A plataforma de e-commerce que você escolhe tem reflexo direto nas suas vendas. E ela é uma das fases mais importantes do planejamento da sua empresa. Mas, se você chegou nessa fase, já sabe como escolher a plataforma de e-commerce ideal para sua operação?
Escolher a plataforma de e-commerce está entre as primeiras e principais decisões na hora de criar uma loja virtual. Isso porque ela é a estrutura do seu negócio e será essencial no crescimento da empresa. Por isso, é preciso considerar alguns pontos antes de determinar a sua plataforma.
O que avaliar ao escolher a plataforma de e-commerce?
Recursos
É importante listar tudo que você entende como essencial para o seu e-commerce, tanto o que fica visível para o usuário (front-end), como o que está por trás da loja virtual (back-end).
O layout, por exemplo, é fundamental para melhorar as taxas de conversão. Assim, sempre verifique se a plataforma permite configurações mais personalizadas no visual das páginas.
Outro ponto que não pode ser esquecido é se o servidor irá comportar os acessos na loja. Em datas especiais (como na Black Friday) o volume de acessos aumenta e, se o servidor não estiver preparado, seu e-commerce pode ficar fora do ar.
Além disso, é fundamental avaliar os métodos de pagamentos compatíveis com a plataforma, quais são as integrações disponíveis na plataforma e não se esqueça de verificar a qualidade do suporte da empresa (um dos tópicos que mais importantes para o empreendedor).
SEO aprimorado
Além disso, um fator essencial que muitas vezes passa despercebido pelos empresários é o SEO (técnicas que influenciam os buscadores a ranquearem os resultados baseados em uma palavra-chave). Aparecer em evidência nas pesquisas do Google irá fazer muita diferença para os resultados que você almeja.
A relação entre o SEO e a plataforma de e-commerce é direta. Por isso, é muito importante se atentar a esse fator no momento de escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio.
Além de ter os conteúdos otimizados para SEO na sua loja, é importante que a sua plataforma de e-commerce tenha o SEO otimizável. Isto é, tornar possível a aplicação de técnicas de SEO em todas as páginas do site, comportando configurações sem limitações.
Integrações
É muito provável que outros sistemas serão necessários para auxiliar na administração da loja virtual. Ferramentas de marketing, contabilidade, logística e atendimento são exemplos de possíveis integrações que irão facilitar o seu dia a dia e impulsionar suas vendas.
Quando estiver planejando a criação da loja virtual, pense em quais ferramentas serão necessárias e valide com a empresa da plataforma todas as possibilidades oferecidas. Assim não terá problemas quando precisar realizar uma nova integração.
Mobile first
Se o mobile first já era uma tendência, atualmente, esse conceito é mais comum e fundamental do que imaginamos. O uso do smartphone nas compras online aumentou nos últimos anos. Segundo a pesquisa m-Commerce e m-Payment, 91% dos brasileiros que possuem um celular utilizam o aparelho para fazer compras.
Nesse sentido, não há como ignorar a relevância do conceito mobile first ao escolher uma plataforma de e-commerce. Por isso, verifique se as suas opções oferecem boa navegabilidade pelo celular.
Ainda que você deseja desenvolver um aplicativo ou PWA, é fundamental o usuário ter uma boa experiência desde a home até o checkout. São nesses detalhes que você irá conquistar o consumidor.
Segurança
É comum ver notícias sobre vazamento de dados em sites conhecidos, situação que pode causar diversos problemas aos usuários expostos. Por isso, os compradores virtuais estão cada vez mais preocupados com a segurança ao acessar a internet, principalmente quando se trata de inserir dados pessoais, como o cartão de crédito.
Dito isto, você já deve ter percebido que a segurança da sua loja é crucial para garantir confiança dos clientes e consequentemente melhorar suas taxas de conversão.
Hoje, a maioria dos softwares oferecem uma segurança robusta como padrão, mas é sempre bom conferir se a plataforma de e-commerce possui suporte para HTTPS/SSL e se é compatível com servidores dedicados, como a Amazon. Isso vai gerar proteção aos seus clientes.
Escalabilidade
Ao planejar a criação da loja virtual, é necessário pensar também a longo prazo. Portanto, considere o crescimento da sua loja e procure uma plataforma de e-commerce que acompanhe o aumento de demandas e a necessidade de novos recursos.
A escalabilidade comercial é a capacidade da empresa de crescer, reagir bem e se adequar sem sofrer grandes problemas operacionais ou de gestão. Ou seja, a sua plataforma de e-commerce deve suportar altos números de acessos e grandes demandas para poder evoluir sua empresa junto com você.
Preço
Como parte do planejamento financeiro, é necessário considerar o valor da plataforma de e-commerce. A mensalidade e as taxas de processamento devem estar dentro do seu orçamento.
Porém, vale ressaltar que é importante colocar na balança os prós e contras de cada uma para não errar na escolha. Não vale sacrificar uma boa performance por um preço baixo, pois isso pode custar caro no futuro.
Antes de escolher, compare
A verdade é que escolher a plataforma de e-commerce é uma das decisões mais importantes no planejamento de uma loja virtual. E as opções são inúmeras, o ideal é sempre fazer um comparativo entre as plataformas de e-commerce e optar por aquela que mais se encaixa no seu contexto e nas suas expectativas atuais e futuras.