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Como integrar meios e formas de pagamento ao seu e-commerce?

Por: Dani Zeidan

Atua na Zoop como Business Development & Relationship Manager Leader. Possui atuação nas áreas de Relacionamento, Marketing e Comercial. Sua carreira foi construída em empresas de médio e grande porte nos setores de Telecom, Tecnologia, E-commerce, Meios de Pagamento e Financeiro.

Integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual é uma ótima maneira de melhorar a gestão financeira do seu negócio e a experiência de compra dos seus clientes.

Isso é possível porque as soluções de pagamento integradas são aquelas que se conectam automaticamente ao sistema de gerenciamento utilizado pelo e-commerce.

Explicando de outro modo, significa que todas as etapas que vão desde a captura do pagamento até inclusão ao software de gestão do comércio eletrônico acontecem sem necessidade de intervenção humana.

Integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual melhora a gestão e a experiência dos clientes.

Considerando que o e-commerce é dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo, automatizar atividades como essas é fundamental para evitar falhas e atritos que podem impactar tanto a administração financeira do negócio quanto a fase de checkout do cliente.

Sobre isso, é fundamental destacarmos que os meios e as formas de pagamento estão na lista dos principais motivos que levam ao abandono de carrinho do comércio eletrônico.

Apenas para você ter uma ideia dessa influência, saiba que no ranking com as dez razões que fazem um comprador desistir de uma aquisição online, três estão relacionadas ao pagamento.

Essa informação vem do infográfico da plataforma de marketing por e-mail baseada na nuvem Moosend, que também mostrou que:

– 19% das pessoas não finalizam a compra virtual quando consideram que o site não é seguro para informar dados do cartão de crédito;
– 8% deixam de comprar quando as possibilidades de meios de pagamento é limitada;
– 4% abandonam os carrinhos quando têm o cartão de crédito recusado, independentemente do motivo.

Esses dados mostram que, por mais que o comércio eletrônico tenha vários outros diferenciais, se a etapa de pagamento não estiver alinhada às necessidades e às expectativas dos consumidores, a venda não acontece – e, consequentemente, não há lucratividade.

Por isso, integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual é uma das estratégias que você pode usar para evitar essas perdas.

Confira agora, neste artigo, como fazer a integração de soluções de pagamento à sua plataforma de e-commerce e por quais motivos essa abordagem vale a pena.

O que é integrar meios e formas de pagamento à loja virtual?

Integrar meios e formas de pagamento à loja virtual é um processo no qual todas as etapas relacionadas ao recebimento e à gestão de valores são incorporadas ao sistema de gerenciamento já utilizado pelo e-commerce.

Para deixar o entendimento sobre esse conceito mais claro, é bastante válido explicarmos o que é pagamento integrado e pagamento não integrado.

Como o próprio nome sugere, pagamento integrado é aquele em que se conecta automaticamente o meio de captura ao software de gestão financeira/vendas usado pelo comércio eletrônico. Isso significa que, tão logo a venda é concluída, o valor é lançado imediatamente no sistema, permitindo seu acompanhamento em tempo real livre de erros de registro.

Por sua vez, o pagamento não integrado é aquele no qual os valores recebidos precisam ser inseridos manualmente no sistema de gestão da loja virtual. Em outras palavras, a solução de captura de pagamentos não se comunica com o software usado pelo e-commerce, requerendo que todos os lançamentos sejam feitos posteriormente às vendas, condição que atrapalha o fluxo operacional e a administração financeira do negócio.

Por que trabalhar com pagamento integrado?

Trabalhar com pagamento integrado é uma das melhores maneiras de preparar sua loja virtual, seja para as vendas rotineiras ou para absorver grandes volumes de negociação que comumente acontecem em datas comemorativas.

Além disso, é um excelente recurso para aprimorar a gestão financeira e evitar perdas de vendas e de lucratividade.

Uso do pagamento integrado em datas comemorativas

Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, o volume de vendas no comércio eletrônico cresce mais a cada dia, mostrando que essa forma de adquirir produtos e serviços não era uma saída passageira.

Somente para ilustrar esse cenário, saiba que o Dia das Mães registrou um aumento de 10% nas vendas no e-commerce em 2023, segundo dados da Admitad, plataforma de marketing de afiliados, administrada pela Mitgo, holding alemã de tecnologia. Somado a isso, o ticket médio também cresceu nesse evento: 13% a mais em 2023, de acordo com informações da empresa VarejOnline.

Como você já deve saber, as datas comemorativas costumam elevar consideravelmente o volume de vendas no varejo, tanto no virtual quanto no presencial. Considerando que a etapa de pagamento é uma das mais sensíveis da jornada de compra do cliente, negligenciar a gestão desse fluxo pode fazer você perder boas vendas.

