A economia de recorrência há muito tempo vem nos mostrando que os clubes de assinatura são estratégias de venda interessantes e que podem ser bastante positivas para lojistas e também para clientes. O formato vem sendo expandido de clubes de vinhos, livros, caixas de produtos de beleza, e ganharam ainda mais força na pandemia, onde a busca por compras recorrentes pela internet cresceu e desenvolveu novas possibilidades.
O marketing de influência também é um fator que intensificou as assinaturas, já que influenciadores são comumente chamados para serem embaixadores de alguns clubes, dando ao consumidor também a sensação de pertencimento de comunidade.
Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre o clube de assinatura como uma estratégia para vender online. Confira!
Tendências de consumo
A transformação digital aliada à mudança de comportamento do consumidor acabam dando aos clubes de assinatura mais destaque, e fazendo com que seja uma boa estratégia de vendas. Para o cliente, a conveniência de assinar uma compra por um tempo determinado e muitas vezes ganhar vantagens por isso, também é uma aposta interessante. Mas muitos lojistas ainda ficam com muitas dúvidas sobre quando é interessante atrelar o seu produto a um clube de assinatura. Para isso é preciso entender que os formatos de venda são complementares e muitas vezes uma estratégia não anula a outra.
Clube de assinatura vs loja virtual, em que apostar?
É sempre importante entender o seu produto e o seu público antes de determinar qual a melhor estratégia para as vendas. É também importante entender se o seu cliente tem um potencial recorrente, ou seja, se ele compra ou compraria o seu produto mensalmente, por exemplo.
Também vale pensar em combinar as estratégias: ter uma loja virtual, com a possibilidade de assinatura mensal, curadoria de especialista, surpresa na entrega. Isso acontece bastante com lojas de vinhos e livrarias, além de assinar o clube e contar com conteúdos extra, também é possível comprar produtos na loja virtual sem o vínculo mensal.
Para atrair ou manter o cliente para uma estratégia de assinatura é importante dar a ele vantagens, exclusividades e o sentimento de pertencimento que ele tanto deseja. Isso pode ser feito através de e-mail, mensagens na caixa de entrega, conteúdos online, acesso a descontos em outros produtos, entre outras iniciativas.
Além de vinhos, livros, cervejas, outro mercado que está em alta, e que tem uma característica de compra recorrente é: ração de pet, produtos saudáveis, skin care, aulas online, colecionáveis, entre outros.
Principais vantagens de clubes de assinaturas
Existem vantagens tanto para lojistas, que garantem as vendas sem precisar impactar novamente o cliente, mas também para o cliente, que não precisa se preocupar em fazer a compra todo o mês, ele sabe que receberá seu produto ou seus produtos do kit de assinatura. Mas é importante entender que a expectativa do cliente nesses casos sempre são altas, por isso, o lojista deve pensar em surpreender o consumidor a cada entrega, evitando que ele cancele o plano. Outras vantagens são:
- Enquanto no e-commerce tradicional o cliente compra e pode vir a voltar a comprar na loja se toda a experiência for satisfatória, no clube de assinatura ele só precisa ser surpreendido e se sentir parte para continuar e não desistir no meio do caminho. Com isso, o lojista pode contar com o pagamento mensal dos clientes do clube para fazer novos investimentos;
- O relacionamento com o cliente também passa a ser uma vantagem, já que a comunicação com ele pode ser muito mais efetiva do que com um cliente que fez uma compra esporádica;
- Atender o cliente do clube de assinaturas também é diferente do que atender o cliente de loja virtual, já que ele pode ter dúvidas todos os meses, sugestões, questões de entrega. Ele é um cliente mais exigente, pois também se sente “especialista” em determinado assunto ou produto por consumir a ponto de assinar um clube. Por isso, é importante ter uma equipe preparada para fazer esse atendimento individualizado.
Independente da estratégia de vendas, é importante contar com um sistema de gestão online e com armazenamento em nuvem para que a experiência de compra seja positiva ao cliente, e a venda organizada para o lojista. Quando o negócio misturar e-commerce e clube de assinatura é fundamental ter total controle de estoque, separação de itens, pagamentos automatizados e logística integrada para que a operação se torne viável e se mantenha organizada para todos os interessados.