Para integrar-se ao Mercado Livre o gestor deve estar ciente de alguns passos necessários e entender como gerenciar sua loja da melhor maneira.
Quais os pré-requisitos para a integração com o Mercado Livre?
Alguns pré-requisitos para integrar-se ao Mercado Livre são:
- Coloque as dimensões dos produtos em centímetros e o peso em quilos ou gramas. Todos os produtos precisam estar na mesma unidade de medida e possuir um atributo específico;
- Os títulos podem ter até 60 caracteres e a descrição não possui limite de caracteres. Todos os textos devem ser escritos em caixa baixa e aceitam o uso de caracteres especiais;
- Especificações e características técnicas do produto como sua cor, voltagem, material, por exemplo, devem ser cadastrados como atributos específicos;
- Para que o zoom da imagem seja possível, ele deve ter mais de 800 pixels e é necessário o uso de template para poder enviar produtos em formato profissional;
- É possível subir vídeos;
- Informações como marca e fabricante são obrigatórias e para mapear o produto será preciso colocar sua categoria;
- Não é permitido divulgar redes sociais, sejam elas pessoais ou profissionais;
Um ponto importante é que o Mercado Livre também exige informações como o estado do item, modo de envio, tipo de anúncio, status e, se houver esta possibilidade, que se habilite a opção de retirar no local. Empresas com muitos itens podem contar com um integrador de marketplaces já que eles permitem a criação de regras automáticas para a atualização destes dados.
Também vale muito a pena usar um template html personalizado no Mercado Livre, pois isso reforça a identidade visual de sua loja, gera maior credibilidade, visibilidade e aumenta a percepção que o consumidor terá do produto.
Essa personalização é uma forma de passar maior profissionalismo sobre o seller, já que é possível produzir um anúncio mais bonito, com várias fotos e informações detalhadas do item vendido. Isso, é claro, tende a aumentar suas chances de conversão.
Como gerenciar sua loja?
Há duas formas de fazer isso: com uma gestão separada ou integrada.
A separada é com você gerenciando o seu e-commerce na sua plataforma usual e entrando na plataforma do Mercado Livre para gerenciar a sua loja ali dentro. São duas gestões (ou mais se você estiver presente em outros marketplaces além desse). É mais trabalhoso, mas pode ser uma opção caso você tenha poucos produtos cadastrados e um orçamento muito restrito.
A gestão integrada ocorre por meio de algum software de integração de marketplaces, que além de permitir um controle integrado de seu e-commerce e todos os marketplaces onde você estiver em um único dashboard, também facilita o próprio processo de integração com os marketplaces.
Mas, nos atendo à gestão, essa ferramenta permite que você acompanhe a logística do negócio no Mercado Livre e, ao mesmo tempo, tenha visibilidade de seus pedidos e resultados em outros canais (Submarino, Americanas.com, Casas Bahia, Walmart e Ponto Frio), além de dados de sua própria loja.
Dependendo do tamanho do seu negócio e sua expectativa de crescimento, ele é mais indicado porque conseguirá dar a elasticidade que você precisa para crescer.
Tenho certeza que com esses passos sua empresa estará mais preparada para integrar-se ao Mercado Livre e poderá entender exatamente o momento mais indicado de expandir sua capacidade de gestão dos marketplaces para não perder negócios (e nem se perder) na gestão!