Problemas que podem acontecer nesses períodos

Um dos principais motivos é não conseguir escalar o sistema de captura de valores utilizado para comportar o crescimento das vendas. Quando isso acontece, a tendência é ocorrer falhas na operação que podem gerar insegurança no comprador e, consequentemente, o abandono do carrinho.

Por exemplo, imagine que seu site ou aplicativo de venda congestionou por conta do aumento do volume de vendas, fazendo com que a tela de checkout ficasse lenta.

Essa demora, por sua vez, impactou diretamente na etapa de pagamento da compra, levando muitos consumidores a desistirem da aquisição. Como consequência, seu negócio perdeu faturamento e ainda comprometeu a imagem da marca e o relacionamento com os clientes.

Todavia, ao integrar as soluções de pagamento à sua plataforma de e-commerce, por meio de um sistema robusto e completo, fica muito mais fácil absorver a demanda extra de pagamentos realizados pelos mais variados métodos de captura de valores.

Uso do pagamento integrado para otimizar a gestão financeira do e-commerce

Integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual também ajuda a aprimorar a gestão financeira do negócio porque automatiza o lançamento de valores.

Como comentamos, os pagamentos integrados registram automaticamente as vendas no sistema de gerenciamento utilizado pelo e-commerce. Isso elimina vários processos, evita erros e otimiza atividades diárias de gerenciamento.

Por exemplo, ao usar uma solução desse tipo, não é preciso designar um profissional, ou mesmo uma equipe, apenas para lançar o que foi vendido no software de gerenciamento. Aqui, vale lembrar que quando operações desse tipo são feitas manualmente, a tendência é ocorrer falhas, por mais atenção que seja dedicada à tarefa.

Esses equívocos geram retrabalho e aumentam o tempo necessário para a finalização. Além disso, valores lançados errados comprometem a gestão financeira da empresa, que deixa de ter uma visão real de como está o fluxo de venda e de faturamento.

Quanto a isso, é bem importante você ter em mente que trabalhar com números irreais, seja para mais ou para menos, compromete seriamente as tomadas de decisão. Isso acontece porque você não saberá o valor exato que tem em caixa, ou que entrará no seu fluxo financeiro, para usar em prol do crescimento do seu e-commerce.

Vantagens de integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual

Nesse ponto, você já deve estar imaginando que existem diversas vantagens de integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual, não é mesmo? E, sim, há uma série de benefícios que podem ser obtidos ao adotar essa estratégia.

Entre os que mais se destacam estão:

– diminuir as chances de lançamento errado de valores e de retrabalho;
– melhorar a produtividade dos times;
– absorver altos volumes de vendas e, com isso, conseguir escalar o negócio;
– evitar atritos na etapa de pagamento realizada pelos clientes, contribuindo para não haver abandono de carrinhos;
– centralizar todos os dados e informações de pagamento em um mesmo ambiente, gerando importantes insights para tomadas de decisão;
– acompanhar de forma mais pontual e em tempo real o volume de vendas e faturamento, e aprimorar a gestão financeira do e-commerce.

Como acontece a integração de meios e formas de pagamento à loja virtual?

A integração de meios e formas de pagamento a uma loja virtual acontece por meio de APIs, sigla para o termo em inglês Application Programing Interface, que na tradução para o nosso idioma quer dizer Interface de Programação de Aplicativo.

As APIs de pagamento são conjuntos de instruções de programação. A principal função desse recurso é promover a comunicação entre dois pontos distintos.

No caso do formato de integração que estamos descrevendo aqui, essas ferramentas viabilizam a conversação entre os meios de captura de pagamentos e o sistema de gestão financeira/vendas utilizado pelo e-commerce.

Comumente, as APIs são oferecidas por Fintechs as a Service (FaaS), startups de serviços financeiros que fornecem a tecnologia necessária para a estruturação de pagamento integrados e também de meios de pagamento personalizados e soluções banking.

Ao trabalhar com uma FaaS, seu negócio usufrui dos recursos tecnológicos fornecidos por essas empresas, mas as regras de funcionamento são definidas por você, de acordo com o perfil do seu comércio eletrônico, necessidade e preferências do público-alvo.

Isso é possível porque as APIs são ferramentas modulares e personalizáveis. Na prática, quer dizer que você pode adquirir apenas a Interface de Programação de Aplicativo necessária para aprimorar seu e-commerce, e adequá-la à realidade da sua empresa.

Benefícios de usar APIs para integrar pagamentos à plataforma de e-commerce

Ao usar APIs para integrar meios e formas de pagamento à sua loja virtual, algumas das diversas vantagens que podem ser obtidas são:

– redução do tempo necessário para construir novas soluções de pagamento;
– automatização do fluxo de recebimento de valores decorrentes das vendas realizadas;
– aprimoramento da gestão financeira do comércio eletrônico;
– possibilidade de expandir a oferta de meios de pagamento.

