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Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A plataforma de e-commerce que você escolhe tem reflexo direto nas suas vendas. E ela é uma das fases mais importantes do planejamento da sua empresa. Mas, se você chegou nessa fase, já sabe como escolher a plataforma de e-commerce ideal para sua operação?

Escolher a plataforma de e-commerce está entre as primeiras e principais decisões na hora de criar uma loja virtual. Isso porque ela é a estrutura do seu negócio e será essencial no crescimento da empresa. Por isso, é preciso considerar alguns pontos antes de determinar a sua plataforma.

O que avaliar ao escolher a plataforma de e-commerce?

Recursos

É importante listar tudo que você entende como essencial para o seu e-commerce, tanto o que fica visível para o usuário (front-end), como o que está por trás da loja virtual (back-end).

O layout, por exemplo, é fundamental para melhorar as taxas de conversão. Assim, sempre verifique se a plataforma permite configurações mais personalizadas no visual das páginas.

Outro ponto que não pode ser esquecido é se o servidor irá comportar os acessos na loja. Em datas especiais (como na Black Friday) o volume de acessos aumenta e, se o servidor não estiver preparado, seu e-commerce pode ficar fora do ar.

Além disso, é fundamental avaliar os métodos de pagamentos compatíveis com a plataforma, quais são as integrações disponíveis na plataforma e não se esqueça de verificar a qualidade do suporte da empresa (um dos tópicos que mais importantes para o empreendedor).

SEO aprimorado

Além disso, um fator essencial que muitas vezes passa despercebido pelos empresários é o SEO (técnicas que influenciam os buscadores a ranquearem os resultados baseados em uma palavra-chave). Aparecer em evidência nas pesquisas do Google irá fazer muita diferença para os resultados que você almeja.

A relação entre o SEO e a plataforma de e-commerce é direta. Por isso, é muito importante se atentar a esse fator no momento de escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio.

Além de ter os conteúdos otimizados para SEO na sua loja, é importante que a sua plataforma de e-commerce tenha o SEO otimizável. Isto é, tornar possível a aplicação de técnicas de SEO em todas as páginas do site, comportando configurações sem limitações.

Integrações

É muito provável que outros sistemas serão necessários para auxiliar na administração da loja virtual. Ferramentas de marketing, contabilidade, logística e atendimento são exemplos de possíveis integrações que irão facilitar o seu dia a dia e impulsionar suas vendas.

Quando estiver planejando a criação da loja virtual, pense em quais ferramentas serão necessárias e valide com a empresa da plataforma todas as possibilidades oferecidas. Assim não terá problemas quando precisar realizar uma nova integração.

Mobile first

Se o mobile first já era uma tendência, atualmente, esse conceito é mais comum e fundamental do que imaginamos.  O uso do smartphone nas compras online aumentou nos últimos anos. Segundo a pesquisa m-Commerce e m-Payment, 91% dos brasileiros que possuem um celular utilizam o aparelho para fazer compras.

Nesse sentido, não há como ignorar a relevância do conceito mobile first ao escolher uma plataforma de e-commerce. Por isso, verifique se as suas opções oferecem boa navegabilidade pelo celular.

Ainda que você deseja desenvolver um aplicativo ou PWA, é fundamental o usuário ter uma boa experiência desde a home até o checkout. São nesses detalhes que você irá conquistar o consumidor.

Segurança

É comum ver notícias sobre vazamento de dados em sites conhecidos, situação que pode causar diversos problemas aos usuários expostos. Por isso, os compradores virtuais estão cada vez mais preocupados com a segurança ao acessar a internet, principalmente quando se trata de inserir dados pessoais, como o cartão de crédito.

Dito isto, você já deve ter percebido que a segurança da sua loja é crucial para garantir confiança dos clientes e consequentemente melhorar suas taxas de conversão.

Hoje, a maioria dos softwares oferecem uma segurança robusta como padrão, mas é sempre bom conferir se a plataforma de e-commerce possui suporte para HTTPS/SSL e se é compatível com servidores dedicados, como a Amazon. Isso vai gerar proteção aos seus clientes.

Escalabilidade

Ao planejar a criação da loja virtual, é necessário pensar também a longo prazo. Portanto, considere o crescimento da sua loja e procure uma plataforma de e-commerce que acompanhe o aumento de demandas e a necessidade de novos recursos.

A escalabilidade comercial é a capacidade da empresa de crescer, reagir bem e se adequar sem sofrer grandes problemas operacionais ou de gestão. Ou seja, a sua plataforma de e-commerce deve suportar altos números de acessos e grandes demandas para poder evoluir sua empresa junto com você.

Preço

Como parte do planejamento financeiro, é necessário considerar o valor da plataforma de e-commerce. A mensalidade e as taxas de processamento devem estar dentro do seu orçamento.

Porém, vale ressaltar que é importante colocar na balança os prós e contras de cada uma para não errar na escolha. Não vale sacrificar uma boa performance por um preço baixo, pois isso pode custar caro no futuro.

Antes de escolher, compare

A verdade é que escolher a plataforma de e-commerce é uma das decisões mais importantes no planejamento de uma loja virtual. E as opções são inúmeras, o ideal é sempre fazer um comparativo entre as plataformas de e-commerce e optar por aquela que mais se encaixa no seu contexto e nas suas expectativas atuais e futuras.