Se você está pensando em abrir uma loja virtual e chegou a esse texto, parabéns. Nele vou falar sobre como montar o plano de negócios e uma loja virtual e como isso pode ser decisivo para manter a consistência operacional da loja, isto é, a resiliência do seu negócio mesmo na época em que você estiver mais descrente de tudo – não que esse seja um texto motivacional.
A conversa da visão de águia, 360 graus e ‘you can do it’, nunca foi muito a minha praia. Entretanto, sempre comparei a engenhoca do e-commerce ao corpo humano, se o coração não está bem, isso pode atacar o cérebro, se a articulação dá sinais de desgaste pode influenciar no desempenho de ossos e músculos.
No e-commerce, essa “simbiose” salta aos olhos. Quando montamos a nossa loja online de camisetas femininas eu nunca pensei que iria lidar com tantos aspectos de forma tão emaranhada.
E quando você tem uma equipe enxuta, isso fica ainda mais evidente. O ponto positivo de ter uma equipe reduzida é o óbvio – folha de pagamento. Em contrapartida, as chances de você deixar algo passar batido são imensas, por isso, antes de tudo, é importante você direcionar esforços ao plano de negócios da sua loja virtual.
Por onde começar o plano de negócios do meu e-commerce?
Grosso modo, costumo identificar os seguintes grupos indispensáveis para nortear o seu plano de negócios – chamo de âncoras do e-commerce.
As âncoras do e-commerce são como os órgãos que devem funcionar de maneira sincronizada e tal que cada um complemente a funcionalidade do outro. Mas é isso que vai constar no seu plano de negócios? Não! Isso é o que deve ocorrer quando a sua loja online estiver ativa.
No plano de negócios, como veremos nos próximos textos, destrincharemos os inúmeros aspectos que devem estar conectados e funcionando de forma sincrônica. Anota aí, no plano de negócios da sua loja virtual devem constar (dentre outros):
- Cronograma Geral da Loja Virtual (cronograma de datas importantes para lojas virtuais, cronograma de planejamento mensal, cronograma de planejamento anual);
- Planejamento Financeiro-operacional (Ciclo Operacional, Clico Financeiro, Gastos com marketing pago, Custos e despesas fixas do negócio);
- Banco do Personas e informações estratégicas de clientes;
- Ferramentas gratuitas e pagas de investigação e coleta de dados;
- Planejamento de Custos envolvidos na fabricação do produto (caso esse seja o seu caso);
- Planejamento de Marketing Digital Anual: linkbuilding, campanhas de publieditorial e campanhas de ações diárias de marketing (pago e gratuito);
- Eventos, conferências e encontros do setor;
- Plano de Metas Anual;
Todos esses documentos e registros são essenciais para você projetar (mesmo que parcialmente) o dia-a-dia da sua loja online.
É claro que, conforme o seu nicho, haverá variações dos tipos de documentos que devem constar no plano de negócios da sua loja online. Essa é apenas uma recomendação.
Nos próximos textos irei detalhar cada um desses documentos que devem fazer parte do plano de negócios de uma loja online e como inclusive um plano de negócios retroativo pode lhe ajudar (e muito).