendências do mercado, adaptando-se constantemente para oferecer o melhor ambiente de compra aos clientes e a melhor experiência de venda para os lojistas parceiros.
Ou seja, o pagamento via Pix começou a crescer no mercado? O lojista não precisa se preocupar com como ele vai inserir isso na loja. O marketplace faz essa atualização na plataforma, e ele pode receber pedidos dessa forma imediatamente.
3 – Prazo de entrega e frete competitivo
É muito importante lembrar que as compras online vão além de apenas encontrar um produto desejado. Até porque vários outros fatores podem acabar influenciando o valor final da compra e a experiência do cliente.
Na Internet, os consumidores podem encontrar facilmente o que eles querem, que são as lojas que oferecem os melhores diferenciais, seja um prazo de entrega mais curto, um frete mais competitivo ou até uma promoção mais agressiva.
Em uma pesquisa realizada pela Bornlogic e Opinion Box, 44% dos consumidores destacaram a facilidade para comparar preços como um dos motivos para optar pelas compras online. Além disso, 94% afirmaram que já deixaram de comprar algo online pelo valor do frete. Enquanto isso, 78% já desistiram da compra pois o prazo de entrega não atendia às suas necessidades.
Como garantir isso ao cliente?
Com todas essas expectativas, temos clientes cada vez mais experientes e exigentes. Afinal, eles já conhecem as possibilidades na hora das compras online e querem encontrar ofertas que atendam às todas as suas necessidades.
Para um e-commerce pequeno ou que está começando, posicionar-se nesse cenário pode parecer trabalhoso, mas não menos importante do que para os mais estabilizados. Afinal, são pontos que o cliente considera na hora de comprar!
Por isso, se não puder zelar 100% pela experiência do cliente com isso, opte pelos marketplaces, pois eles ajudam lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiências a garantir a melhor experiência de frete e entrega.
Com soluções de logística e fulfillment, os marketplaces conseguem apoiar o lojista em todas as etapas, melhorando prazos, e impulsionando as vendas no e-commerce. Inclusive com opções de entrega rápida e retirada em um ponto físico, o que eleva a experiência do cliente.
4 – Promoções e campanhas
Com toda a facilidade que os consumidores têm na hora de comparar os preços, é muito fácil notar que as lojas estão constantemente ajustando a precificação dos seus produtos e criando ofertas exclusivas para se diferenciar da concorrência.
E os clientes notam isso, tanto que esse é um dos grandes motivos para eles optarem pelas compras online. De acordo com o Market Review, da Bornlogic e Opinion Box, 58% dos clientes compram online por conta das promoções exclusivas da Internet. Outros 24% destacaram as promoções sazonais como um motivador.
Como garantir isso ao cliente?
Primeiramente, analise bem a precificação dos seus produtos para entender o que pode ser feito para melhorar a oferta sem derrubar a sua margem de lucro.
Para quem está nos marketplaces, vale aproveitar as campanhas internas que eles promovem, nas quais parte do desconto oferecido é subsidiado pela própria plataforma. Nada melhor para ganhar vantagem competitiva e destacar o seu negócio, não é mesmo?
O cliente quer a melhor experiência sempre!
E é fundamental que sua loja consiga garantir isto: numa plataforma segura, com uma marca de confiança, bons preços, flexibilidade na hora de pagar e de receber o pedido.
Parece bastante coisa – e é mesmo! Na Internet, é preciso acompanhar a expectativa do cliente constantemente, pois ela muda e aumenta a todo o momento.
Estar bem informado sobre novas demandas e implementar rapidamente cada uma delas podem fazer a diferença! Se você não está com um e-commerce redondo, isso não pode ser uma desculpa, já que os marketplaces facilitam muito isso hoje.
O canal mantém toda a estrutura operacional de acordo com os padrões mais elevados para o cliente, enquanto o parceiro pode focar mais na estratégia referente ao sortimento e a ofertas para atender os clientes da melhor maneira possível.
Assim, o lojista tem a oportunidade de atuar de forma mais planejada, analisando bem os resultados das vendas, itens mais pedidos, a atuação dos concorrentes e o mercado como um todo para criar as melhores estratégias de venda.
Espero que essas dicas te ajudem a entregar exatamente o que os clientes querem ao comprar na Internet. Até a próxima!
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