A brincadeira está acabando. Chega de palhaçada. O comércio eletrônico tem que dar lucro. A operação tem que dar lucro. O marketing, por exemplo, tem que representar uma pequena porcentagem do faturamento, e não essa loucura que acontece em muitas operações onde se investe 30% das vendas para conseguir um único cliente.
O custo de aquisição de clientes, o custo com profissionais, o custo com logística e o custo com tecnologia são quatro pilares de custos que você tem que monitorar de perto para evitar que o vermelho acabe com a sua operação.
Se hoje você tem problemas com esses centros de custos, confira algumas idéias para colocar em prática imediatamente para reverter o cenário:
1. Investir pesadamente na fidelização dos clientes. Para a conta fechar, mais de 50% das suas vendas mensais TEM QUE VIR de clientes que já compraram de você. Você monitora esse tipo de índice de performance? Pois tem que monitorar!! Inclua na sua lista de coisas que você tem que monitorar TODOS OS DIAS! O que se vê por ai é um investimento ABSURDO em Google etc para atrair novos clientes em detrimento de ações mais baratas como e-mail marketing para manter os clientes atuais. O investimento para capturar novos clientes na internet é um ABSURDO hoje em dia. Se você investir na retenção, e na experiência de compras, os clientes satisfeitos vão trazer novos clientes para a sua loja.
2. Participar de Marketplaces. Os marketplaces tem tráfego. O tráfego orgânico dos marketplaces devem te ajudar sensivelmente nessa questão da redução dos investimentos para atrair novos clientes. Escolha um ou dois marketplaces que casam com a sua filosofia de trabalho e objetivos de negócios e suba a sua loja por lá. Além do tráfego, eu recomendo a você escolher marketplaces que ajudam você a construir a marca da sua loja e não apenas vender. Fique muito atento a essa questão. A marca da sua empresa é o ativo mais valioso que a sua empresa possui. Não se envolva com marketplaces que trazem apenas pedidos. Pedidos não são clientes. Para fazer sentido no longo prazo os marketplaces tem que trazer clientes para a sua loja. Dessa maneira você também terá outras reduções de custo.
3. PARE de se preocupar em oferecer Frete Grátis o tempo todo. Crie campanhas específicas para oferecer Frete Grátis para produtos específicos.Além disso, crie uma modalidade de frete onde você COBRA para entregar mais rápido. Outra dica, no Frete Grátis a entrega deve ser mais demorada do que nas entregas onde você cobra.
4. Leve a sério as suas parcerias, extraia o máximo delas! Você provavelmente usa 10% dos recursos que a plataforma da sua loja virtual oferece.Você provavelmente usa 15% dos recursos que a plataforma de e-mail marketing que você usa oferece. 80% das suas vendas devem vir de 20% dos produtos que você vende apesar do seu fornecedor já ter te falado para apostar em novos produtos. Ouça mais as pessoas que te cercam. Ouça o consultor de comércio eletrônico que você contratou. Ouça mais os seus colegas, os seus funcionários e os seus fornecedores. As empresas de ecommerce estão cheias de informações super úteis que podem realmente reduzir os seus custos, aumentar o ticket médio das suas vendas, incrementar a taxa de conversão etc; parceria é casamento e não namoro de final de semana.
5. Invista em treinamento dos seus funcionários! Como usar as redes sociais para engajar clientes? O que é Retargeting? Como usar o Google PLA? Como otimizar o SEO quando você já fez tudo que estava no manual? Como criar uma régua de relacionamento com os clientes e qual tecnologia utilizar? Como atrair clientes para comprar via mobile? Como utilizar os vídeos na minha loja virtual? O universo do ecommerce está evoluindo rapidamente. Novas tecnologias, parceiros e possibilidades que reduzem custo ou aumenta a taxa de conversão das vendas estão pipocando no ecommerce brasileiro. O quanto você conhece dessas novidades?
6. Invista em produtos onde a margem de lucro é melhor. Muito provavelmente 80% das suas vendas vem de 20% dos produtos que você vende.Isso acontece porque geralmente 80% do seu tempo está voltado para promover 20% dos produtos. Você tem que sair fora desse círculo vicioso! Crie uma área ou categoria dentro da sua loja virtual onde você promove os ACHADOS da loja – produtos incríveis que estão escondidos por trás da infinidade de prateleiras virtuais que você possui e que são difíceis de encontrar nas lojas dos seus concorrentes.
As grandes lojas virtuais do país estão no vermelho, mas você não precisa ir nessa onda.
Coloque os pés no chão, e siga com a estratégia de fidelizar um cliente de cada vez.