Com o crescimento expressivo das vendas via comércio eletrônico nos últimos meses, muitos players se depararam com o desafio de aumentar a agilidade dos processos logísticos para dar conta de atender toda a demanda. Seja para o pequeno lojista ou para uma grande rede, um ponto de atenção para otimizar vendas está no processo de embalar os produtos. E para falar sobre agilidade nas operações, não podemos deixar de falar de automação.
Em primeiro lugar, antes de abordarmos os benefícios quantitativos de uma operação automatizada, é preciso esclarecer um ponto. Automatizar processos não significa abrir mão de talentos, mas sim de capacitá-los para novas funções. Com a transformação digital do varejo, cada vez mais se busca uma mão de obra especializada que atenda às necessidades de operações mais tecnológicas. Ou seja, é uma grande oportunidade de remanejar profissionais para etapas do processo que realmente exijam mais habilidade, conhecimento e acompanhamento humano. Além disso, é importante dizer que um centro de fulfillment automatizado atende também à necessidade atual de distanciamento dos funcionários — proporcionando mais segurança para a operação.
Posto esta questão, você pode estar pensando que automação é uma realidade exclusiva para grandes players. E eu te convido a entender por que isso não é verdade.
Por dentro da automação de embalagens
As vendas online no setor de moda cresceram 189% no primeiro semestre deste ano, segundo estudo da plataforma Nuvemshop. Imagine o impacto desse crescimento para a operação de um e-commerce pequeno de vestuário. É bem provável que a estrutura manual estabelecida tenha apresentado gargalos diante do crescimento da demanda. É aqui que a automação faz diferença.
Para este caso, a aplicação de um sistema semi-automático já poderia aumentar em 50% a produtividade no empacotamento. Com o processo manual, a produção de envelopes de segurança — os famosos mailers — do tamanho de uma caixa de sapato, por exemplo, chega a 60 pacotes por hora. Com o sistema semi-automático, a velocidade passa para 90. Desta forma, você amplia sua capacidade de entrega, ganha velocidade e reduz potencial de erro.
Automação de embalagens e a experiência do cliente
Já para uma operação com maior escala, um sistema 100% automático pode chegar a fazer 1.800 pacotes por hora. Além da agilidade no empacotamento, existem sistemas de automação que já produzem o envelope de acordo com suas dimensões. Isso otimiza o uso de material de embalagem, tornando a operação mais sustentável e econômica. Além disso, um pacote ajustado ao tamanho do produto influencia na experiência positiva para o consumidor e proporciona redução de custos de frete.
Tenho acompanhado os desafios do e-commerce também no que se refere à integração da embalagem com a identificação do produto e todas as informações sobre sua jornada. Neste ponto, a automação também é fundamental. Com ajuda de sistemas inteligentes, a partir do código de barras lido na esteira, é possível identificar o destino do produto. E, junto com a embalagem, você imprime a etiqueta com os dados e até mesmo a nota fiscal. Dessa forma há redução de erros de remessa, evitando problemas com demandas de trocas e experiências negativas para os consumidores.
Sabemos que mesmo com o retorno das lojas físicas, o e-commerce já faz parte da realidade de consumo dos brasileiros. Portanto, para adequar-se a este novo cenário é preciso buscar alternativas que otimizem a operação com mais segurança, assertividade e, sobretudo, eficiência operacional. São fatores encontrados na automação de embalagens e que trarão diferenciação para seu negócio.