Qual a diferença entre meios e formas de pagamento para loja virtual?

E por falar em melhorar a oferta de meios de pagamento, é bem importante destacarmos a diferença entre esse conceito e as formas de pagamento online e presencial. Esse detalhamento é importante porque, ainda que ambos sejam geralmente tratados como sinônimos, ambos têm aplicações distintas.

As formas de pagamento se referem à maneira como algo será pago, ou seja, à condição escolhida para saldar o valor de uma aquisição.

No Brasil, as que são oferecidas pelos comércios, tanto para compras online quanto para presencial, são:

– à vista;
– a prazo;
– com data futura.

Já os meios de pagamento dizem respeito à ferramenta usada para pagar por uma compra. No caso, esse recurso pode ser físico ou virtual. Alguns exemplos de métodos de pagamento, como também podem ser chamados são:

– dinheiro.
– cartão de crédito;
– cartão de débito;
– Pix.

Quais são as melhores formas de pagamento para e-commerce?

As melhores formas de pagamento para e-commerce são aquelas que atendem pontualmente às necessidades e às preferências do público-alvo.

A ideia, portanto, é disponibilizar uma condição que seja atrativa e interessante para os clientes, visto que isso ajuda a atrair consumidores e a diminuir o número de carrinhos abandonados.

Na lista de formas de pagamento online que podem ser oferecidas no seu comércio eletrônico estão:

À vista

Os pagamentos feitos à vista são aqueles cujos valores são quitados integralmente no momento da compra. Na prática, significa que o valor é saldado na aquisição, sem lançamento de quantias futuras, seja por qualquer meio.

Entre os diversos métodos de pagamento pelos quais é possível fazer pagamentos dessa maneira, os mais utilizados costumam ser:

– dinheiro (pensando em uma estratégia de e-commerce omnichannel);
– cartão de crédito (quando o pagamento é feito em uma única parcela);
– transferência bancária;
– link de pagamento;
– Pix.

A prazo

Já o pagamento a prazo consiste na divisão do valor total da compra em parcelas menores, as quais devem ser pagas ao longo do mês, de acordo com a quantidade de vezes escolhida pelo cliente.

O número de parcelas, no caso, pode ser definido pelo e-commerce considerando sua estratégia de venda e o meio de pagamento utilizado pelo cliente.

Dos métodos de pagamento que permitem parcelamento de valores, alguns exemplos dos que podem ser oferecidos na sua loja virtual são:

– cartão de crédito;
– boleto bancário;
Buy Now, Pay Later (sistema compre agora, pague depois);
– Pix Garantido (função do Pix ainda sem data de lançamento, mas que permitirá parcelar valores)

Com data futura

A forma de pagamento com data futura é aquela no qual o valor é pago de uma única vez, mas posteriormente à aquisição. Isso significa que a venda é efetivada em um dia, mas a quantia correspondente é lançada para ser paga em outra data.

Dos meios de pagamento que podem ser usados dessa maneira estão:

– boleto bancário;
Pix Cobrança (função do sistema de pagamentos instantâneo que funciona similar ao boleto bancário).

E os melhores meios de pagamento para loja virtual?

Você deve ter percebido que as formas de pagamento estão diretamente relacionadas aos meios, certo? Explicando de outro modo, significa que para cada condição de pagamento ofertada é preciso disponibilizar um método que a comporte.

Nesse contexto, a boa notícia é que existem diversos meios de pagamento que podem ser oferecidos na sua loja virtual. Quanto a isso, lembre-se de que trabalhar com um leque amplo de ferramentas desse tipo ajuda a atender às predileções dos clientes e, com isso, não perder importantes vendas.

Na lista dos melhores meios de pagamento para e-commerce, alguns dos que se destacam são:

– Pix e suas funções;
– cartão de crédito;
– cartão de débito;
– cartão pré-pago;
– carteira digital;
– BNPL;
– boleto bancário;
– transferência bancária (TED);
– dinheiro.

Pix e suas funções

De acordo com reportagem do portal Febraban Tech, da Federação Brasileira de Bancos, o Pix fechou 2022 como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Segundo o levantamento – que tomou como base dados do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, Abecs – foram realizadas mais de 24 bilhões de transações com o sistema de pagamentos instantâneo, dando uma média de 66 milhões de operações por dia.

Aqui, vale destacar que as transações via Pix superaram as realizadas pelo cartão de débito, boleto bancário, TED e DOC juntas, as quais fecharam 2022 totalizando 20,9 bilhões de transações financeiras.

Cartão de crédito

As compras não presenciais com cartão de crédito tiveram um aumento de 10,5% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Abecs.

Com isso, movimentaram R$ 174,4 bilhões no período, contemplando pagamentos remotos na função crédito via internet, aplicativos, carteiras digitais e outros relacionados.

