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Como utilizar o Google Merchant Center para alavancar os resultados do seu e-commerce?

Por: Davi Castro

Analista de performance pleno na wap.store

Analista de performance pleno na wap.store, graduando em Marketing, certificado em todos os produtos oficiais Google Ads, Analytics e formado pelo programa Google Agency Experts. Experiência com altos investimentos em Google e Meta Ads, além de análises avançadas através de ferramentas como GA4 e Looker Studio.

Em uma pesquisa recente da Offerwise em parceria com o Google, foi identificado que a internet recebeu mais de cinco milhões de novos usuários entre 2021 e 2022, e estima-se que o comércio eletrônico crescerá aproximadamente 42% até 2027.

O crescimento e a maturação da digitalização no dia a dia do consumidor são fatores importantíssimos para a aceleração do mercado, mas que também trazem novos desafios por meio de novos questionamentos e a necessidade de se reinventar para apresentar novas respostas.

o Google Merchant Center vem passando por uma revolução, e podemos esperar cada vez mais a implantação de novos recursos que poderão ajudar os lojistas a tomarem melhores decisões.

O cenário econômico desafiador do Brasil pós-pandemia potencializou um novo comportamento nos consumidores, em que a forma de fazer escolhas se tornou mais particular e intencional.

Os usuários estão mais conectados às inúmeras possibilidades, portanto, mais exigentes. Além disso, o comportamento demandante dos consumidores impulsiona o mercado a cada vez mais desenvolver uma competitividade acirrada nos mínimos detalhes.

Para se preparar e conseguir captar a demanda existente, um e-commerce precisa se apoiar cada vez mais em dados concretos e em ferramentas que possibilitem a quebra objeções e retenham a atenção do usuário, diminuindo o espaço entre o gatilho da compra e a conversão final, além de reduzir a exposição aos concorrentes.

Google Merchant Center

Uma dessas ferramentas é o Google Merchant Center, que possibilita ao e-commerce o envio de informações sobre os seus produtos e, dessa forma, disponibiliza-os em outros serviços do inventário Google, como o shopping e o remarketing dinâmico.

Ele possui um volume expressivo de informações atualizadas sobre o desempenho de produtos, pois consegue identificar quais players do mercado estão vendendo um mesmo SKU, marca e categoria e quais as diferenças na oferta entre eles.

A grande questão é que o Google começou a compartilhar esses dados na plataforma para os lojistas, além de disponibilizar novos recursos para incentivar a competitividade do mercado e aumentar a taxa de conversão dos seus produtos.

A ideia é que o Google Merchant Center pare de ser visto apenas como um “catálogo de produtos” e passe a ser uma ferramenta potencializadora de vendas para quem explorar todas as suas possibilidades.

Recursos para potencializar seu e-commerce

Deixo abaixo três recursos excelentes que estão presentes no Google Merchant Center e que podem potencializar o desempenho do seu e-commerce, trazendo mais acessos e uma taxa de conversão melhorada.

Relatório de competitividade de preço

Esse recurso disponibiliza o preço médio praticado por outros comerciantes em produtos iguais aos que você vende, te permitindo segmentar os dados por SKU, marca ou categoria. Ele também:

– te ajuda a entender com quais produtos você pode ter um melhor retorno ao investir em anúncios;

– cria a possibilidade de uma nova segmentação ou ajustes de lances em itens específicos para melhorar sua taxa de conversão e volume de receita;

– traz informações precisas para adequar seus produtos ao mercado e ser mais competitivo.

Informações de preço

Possibilitam ter números estimados de impressões, cliques e conversões ao configurar seus produtos com os preços sugeridos pela plataforma. Também ajuda a otimizar o seu tempo, trazendo sugestões rápidas e precisas, e fornecendo números aproximados de ganhos que podem ser obtidos via uma atualização de preço em produtos selecionados.

Promoções

Permitem programar suas ações promocionais com brindes, frete gratuito, percentual ou valor de desconto. Ao configurar uma nova promoção, etiquetas e informações adicionais sobre a oferta serão exibidas em seus anúncios na rede de shopping do Google, aumentando seu CTR e a sua taxa de conversão. Essa automação é um grande apoio para uma operação mais controlada e eficiente em anúncios via Google Ads.

Vale ressaltar que as ferramentas começaram a ser disponibilizadas há pouco tempo, então existe a possibilidade de ainda não estarem disponíveis em sua conta. Entre em contato com um gerente de contas do Google ou com o suporte para saber mais.

Em conclusão, o Google Merchant Center vem passando por uma revolução, e podemos esperar cada vez mais a implantação de novos recursos que poderão ajudar os lojistas a tomarem melhores decisões. Vale a pena acompanhar e, claro, testar os novos recursos já disponibilizados.