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Clubes de assinatura são tendência no e-commerce

Por: Paula Martins

Gerente de Marketing de Conteúdo

Com atuação em Marketing Digital desde 2012 está há quatro anos como gerente de Marketing de Conteúdo na PagBrasil. Produz conteúdos relacionados à empresa para blogs, sites, mídias sociais, webinars e painéis em eventos.

A economia da recorrência ganhou tração no mercado de e-commerce, atraindo novos adeptos a clubes de assinatura. Uma pesquisa encomendada pela PagBrasil mostrou que, em média, os consumidores mantêm quatro serviços de assinatura, com um gasto médio de R$ 225,00 por mês. E mais: 88% pretendem aderir a uma nova recorrência nos próximos seis meses – um bom indicativo do potencial desse mercado.

Introduzir esse modelo de negócios em sua loja online é uma excelente estratégia para garantir uma receita previsível e sustentabilidade a longo prazo. E, ao contrário do que se imagina, nem sempre é necessário um elevado investimento em desenvolvimento técnico. Plataformas de e-commerce como Shopify, Vtex e Salesforce Commerce Cloud podem ser facilmente integradas a soluções de gestão de assinatura, permitindo que o lojista ofereça a opção de venda recorrente de forma simples e rápida.

Segundo estudo da PagBrasil, brasileiros mantêm média de quatro serviços de assinatura – e ainda pretendem aderir a uma nova recorrência nos próximos meses.

E não são apenas os clubes de assinatura que podem se beneficiar da economia da recorrência. Imagine, por exemplo, um e-commerce que vende tênis para corrida. Talvez o cliente desse e-commerce não compre um tênis de corrida todos os meses, mas, por outro lado, ele pode assinar uma recorrência de meias, por exemplo. Com uma solução de gestão de assinaturas integrada à plataforma de e-commerce, oferecer essa possibilidade está a poucos cliques de alcance.

O que os assinantes buscam

Antes de implementar o modelo de assinaturas no seu e-commerce, é preciso entender o perfil do assinante. Segundo a pesquisa da PagBrasil, 67% das pessoas elegem o acesso a produtos e serviços exclusivos como o principal diferencial para fazerem parte de um clube de assinatura. A comodidade aparece como segundo fator, com 54% das respostas.

Além disso, o consumidor demonstra necessidade em se manter conectado com as novidades: 53% dos entrevistados responderam que acham interessante participar de um clube de assinatura para descobrir novos produtos ou serviços.

Setores que lideram a economia da recorrência

A categoria de Serviços Digitais, que oferece serviços como streaming, cursos online, games, entre outros, lidera a participação na economia da recorrência: 65% dos entrevistados assinam ao menos um desses serviços.

Na sequência, a categoria de Entretenimento tem maior participação, com 56%, seguida de Saúde e Bem-estar (42%), Beleza (34%) e Moda (28%).

Como os assinantes pagam

E quais métodos de pagamento são mais utilizados na recorrência? Segundo o estudo, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado nos clubes de assinatura e preferido por 70% dos consumidores. Porém, o Pix possui elevado potencial de aceitação: 55% dos entrevistados consideram o pagamento instantâneo uma forma interessante de realizar o pagamento dos seus serviços de assinatura.

As opções de débito em conta e cartão de débito também são consideradas pelos consumidores, com 36% e 29% da preferência, respectivamente. Já o boleto bancário ficou com 20% da preferência dos consumidores.

Baixe o estudo completo

A 1ª edição da pesquisa Economia da Recorrência: Mercado & Tendência, encomendada pela PagBrasil, traz um estudo completo que revela os principais hábitos de consumo, tendências e oportunidades do setor. Baixe o estudo gratuitamente.