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Como tornar sua estratégia de pricing assertiva na Black Friday 

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

É possível que seu concorrente já esteja monitorando seus preços e estratégias há muito tempo (e sem que você saiba). Isso porque, embora a Black Friday seja uma data importante, manter-se competitivo no varejo é um grande desafio o ano inteiro. 

Mesmo quando as projeções ficam abaixo do esperado, a Black Friday continua sendo um dos eventos mais importantes do varejo global. Em 2023 no Brasil, foi a segunda maior data em volume de transações online, perdendo apenas para a antevéspera de Natal, segundo dados da Visa Consulting & Analytics

Em meio ao cenário frenético da Black Friday, o monitoramento de ofertas surge como uma solução que ajuda empresas a terem maior segurança na gestão de suas marcas e maior assertividade no posicionamento de ofertas. 

É possível ter ações mais ágeis na Black Friday? 

Por se tratar de um período de alta competitividade, o tempo é o recurso mais precioso para os negócios. Acompanhar o ritmo das mudanças de preços e ofertas durante a Black Friday é um desafio, especialmente para quem faz a coleta e tratamento de dados de forma manual. 

Soluções tecnológicas de inteligência de mercado automatizam esse processo e capturam um volume muito maior de informações. Isso não só poupa tempo, como garante que sua empresa responda de forma rápida às movimentações do mercado — mantendo sua estratégia sempre otimizada. 

Olhar para os dados durante a Black Friday traz percepções especiais de competitividade e adaptabilidade para fabricantes e lojistas durante o período. Confira agora as principais:

Vantagens do monitoramento de ofertas para fabricantes

Identificação de produtos com descontos inadequados 

É possível acompanhar as atualizações de ofertas praticadas pelos lojistas várias vezes ao dia. Isso ajuda a identificar alterações que não respeitam sua política de preço. Um exemplo prático são produtos exclusivos ou lançamentos com descontos indevidos durante a Black Friday. 

Mapeamento de canais de venda 

Ao monitorar o universo referente a uma categoria de produto, os fabricantes podem visualizar todos os canais de venda e sellers e acompanhar aqueles que participam da Black Friday. Assim, podem ajustar suas estratégias de distribuição e precificação com parceiros próximos para aproveitar as oportunidades do evento. 

Monitoramento de palavras-chave e especificações de produtos

Erros em anúncios de produtos podem prejudicar a experiência do consumidor e a imagem da marca. Ao visualizar de forma otimizada todas as ofertas referentes a um determinado produto, é possível detectar inconsistências rapidamente. Isso assegura que a integridade da marca seja preservada. 

Identificação de revendedores não autorizados

Monitorar uma categoria inteira de produtos ajuda a identificar revendedores não autorizados, protegendo a marca contra fraudes como roubo de carga, contrabando e pirataria. Dessa forma, o fabricante garante que apenas parceiros autorizados comercializem seus produtos. 

Vantagens do monitoramento de ofertas para varejistas

Atualizações contínuas de preço

É comum fortes flutuações de preço em um curto espaço de tempo durante a Black Friday. A vantagem de monitorar seus concorrentes de forma contínua é poder sair na frente com as melhores ofertas — no momento certo, sendo ágil nos ajustes e garantindo competitividade constante. 

Acompanhamento de novas ofertas

É possível detectar novas ofertas de produtos da Black Friday e tomar ações rápidas frente a essas mudanças. Isso permite ao varejista ajustar seu próprio mix de produtos para o evento, ou ainda precificar produtos similares, ou substitutos de forma mais estratégica para aumentar a competitividade das suas ofertas. 

Mapeamento histórico de preços mais baixos 

A análise do histórico de preços permite identificar os momentos de maior agressividade dos concorrentes e menores valores praticados para determinados produtos. Dessa forma, o varejista pode avaliar quais das suas ofertas têm maior competitividade e planejar o melhor momento de aplicá-las. 

Monitoramento de preços a prazo 

O preço à vista nem sempre é o fator decisivo de compra para o consumidor. Além dele, o varejista pode monitorar os preços a prazo dos concorrentes e ajustar suas próprias condições de pagamento — tornando suas ofertas mais atrativas para os clientes e competitivas no mercado. 

Monitoramento de frete e prazos de entrega 

Datas estimadas e custo de entrega são fatores decisivos para o abandono de carrinhos no e-commerce. Ao monitorar prazos e preços compostos dos seus concorrentes, é possível ajustar suas próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas para os clientes. 

Seu negócio mais competitivo e lucrativo o ano todo 

Embora a Black Friday seja um evento que exige decisões e ações rápidas, o monitoramento de e-commerce é um recurso que gera resultados para além do evento — sendo fundamental para manter sua empresa competitiva o ano todo.

Investir em um sistema de inteligência, como o WebPrice, proporciona agilidade e segurança na tomada de decisões. Isso tudo é viabilizado através de dados precisos e atualizados, além de insights acionáveis como os listados neste conteúdo. 

Use o poder dos dados a favor do seu negócio e coloque sua empresa à frente do mercado.