Fazer cadastro de produto com inteligência artificial não é nenhum bicho de sete cabeças, apesar de muitos empreendedores não saberem nem por onde começar quando esse é o assunto.
Inteligência artificial diz respeito à capacidade de máquinas e sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Isso inclui aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional etc.
O fato é que a inteligência artificial tem entrado na vida das pessoas todos os dias, e isso não poderia ser diferente no mundo do empreendedorismo digital. Para você ter uma ideia, a IA poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030, segundo pesquisa da PwC encomendada pela Microsoft.
E com a rotina corrida dos empreendedores, quanto mais auxílio existir para deixar as tarefas mais práticas e rápidas, melhor para seus negócios. No contexto do e-commerce, a IA pode ser empregada para otimizar diversos processos, economizando tempo e recursos dos empreendedores – como o cadastro de produtos em uma loja virtual ou em outro qualquer outro canal de vendas.
Por que usar inteligência artificial no cadastro de produtos?
O uso de inteligência artificial pode ser bastante vantajoso para fazer o cadastro de produtos, principalmente quando pensamos no aumento da eficiência e na redução de erros que ela promove.
Imagine que você precisa fazer o cadastro de um novo produto que ficará disponível em breve no seu site de vendas. Certamente, você já sabe que o título, a descrição e outros elementos devem ser otimizados para mecanismos de busca com técnicas de SEO, correto?
Então, o próximo passo é colocar a mão na massa e escrever tudo o que precisa ser explicado sobre o item. Informações técnicas sobre o produto, peso, largura, material utilizado e por aí vai… Para completar, você ainda precisa adicionar os gatilhos mentais corretos ao cadastro. Afinal, o objetivo é converter mais vendas para o seu negócio.
É exatamente aí que muitos empreendedores travam. E essa dificuldade surge na maioria das vezes por falta de tempo – são coisas demais para fazer na loja.
Pensar em como escrever um bom título, como explicar na descrição tudo que precisa ser explicado sobre o produto e onde inserir os gatilhos mentais, por exemplo, acaba por ficar em segundo plano frente a outras decisões importantes do dia.
Mas não deveria.
E é nesse contexto que a AI pode ajudar. Hoje, arrisco dizer que só ignora o poder da inteligência artificial para o cadastro de produtos – e tantas outras demandas de um e-commerce – quem quer.
Como fazer cadastro de produto com inteligência artificial
Existem alguns passos básicos que você deve seguir para fazer cadastro de produto com inteligência artificial. São eles:
1. Pesquise as palavras-chave mais buscadas
Otimizar os conteúdos da sua loja virtual para os motores de busca significa muitas coisas… a primeira delas é o uso correto das palavras-chave. Já que esses termos representam a forma como as pessoas fazem pesquisas na internet, o cadastro de produtos deve conter os mais relevantes.
Uma dica boa para encontrar as melhores palavras-chaves é contando com ferramentas, como Keyword Planner do Google ou SEMrush. Plataformas como AlsoAsked e Answer the Public também permitem entender em parte a intenção de busca dos usuários e dúvidas sobre o tema. Mas as duas primeiras são imbatíveis para saber volume de busca, dificuldade do termo etc.
2. Estruture o comando dentro do ChatGPT (IA generativa)
O ChatGPT pode ser o seu melhor amigo na hora de fazer o cadastro de produtos com inteligência artificial generativa. A sacada é dar os comandos da maneira correta, orientando a ferramenta a fazer o que você quer.
Mas vamos por etapas… Primeiro, saiba que os elementos que você pode criar com o auxílio do GPT são:
. Título;
. Descrição;
. Meta title;
. Meta description.
