Depois de bater os recordes de vendas em 2010, 2011 e 2012 consecutivamente, o comércio eletrônico brasileiro se prepara para bater mais uma vez a marca de maior faturamento da história.
Em sua maioria, os lojistas virtuais brasileiros estão cada vez mais preparados para atender o cliente com excelência, evitando transtornos e gargalos no processamento de pedidos e entrega, principalmente em datas comemorativas e de grande fluxo, a prova disso é que mesmo com um número muito maior de pedidos, a taxa de atrasos na entrega diminui significativamente ano após ano, com 22% em 2010, 17% em 2011 e 13% em 2012.
Ainda assim, é de extrema importância que tomemos muito cuidado para decidir onde e como faremos as nossas compras online, pois, da mesma forma que aumentam as vendas, aumentam os golpes e fraudes, por isso preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher em quais sites podemos fazer uma compra realmente segura:
1 – Quando a esmola é demais…
Não se empolgue com valores muito abaixo do mercado, ofertas “sensacionais” são umas das principais características de sites falsos. Ofertas como essa chegam quase sempre por e-mail, fique atento.
2 – http ou httpS – Qual a diferença?
Fique atento ao “famoso cadeado” e endereço da URL (site) na barra do navegador, sempre que cair numa página que solicite seus dados para prosseguir, o httpS deve estar ativo na barra acima, não prossiga se o endereço continuar iniciando em HTTP ou www, se digitar mesmo assim, seus dados pessoais podem ser interceptados para os mais variados fins, envio de e-mails maliciosos, clonagem de cartões, entre outras coisas.
3 – A barra do navegador ficou verde?
Melhor ainda, você está num ambiente ainda mais seguro. Quando a barra do navegador muda para a cor verde quer dizer que o site visitado tem um Certificado SSL-EV e passou por uma validação de dados muito mais exigente e criteriosa, isso aumenta ainda mais a credibilidade do site. Veja como se comportam as barras nos navegadores mais utilizados:
Saiba mais sobre o Certificado SSL-EV: http://blinda.do/4m
4 – Sua senha é sua responsabilidade.
Mesmo que não tenha a intenção de comprar novamente no site, crie uma senha de cadastro segura, não use a mesma senha que você já usa em outros sites e evite ao máximo, datas de aniversário. Opte por uma senha com no mínimo oito caracteres mesclando letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números.
5 – Selos de Segurança
Além do SSL, selos de segurança emitidos por empresas certificadoras como a Site Blindado realizam auditorias diárias, testando a vulnerabilidade em IPs e URLs para garantir a segurança das informações, detalhando os possíveis riscos e apresentando as formas de solucionar as falhas. Ao visualizar um selo como o Site Blindado, os clientes devem clicar e visualizar informações da empresa, Razão Social, data da última auditoria, entre outras coisas. Lojas virtuais que tem o cuidado de zelar pela segurança de seus clientes são reconhecidas por isso e proporcionam uma compra mais segura.
Selo de Segurança Certificado de Auditoria
6 – Centrais de Atendimento
Verifique se a empresa possui uma Central de Atendimento para atendê-lo caso você precise de ajuda, desconfie de lojas que mantém o atendimento via chat no modo offline. Ligue se considerar necessário.
7 – Recomendações
Sites como o www.reclameaqui.com.br são boas fontes de referência para saber como anda a experiência dos consumidores nos sites que você deseja comprar, veja como anda a reputação do site antes de comprar.
8 – Prazo de Entrega
Fique atento ao prazo de entrega estipulado pelo site, leia com atenção os detalhes da compra para não ser surpreendido e evite receber seu presente de Natal somente no Carnaval.
Armazene os dados do pedido, salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.
9 – Formas de Pagamento
Se estiver comprando pela primeira vez no site, evite pagar via Boleto Bancário ou Depósito Online, forçar essas formas de pagamento são práticas comuns em sites falsos, opte pelo pagamento com o cartão de crédito, dessa forma você consegue estornar o pagamento através da operadora do cartão caso a loja te surpreenda negativamente.