Cartão de débito

Os cartões de débito seguem a mesma linha de crescimento nas compras virtuais, apesar de menos expressiva do que a apresentada pelo cartão de crédito. Parte disso pode ser atribuída ao aumento do uso do Pix, que também gera débito de valor da conta bancária do titular, mas de maneira mais rápida e simples.

Ainda segundo a Abecs, os cartões de débito tiveram um crescimento de uso nas compras não presenciais de 1,9% no primeiro trimestre de 2023. Esse percentual representou R$ 2,5 bilhões transacionados no período.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago foi o método que apresentou aumento mais significativo na realização de compras remotas. O crescimento no primeiro trimestre de 2023 foi 40% maior do que no mesmo período de 2022. Ao todo foram transacionados R$ 2,7 bilhões apenas por esse meio de pagamento.

Carteira digital

Há tempos, a carteira digital vem sendo apontada como o meio de pagamento que impulsionará as vendas do varejo online. Prova disso vem do relatório The Global Payments Report de 2022, da Worldpay from FIS, empresa de tecnologia de pagamentos.

O estudo em questão revelou que, até 2024, a expectativa é de que as carteiras digitais sejam responsáveis por 51,7% de todo o volume transacionado no e-commerce em todo o mundo.

BNPL

Já o relatório 2023 da Worldpay from FIS destacou o meio de pagamento BNPL, Buy Now, Pay Later, como um dos mais promissores para o e-commerce nos próximos anos.

O método “compre agora, pague depois” foi descrito no relatório como “entrando em uma nova fase de sua própria evolução”. Por conta disso, a previsão é de que seu CAGR (Compound Annual Growth Rate ou taxa de crescimento anual composta) cresça 16% até 2026.

Boleto bancário

O boleto bancário, ainda que visto por muitos como um meio de pagamento obsoleto, deve ser considerado para sua loja virtual porque ajuda a atender diferentes grupos de consumidores e, com isso, evitar que boas vendas sejam perdidas.

Alguns exemplos são as pessoas que não têm relacionamento bancário ou cartão de crédito, ou aquelas que têm, mas preferem não comprometer o limite.

Sobre o uso do boleto bancário pelos brasileiros, a pesquisa “Meios de Pagamento 2022”, do Opinion Box, mostrou que ele aparece em quinto lugar no ranking das soluções mais usadas, com 56% das preferências.

Transferência bancária (TED)

Segundo a reportagem da Febraban que citamos anteriormente, a transferência bancária por TED supera o Pix quando o quesito analisado é o valor transacionado.

De acordo com a matéria, entre os meios de pagamento mais usados pelos brasileiros, a Transferência Eletrônica Disponível movimentou R$ 40,7 trilhões em 2022, contra R$ 10,9 trilhões via sistema de pagamento instantâneo, ocupando o primeiro lugar desse ranking.

Dinheiro

O dinheiro pode (e deve) entrar na lista de meios de pagamento de um comércio eletrônico quando o negócio adota uma estratégia omnichannel. Isso significa, por exemplo, permitir que o cliente compre pelo site ou aplicativo e pague com dinheiro em espécie no momento da entrega.

Conforme apontado pela pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, da Fundação Dom Cabral em parceria com a empresa de transporte de valores Brink’s Brasil, o dinheiro ainda é usado por 53,4% dos brasileiros.

Entre os motivos, os dois que se destacam são o melhor controle de gastos (26%) e a facilidade de uso (22,4%).

Por que melhorar sua oferta de meios e formas de pagamento?

Melhorar a oferta de meios e formas de pagamento é uma das maneiras de atender às expectativas e de entregar as soluções preferidas do seu público-alvo. Dessa forma, você alinha o que seu e-commerce oferece ao que os clientes esperam receber.

Como resultado, você tem a chance de diminuir o número de carrinhos abandonados, aprimorar a experiência dos seus consumidores e elevar sua taxa de atração e de fidelização. Tudo isso gerará mais vendas e, consequentemente, mais lucratividade para o seu negócio.

Apenas como exemplo, podemos citar mais um dado da pesquisa da Opinion Box que mencionamos, a qual revela que 42% dos clientes brasileiros parcelam as compras sempre que podem.

Deixar de atender a essa preferência, certamente, levará à perda de vendas e comprometerá o relacionamento entre os consumidores e seu e-commerce, que deixará de ser uma boa opção para eles nas próximas aquisições.

Por razões como essas é que oferecer um bom leque de formas e meios de pagamento, e integrar essas soluções à sua plataforma de vendas, é tão importante.

O segredo aqui é encontrar uma Fintech as a Service segura e com expertise nesse tipo de ferramenta, que ofereça funcionalidades que ajudem a aprimorar seus pagamentos, escalar seu negócio, bem como melhorar sua gestão financeira. Tudo isso devidamente estruturado e regulamentado.