Que a Black Friday é uma das principais datas do varejo, disso ninguém duvida. Só no e-commerce, o faturamento em 2021 foi de R$ 5,6 bilhões segundo a Neotrust, entre quinta e sexta, e de R$ 5,8 bilhões, para a NielsenIQ | Ebit, de quinta a domingo.
Agora em 2022, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro, tradicionalmente agendada na última sexta-feira do mês. No entanto, para que as vendas sejam de fato um sucesso, é preciso começar o planejamento da loja virtual desde já.
Então, acompanhe as dicas para preparar seu negócio da melhor forma e começar a contagem regressiva da Black Friday 2022.
Dicas para seu e-commerce na Black Friday 2022
Planejamento é chave para vender mais nas datas do varejo, e isso exige antecipação. Portanto, é necessário pensar nas suas estratégias a partir de agora, mesmo que a Black Friday 2022 esteja marcada para 25 de novembro. Esses meses de preparação podem fazer toda a diferença nos resultados do e-commerce lá na frente.
1) Prepare seu estoque
É importante acompanhar o comportamento do consumidor para saber quais são os itens mais desejados para a Black Friday 2022. Mas, ainda mais interessante, é garantir um bom estoque de produtos o quanto antes.
Existem duas boas razões para isso. A primeira é que seu negócio pode obter melhores negociações com fornecedores ao comprar com antecedência, assim repassando os preços mais baixos para o consumidor final e tendo com isso uma vantagem competitiva no varejo.
Também vale ressaltar que atravessamos um momento de inflação crescente. Ou seja, se o e-commerce deixar para montar o estoque depois, terá de pagar a mais por isso.
A segunda razão é de ordem logística. A China ainda vem fazendo lockdown por causa da pandemia de Covid-19, o que terá impacto no transporte marítimo pelos próximos meses. Então, para reduzir os riscos de atrasos no recebimento e envio de mercadorias na Black Friday 2022, é preciso preparar seu estoque com meses de antecedência.
2) Faça uma pré-campanha
Tão importante quanto o mote ou a identidade visual da campanha de Black Friday 2022 é a construção da marca até lá.
Muito antes do 25 de novembro, o consumidor já estará comparando lojas e preços de produtos. De acordo com um estudo do UOL, por exemplo, 57% do público interessado na data começaram a pesquisa com dois meses de antecedência em 2021. Cada um desses contatos com a marca é uma oportunidade de conquistar um lead para envio de e-mail marketing com promoções personalizadas ou de ganhar um seguidor nas redes sociais.
Ou seja, a jornada de compra da Black Friday começa antes mesmo de qualquer divulgação para a data. As empresas que aproveitarem bem esse período estarão na lembrança do público na hora da compra.
Outra forma de se antecipar é investir em conteúdos que ajudem na decisão de compra. Nesse sentido, seleções especiais de itens, dicas de presentes e comparativos de produtos podem contribuir para aumentar o interesse do consumidor até a Black Friday. Também é uma boa hora para entrar na tendência do live commerce nas redes.
3) Planeje o diferencial do seu e-commerce
O Brasil conta com mais de 80 milhões de consumidores digitais, segundo a Ebit | Nielsen, o que torna virtualmente impossível agradar todo mundo da mesma forma. Por isso, vale focar em pelo menos um ponto-chave para se destacar nas vendas.
De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as alavancas comerciais mais populares entre os consumidores são:
- frete grátis: 87%
- descontos e promoções: 68%
- cashback: 57%
- programa de pontos: 45%
- brindes e amostra grátis: 31%
Com isso em mente, qual deve ser sua vantagem competitiva? É garantir os maiores descontos do mercado? É ter um serviço de entrega impecável e superrápido? É devolver parte do dinheiro da compra?
O ideal é investir em variadas frentes, pois cada cliente satisfeito na Black Friday é um potencial consumidor para futuras datas do varejo, mas já tendo um grande diferencial fica mais fácil construir sua campanha.
4) Reduza o abandono de carrinho
O abandono de carrinho no e-commerce é um dos principais obstáculos para o crescimento do varejo. Porém, como reduzi-lo?
De forma geral, algumas mudanças na loja virtual ajudam a reverter esse cenário. Priorizar a navegação móvel, reduzir o tempo de carregamento das páginas e oferecer uma calculadora de preço de frete antes do checkout são alguns exemplos de ações nesse caso.
No entanto, um dos maiores gargalos do varejo digital ainda está nos meios de pagamento oferecidos. Inclusive, formas engessadas de pagar são responsáveis por impedir 80% do público de comprar na Internet, revela uma pesquisa da Nuvemshop.
Para reduzir o abandono de carrinho na Black Friday, é preciso integrar novas soluções de pagamento à loja virtual, como a opção de parcelar no boleto ou Pix. Essa alternativa é conhecida internacionalmente como Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois) e permite o parcelamento de compras em até 24 vezes sem necessidade de cartão de crédito. Com isso, muito mais pessoas podem comprar e também fazer compras com ticket médio mais alto. No Brasil, já existem soluções nesse sentido que permitem aumentar o ticket em até 80%.
Como se vê, as dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday não têm nada de impossível. Com antecipação e planejamento, o sucesso nas vendas em 2021 pode ser uma realidade para seu negócio. Comece a preparação agora!
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