Mesmo com a reabertura do comércio físico depois de um longo período de portas fechadas devido à Covid-19, as vendas online continuam em crescimento. De acordo com o Relatório de Setores E-commerce no Brasil, da Conversion, em julho deste ano o comércio eletrônico teve alta de 5,29%. Os dados da pesquisa apontam, ainda, que se contabilizadas apenas as informações sobre o varejo, a alta das vendas online no mesmo mês é ainda maior, de 6,3%.
Essa é uma ótima informação, certo? Sim! Mas diante desse cenário, os varejistas precisam ficar atentos a outros fatores indispensáveis no mundo virtual, como é o caso da experiência desse usuário que está visitando seu site. Afinal, com o e-commerce em alta, também surgirão mais lojas virtuais. E quanto mais concorrência no comércio virtual, maior será a exigência dos consumidores com sites mais seguros, pagamentos mais rápidos, bom atendimento, ou seja, uma experiência melhor de compra.
Para se ter uma ideia do número de transações no comércio eletrônico, segundo a mais recente edição do Webshoppers, da NielsenIQ Ebit, no ano passado, o e-commerce brasileiro cresceu 27%, totalizando 182,7 bilhões em vendas. O relatório também mostra que mesmo após o grande boom da chegada de novos consumidores online na comparação de 2019 para 2020, com crescimento de 29%, em 2021, esse número ainda continuou aumentando (10%), totalizando 87,7 milhões de consumidores online.
Diante desse gigantesco universo de consumidores, a pergunta que não quer calar é: como conquistá-los? Digo conquistá-los, pois sabemos que não basta atrair clientes, é preciso conseguir converter a visita ao site ou marketplace em venda, aumentar o ticket médio e fazer com que o cliente retorne ao e-commerce para uma próxima compra.
Para proporcionar uma boa experiência para o cliente e conquistá-lo ainda mais, há três pontos que julgo serem essenciais:
Focando nesses três itens, confira a seguir dicas de como aliar o crescimento das vendas online com o aumento das vendas do seu e-commerce.
Segurança é essencial
Com o aumento das movimentações em lojas virtuais, cresceu também a preocupação com a segurança dos dados dos clientes. Isso porque sabe-se que empresas que sofreram com vazamento de dados ou ciberataques deixam de ser a opção de aproximadamente 86% de consumidores, de acordo com uma pesquisa da Axway. O estudo também mostra que, para 78,6% dos entrevistados, a falta de segurança com seus dados faria com que não realizassem compras em um e-commerce.
Sem perda de tempo
Atualmente, é raro um usuário de internet esperar, por exemplo, mais de dez segundos para o carregamento de uma página. Com o avanço da tecnologia 4G e sistemas de tecnologia avançados em lojas virtuais, é cada vez mais comum que sites e marketplaces carreguem suas páginas em um piscar de olhos.
Dessa forma, qualquer lentidão ou demora no resultado de uma busca ou em uma das fases da compra pode causar no cliente uma sensação de sistema obsoleto. Portanto, investir em tecnologia é essencial para causar uma boa experiência ao cliente.
Diversidade nos meios de pagamento
Com mais concorrência no comércio virtual, se destacar entre tantos e-commerces nunca foi tão importante. E o meio de pagamento pode ser um aliado nessa tarefa! Oferecer diferentes métodos de pagamento, atendendo à necessidade de cada cliente, pode ser um grande diferencial.
Assim como a velocidade de carregamento das páginas se tornou algo essencial, disponibilizar formas inovadores para pagar as compras também tem se tornado uma exigência dos consumidores.
O Pix parcelado em quatro vezes sem juros é uma dessas formas de pagamento que vai além dos meios tradicionais como cartão de crédito e boleto. Além de ser uma forma de pagamento que atende os clientes mais antenados com as novidades do mercado, ele é o meio perfeito para consumidores que não têm ou não gostam de usar cartão de crédito.
Esse meio de pagamento ainda complementa os dois primeiros itens que mencionei como essenciais para conquistar os clientes: segurança e rapidez.
O pagamento com o Pix parcelado é uma forma segura tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Apesar de não impedir que fraudes ocorram, o serviço reduz consideravelmente a aprovação de compras fraudulentas, uma vez que o motor de decisão da plataforma realiza consultas do perfil e do comportamento do consumidor antes de aprová-lo. Já a rapidez fica por conta da ferramenta com tecnologia de machine learning que realiza a análise da compra em menos de cinco segundos.
Sabemos que concorrência sempre vai existir, mas garanto que, priorizando esses três temas acima, você conseguirá se diferenciar com sucesso da concorrência!