Entendido isso, agora é necessário estruturar o comando. De maneira clara, diga para a AI do que você precisa. Por exemplo:
Crie uma descrição, título, meta title e meta description para o cadastro do produto X no meu site de vendas. Para isso, siga os comandos abaixo:
. O título e o meta title devem conter a palavra-chave X;
. O meta title deve ter até 54 caracteres;
. A descrição deve conter os termos X, P, T, O. Ela precisa ter X caracteres, com parágrafos de até 3 linhas;
. A meta description deve ter 100 caracteres e conter as palavras X, P, T O. Ela também deve conter uma chamada para ação clara.
Mas não para por aí… Para complementar seu prompt, informe não só as palavras-chave a serem usadas, mas também o nome da mercadoria, seus dados técnicos, formas de uso, além de informações sobre o seu negócio. E não se esqueça de solicitar a adição de gatilhos mentais para conversão.
Em poucos segundos, você terá uma boa base para o cadastro do seu produto. Depois, pode ajustar os pontos que considerar que precisam ser evoluídos.
3. Ajuste o conteúdo produzido pela inteligência artificial
É nesta etapa que muitos lojistas experientes cometem um erro desnecessário: usar todo o texto do GPT sem fazer nenhuma alteração. É preciso editar o conteúdo, já que é você quem conhece a sua persona como ninguém, não a ferramenta de IA.
Se você observar com atenção, o GPT possui alguns padrões de escrita que podem – e devem – ser ajustados na hora de fazer o cadastro de produtos. Além disso, ele acaba, por muitas vezes, repetindo algumas palavras, usando termos que podem não ter ligação com o seu nicho etc.
Resumindo, edite o conteúdo. O objetivo é criar títulos, descrições, meta titles e meta descriptions de maneira prática e rápida, mas sem comprometer a qualidade da página ou a compreensão dos consumidores.
4. Preencha as informações na sua loja virtual
Com todas as informações em mãos, chegou o momento de preencher o cadastro do produto na sua loja virtual. Esse passo a passo vai mudar, dependendo da sua plataforma de e-commerce.
Então, analise todos os campos disponíveis que você usa e entenda se está faltando alguma formação. Caso esteja, retorne ao conteúdo (ou até mesmo ao ChatGPT) e ajuste o que for necessário.
Erros a serem evitados no cadastro de produtos com inteligência artificial
Já apresentei o passo a passo, agora vamos aos erros que muitos empreendedores cometem e você deve evitar. São eles:
Não fazer com que a IA aprenda com as informações
Muitas pessoas que utilizam inteligência artificial não sabem, mas ela pode se beneficiar do aprendizado contínuo. Se você abriu uma thread e repassou diversas informações específicas, ela certamente vai abordá-las novamente se julgar necessário.
Por isso, não deixe de alimentar a IA com feedback sobre as informações geradas. Se ela cometer erros ou não atender às expectativas, forneça correções e ajustes para que ela possa aprender e melhorar ao longo do tempo.
O aprendizado da máquina é indispensável para aprimorar a qualidade d descrições, títulos e outros elementos gerados.
Passar informações erradas para a AI
As inteligências artificiais de criação de textos são máquinas. Isso significa que elas não vão conseguir contrapor ou corrigir informações erradas sobre o seu produto logo de cara.
Por mais que você queira praticidade ao usar essas ferramentas, separe as informações de que você vai precisar com calma e atenção. Caso contrário, você vai gastar mais tempo corrigindo tudo ou, pior, usar dados errados na hora do cadastro do produto.
E não deixe, claro, de também checar informações geradas na etapa de verificação.
Deixar de monitorar os resultados da página do produto
Após o cadastro dos produtos com a inteligência artificial, é necessário mensurar os resultados. Acompanhe as métricas de desempenho, como volume de impressões da página, volume de cliques (acessos) gerados, taxa de conversão etc.
É isso que vai te ajudar a identificar problemas ou oportunidades de melhoria. Se necessário, ajuste as estratégias com base nos dados obtidos para otimizar a experiência do usuário e impulsionar as vendas.
Lembre-se sempre de que a ideia é fazer a inteligência artificial trabalhar a seu favor durante o cadastro de produtos. Mas ela deve ser usada com parcimônia e atenção.