Tem se tornado cada vez mais comum no e-commerce a integração com funcionalidades de geolocalização que potencializam a experiência do usuário por meio da sua localização.
Ter acesso à localização geográfica do consumidor pode ser um fato de muita relevância e influência nas vendas de um e-commerce. Principalmente se isso for somado às suas estratégias de venda e aquisição.
Neste artigo, vamos falar do porquê a geolocalização pode aumentar a eficiência do seu e-commerce. Além disso, vamos mostrar as vantagens de se trabalhar com essa funcionalidade.
Como funciona a geolocalização?
A geolocalização é uma estratégia que utiliza um conjunto de tecnologias capazes de identificar a localização de um aparelho eletrônico e encaminhar esse dado para a loja, se o usuário permitir o compartilhamento desse dado. Com isso, torna-se fácil para o consumidor encontrar condições exclusivas para sua localidade. Além disso, o lojista consegue criar campanhas direcionadas e segmentadas.
A estratégia é interessante para o consumidor. Já que ele pode descobrir lojas e vendedores que estão próximos, como é o caso das buscas por estabelecimentos no Google. Essa função é interessante para empresas que possui lojas físicas.
Nesse sentido, para o lojista de um e-commerce também é interessante para conhecer melhor o perfil dos usuários, direcionar melhor as campanhas e agilizar processos logísticos quando somado a estratégias de integração de estoque e canais online e offline.
Quais as vantagens de utilizar a geolocalização no e-commerce?
Já deu para perceber que a geolocalização é uma estratégia muito interessante, principalmente para negócios que atuam no online e offline. Mas existem outros benefícios de se trabalhar com a localização dos consumidores, são eles:
Conhecer melhor seus consumidores
Para ter sucesso nas vendas, é necessário conhecer bem o seu público para se orientar e alinhar as melhores estratégias no seu canal de venda e no marketing de relacionamento. Isso faz com que a jornada do consumidor se torne mais eficiente e menos cansativa.
A localização geográfica pode revelar características do seu público e permitir utilizar os arredores, estabelecimentos próximos e até mesmo particularidades do clima para direcionar campanhas de produtos apropriados.
Campanhas segmentadas
As campanhas segmentadas podem ajudar a atingir as pessoas certas, e impactar com mais efetividade quando pensamos em conversão de vendas.
Além disso, essas diferenças na forma de consumir, que existem de um local para o outro, podem fazer com que sua loja tente campanhas com novas abordagens que sejam mais efetivas em lugares em que as vendas são baixas.
Aliar a geolocalização com o pick-up store
As marcas que trabalham com lojas físicas podem se beneficiar da estratégia de geolocalização ao adotar o pick-up store. Trata-se basicamente de uma forma de o cliente comprar online e retirar em uma loja próxima a ele. Isso diminui o custo com frete e o tempo de espera.
Percebemos que utilizar a localização geográfica do consumidor é uma ação bastante usada no e-commerce, pois promove maior aproximação ao cliente, além de conseguir mais destaque no comércio e melhorar a experiência do usuário na hora da compra.
E aí, gostou de saber como a geolocalização pode aumentar a eficiência do seu e-commerce?
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