As datas comemorativas são oportunidades únicas, tanto para reorganizar o seu negócio como para aproveitar as chances de aumento de vendas, atração de novos clientes e até mesmo para surfar na onda das promoções que acabam sempre sendo um diferencial no mercado.
O Dia dos Namorados é uma das primeiras datas sazonais do segundo semestre, e a melhor maneira de se preparar é organizando um planejamento com estratégias direcionadas para aumentar a sua presença digital, oferecer boas opções para o consumidor e uma boa experiência de compra.
Os apaixonados e as apaixonadas estão só esperando para comprar seus presentes, e o e-commerce segue sendo uma das opções mais buscadas. Em 2022, segundo a Neotrust, o Dia dos Namorados rendeu aproximadamente R$ 15,4 milhões de compras online e representa cerca de 41% das vendas.
Com esse crescimento, é essencial que os lojistas estejam preparados para um possível aumento nas vendas e que compreendam quais os próximos passos para impulsionar as vendas e ter resultados expressivos durante essa data.
Preparar o seu negócio é um diferencial
No início do ano, sempre indicamos aos lojistas a construção de um calendário com as datas sazonais mais importantes para quem vende no e-commerce. Isso porque a única maneira de aproveitar ao máximo datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, é organizando a operação com antecedência e pensando em estratégias direcionadas.
Para definir essa estratégia, é necessário buscar as tendências para essa data, quais são as expectativas do mercado, entender o comportamento de consumo e quais sortimentos não podem faltar no seu estoque para que você atraia ainda mais clientes.
Mas como fazer isso?
1. Ofereça uma experiência direcionada
O Dia dos Namorados é uma daquelas datas que pedem personalização. Isso porque, independentemente do sortimento escolhido, muitos consumidores seguem buscando presentes significativos e que expressem o sentimento dessa data: o amor.
Oferecer um diferencial nesse sentido pode te ajudar a alavancar os resultados. Por isso, ofereça produtos exclusivos, embalagens e mensagens personalizadas para oferecer uma experiência personalizada para os clientes que compram na sua loja.
2. Crie promoções exclusivas
Assim como qualquer outra data comemorativa, investir em campanhas promocionais e benefícios acaba sendo uma das estratégias que mais atraem clientes até o final da jornada de compra.
Você pode criar promoções exclusivas para sua loja, que façam sentido com a sua realidade e com a estratégia definida para o Dia dos Namorados, como descontos progressivos, brindes exclusivos e frete grátis.
3. Tenha um estoque atualizado
Um dos motivos da importância de se analisar as tendências de consumo é compreender quais produtos são mais indicados para serem vendidos nessa data. Todos os anos, alguns itens se destacam no Dia dos Namorados. Entender quais são eles e quais fazem sentido serem vendidos pela sua loja são passos importantes na hora de definir o sortimento.
4. Invista em publicidade para aumentar a visibilidade da sua loja
Um dos pontos altos nas estratégias de venda em datas como o Dia dos Namorados é aumentar o investimento em publicidade. Isso porque aquele famoso clichê publicitário “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido quando se tem uma concorrência acirrada, como é o caso do e-commerce.
Aproveite as redes sociais, utilize estratégias como e-mail marketing, mas, principalmente, invista em anúncios online para promover seus produtos e alcançar seu público-alvo. Caso você venda em marketplaces, investir em ads é uma ótima possibilidade, afinal, isso aumenta a visibilidade da sua loja na vitrine online.
5. Pense na experiência do início ao fim
Não é novidade para ninguém que se preocupar com a experiência dos consumidores é necessário não só para manter as vendas em dia, mas também para oferecer um processo de compra fácil, intuitivo e que supra todas as expectativas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 76% dos consumidores esperam ter suas necessidades e expectativas atendidas pela loja escolhida no e-commerce. Ou seja, isso demonstra o quanto esse é um fator determinante nas vendas online.
Por isso, certifique-se de que sua loja online ofereça uma experiência de compra fácil e intuitiva, crie anúncios transparentes e com todas as informações necessárias, simplifique o processo de checkout e ofereça opções de pagamento seguras, além de oferecer um atendimento pós-compra, garantindo que o produto chegue da melhor forma.
6. Utilize o serviço full
Ter uma opção de entrega rápida pode ser um grande diferencial nas vendas de última hora, já que é comum que as pessoas deixem para realizar suas compras na última semana ou apenas com alguns dias de antecedência do Dia dos Namorados.
Ter esse tipo de consumidor no radar faz toda a diferença na busca pelos últimos resultados, pois disponibilizar entregas rápidas e serviços expressos para todo o Brasil facilita para quem deixou para última hora, além de ser uma excelente oportunidade para atrair clientes e suprir suas expectativas.
E aí, já começou a preparar o seu estoque para vender mais no Dia dos Namorados? Aproveite essas dicas e amplie seus resultados na primeira data comemorativa do segundo semestre!