Logo E-Commerce Brasil

Como superar os desafios da transformação digital no varejo?

Por: João Paulo Amadio

VP of Strategy & Growth na Coretava

Profissional com 24 anos de experiência em e-commerce e digitalização de go-to-market, atuando em líderes de mercado de segmentos de B2B e B2C e em stakeholders distintos do ecossistema, como Coca-Cola FEMSA, Staples, Facebook, Ernst & Young, VTEX e Infracommerce. Atualmente, atua como VP de Strategy and Growth na Coretava. É formado em Administração de Empresas pela FAAP, com especialização em Mídias Digitais pela FGV.

A digitalização no varejo deixou de ser somente uma tendência, e já é uma realidade que tem redefinido o setor. Segundo números divulgados no Digitail 2024, empresas que abraçam a transformação digital estão experimentando um crescimento de receita até cinco vezes maior do que as que ainda não adotam essas estratégias.

Fórum Econômico Mundial indica que, em 2025, a transformação digital contribuirá com aproximadamente US$ 100 trilhões para a economia global.

O impacto da transformação digital é global. Dados do Fórum Econômico Mundial indicam que, em 2025, a digitalização contribuirá com aproximadamente US$100 trilhões para a economia.

Em um mercado que mergulha cada vez mais na personalização da experiência do cliente, baseada em comportamentos, para fidelizá-lo, a transformação digital é essencial para que as empresas se mantenham competitivas e se ajustem às mudanças no comportamento dos consumidores. Importante ressaltar que essas experiências vão muito além do cashback. O conceito geral é que o negócio otimize através de tecnologia e seus investimentos em marketing, aumentando assim a recorrência de compras.

A pesquisa E-Shopper Barometer revelou que, em 2023, 68% da população brasileira realizou compras na internet, na proporção de 3,8 encomendas por mês. Mais da metade dos consumidores entrevistados – 55% – acredita que consegue comprar pela internet cerca de 100% dos produtos que necessitam. Para sobreviverem nesse ambiente, que avança ano a ano e já representa para uma significativa parcela da população do país o principal meio para adquirir bens, produtos e serviços, as empresas devem entender o que seu cliente necessita e oferecer soluções que atendam a essas expectativas.

Identificar e vencer – os desafios da digitalização no varejo

Mesmo em uma sociedade profundamente conectada, com a experiências online cada vez mais presentes na rotina das pessoas, a implantação de tecnologia no dia a dia do varejo tem seus desafios.

A pesquisa Radar da Transformação Digital no Varejo – Brasil 2024, realizada pela BIP, apontou que 83% dos varejistas pesquisados ainda precisam aperfeiçoar as estratégias para colocar o consumidor no centro do negócio. Entre os pesquisados, 70% assumiram que os canais digitais da empresa não são intuitivos e até complicados de usar, enquanto 83% sinalizaram que precisam aprimorar o uso dos dados da jornada e do feedback dos clientes.

Implementar a digitalização no varejo requer, muitas vezes, transformação profunda na cultura de uma empresa, e isso nem sempre é fácil ou rápido. Além disso, todo esse processo parte do conhecimento e entendimento da companhia sobre seu cliente, o que também envolve tecnologia, dados e análises aprofundadas.

A resistência à mudança e a falta de conhecimento sobre tecnologias digitais são barreiras significativas para o varejo, que frequentemente lida com métodos tradicionais. Além disso, a falta de clareza na estratégia de transformação digital também pode impactar o fluxo, considerando que a segurança e a privacidade dos dados também são preocupações crescentes.

Para superar os desafios, é fundamental estimular e aceitar uma cultura de inovação. Isso ajuda a reduzir a resistência a mudanças e promover uma mentalidade aberta a novas formas de trabalhar, conectadas com o presente e preparando o caminho para o futuro. Enfrentar essas barreiras e adotar soluções adequadas permite às empresas aproveitarem os benefícios da transformação digital, alcançando maior eficiência, crescimento e lucratividade.

Dados indicam que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência, e que 57% dos consumidores não recomendarão uma empresa com um site mal projetado para dispositivos móveis. E se um site não for compatível com dispositivos móveis, exatamente metade dos clientes deixarão de visitá-lo, mesmo que gostem do negócio.

Como tornar a tecnologia uma aliada nos negócios?

A mudança nos hábitos dos consumidores, em especial aquelas relacionadas às novas tecnologias, está levando os varejistas a mudarem a forma como fazem negócios. São diversos desafios, mas que também trazem boas oportunidades.

A tecnologia é uma grande aliada, que permite às empresas irem além no que tange à experiência digital dos consumidores. Através dela, é possível aperfeiçoar desde processos mais básicos, como oferecer um site responsivo e um atendimento eficaz, até introduzir uma experiência gamificada, que ofereça benefícios personalizados aos clientes de cada marca, aumentando o tíquete médio, a retenção, a fidelização e o sucesso do negócio de modo geral.

O consumidor moderno busca uma experiência de compra cada vez mais simples e hiperpersonalizada, que precisa ser pautada na digitalização e nos dados. Assim, a fidelização do cliente no varejo é o passo primordial para promover o reconhecimento da marca, estabelecer uma relação duradoura entre empresas e consumidores e incentivar a recompra, criando um ciclo contínuo de engajamento e lealdade que contribui para o crescimento sustentável do negócio.

Finalmente, embora implementar a transformação digital no varejo possa trazer alguns desafios, essa é uma mudança inadiável, que vai garantir o sucesso a longo prazo. Compreender as necessidades dos clientes, integrar novas tecnologias e adotar uma abordagem gradual são passos essenciais para alcançar uma transformação digital bem-sucedida.