Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil. Requer um bom conhecimento em administração de empresas e um pouco de conhecimento técnico. Porém, há 5 aspectos fundamentais para desempenhar tal função. São eles:
- 1 – Bons fornecedores.
- 2 – Estratégia de marketing.
- 3 – Plataforma segura e atualizada.
- 4 – Boa logística.
- 5 – Gestão financeira.
Existem diferentes tipos de modelos de negócios para lojas virtuais. Há tanto para pequenos e médios negócios, quanto para empresas que faturam bilhões com vendas online.
Por isso, quando nos perguntamos como gerenciar um e-commerce, a resposta não é tão simples quanto parece.
Para você compreender um pouco melhor este “universo”, vou explicar cada uma destas etapas.
Como gerenciar corretamente o e-commerce e quais as etapas deste processo?
Independente se a sua empresa está no início ou em operação, a gestão do negócio é muito importante. Isso porque ela pode levá-lo ao sucesso ou à falência.
Partindo deste ponto, é preciso compreender cada uma das etapas para gerenciar um e-commerce. A seguir, mostrarei as 5 etapas fundamentais para o planejamento de gestão.
1 – Tenha bons fornecedores
Os fornecedores são parceiros de negócios. Afinal, você depende deles para ter produtos para comercializar. É preciso escolhê-los com muita cautela, pois caso um fornecedor falhe, é a sua imagem que será prejudicada diante do consumidor final.
Alguns pontos importantes merecem a sua atenção:
- – cumprimento de acordos.
- – entrega dentro do prazo.
- – serviço de entrega de qualidade.
- – diversidade de produtos/materiais.
- – disponibilidade para atendimento.
- – seguir as tendências do mercado.
Este processo de escolha de fornecedor deve ser feito com muita cautela. Vale verificar os prazos de entrega, sazonalidade… Afinal, tudo isso irá influenciar na experiência de compra dos consumidores.
De forma geral, escolha fornecedores que sejam capazes de acompanhar às mudanças do mercado, pois a qualidade ou sazonalidade, podem impactar às suas vendas.
Por exemplo, em datas comemorativas como o final do ano, é comum que empresas peçam quantidades maiores para serem entregues semanas antes da data festiva. Para não ficar sem estoque, é preciso se planejar.
O estoque também pode ser um problema para quem trabalha com produtos físicos. Por isso escolha fornecedores que aceitam devolução ou troca de mercadorias que não foram vendidas. Com certeza trará benefícios para o seu fluxo de caixa.
2 – Elabore uma estratégia de marketing
É preciso elaborar algumas estratégias de marketing para e-commerce para atrair clientes. Caso contrário, você terá problemas.
Com tantos canais de comunicação, como Facebook, Instagram, Adwords e o Tik Tok, é preciso avaliar onde está o seu público e criar campanhas para aquisição de novos clientes, brand awareness, entre outras.
Gerenciar um e-commerce corretamente demanda o conhecimento de diferentes estratégias de marketing digital para aplicar na sua empresa.
Sem um planejamento estratégico de marketing digital, segmentação e profundo conhecimento da sua persona, sua estratégia irá fracassar.
Se você não sabe como divulgar a sua loja virtual, recomendo ler o artigo “8 dicas para divulgar o seu e-commerce”.
3 – Escolha uma plataforma que seja segura e atualizada
Eu sempre digo que escolher a plataforma que melhor se adequa ao seu projeto é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. Aliás, aproveite para conhecer as principais plataformas gratuitas de e-commerce.
Após ler o artigo que recomendei, avalie cada uma das plataformas e leve em consideração as seguintes características:
- – gerenciamento de estoque;
- – controle financeiro;
- – gestão de vendas;
- – acompanhamento logístico;
- – cálculo de frete;
- – painel para gestão de campanhas de marketing;
- – promoções;
- – atualização de produtos;
- – integração com meios de pagamento;
Esta é uma etapa crucial para a gestão do seu e-commerce, então pesquise bastante e tire todas as suas dúvidas antes de começar.
4 – Logística é fundamental
Uma dica: durante o planejamento, avalie como será o sistema de entregas da sua loja virtual.
Se for utilizar sistemas de terceiros, busque condições especiais para a sua loja de acordo com o volume de vendas. O Correios por exemplo, possui planos especiais para empresas.
Porém, alguns administradores podem querer optar pela contratação de empresas particulares, pois elas oferecem serviços personalizados conforme às suas necessidades. Também é preciso avaliar as localidades. Isso porque áreas muito distantes ou que exigem escolta podem elevar significativamente os custos da entrega.
5 – Gestão financeira
Para quem está gerenciando um e-commerce ou qualquer tipo de empresa, é preciso ter em mente que administração é importante.
E entre tantos setores e tarefas que precisam ser administradas diariamente, o financeiro merece uma atenção especial.
Um bom gestor de e-commerce está sempre acompanhando o fluxo de caixa, os investimentos, o número de vendas e as taxas de conversões. Afinal, é preciso tomar decisões durante o processo, e assim não perder oportunidades.
Acredito que com estas dicas você terá as noções básicas para gerenciar corretamente o e-commerce e começar com o pé direito.