Deseja eficiência nos processos logísticos do seu e-commerce? Conheça as etapas do fulfillment e como elas funcionam.
Os empreendedores buscam cada vez mais o e-commerce para desenvolver o seu negócio, sejam eles de primeira viagem ou de muita experiência. Isso porque as lojas virtuais agregam diversos benefícios para os empresários, como a ausência de um espaço físico, que representa uma alta economia.
Dessa forma, percebe-se como o modelo digital para as empresas está em uma crescente, porém, isso também significa que a concorrência é maior. Portanto, é essencial que você busque por formas de se destacar no seu segmento.
Uma forma de fazer isso é investir no desenvolvimento das etapas bem-estruturadas do fulfillment, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Quais são as seis principais etapas do fulfillment?
O fulfillment se faz presente desde a separação de produtos que ainda estão em estoque até a realização da entrega ao cliente. Por isso, esse processo engloba algumas tarefas, como recebimento de pedidos, rastreio de entregas, emissão de notas fiscais e suporte ao consumidor.
Para que você consiga investir em um processo de sucesso, conheça as principais etapas do fulfillment.
Recebimento
Tudo começa no recebimento de produtos na sua empresa, e como eles serão direcionados ao estoque. É aqui que você pode realizar a etiquetagem das mercadorias e fazer um controle de qualidade.
É necessário saber que a etapa de recebimento também é responsável por coletar os produtos obtidos da logística reversa, e não apenas os que são comercializados. Então, definir como essa fase ocorre na prática é relevante para o andamento das próximas etapas.
Estoque
A primeira etapa do fulfillment é a do estoque, que é o armazenamento de todos os produtos comercializados. Já que ela exige um espaço próprio ou alugado, equipe de colaboradores e como armazenar as mercadorias da melhor forma, essa é uma decisão muito importante.
Dentro do armazém, para evitar danos, avarias ou que os produtos sejam perdidos em razão da validade, a prioridade nessa etapa é fazer com que os itens se mantenham em excelentes condições.
Para um excelente controle, você pode adotar estratégias como o FIFO, First In First Out, em que o primeiro produto a ser armazenado será o primeiro a sair. Isso evita que você perca as suas mercadorias por estarem estragadas ou sem utilidade.
Separação
A segunda etapa do fulfillment é a de separação, também chamada de picking. Trata-se do momento em que os produtos são escolhidos de acordo com as especificações do cliente (a sua cor, modelo e tamanho, por exemplo).
Esse momento é importante para que as mercadorias sejam localizadas com facilidade e agilidade – até mesmo para diminuir o tempo de ciclo dos pedidos -, e isso depende da gestão de estoque adotada, além da forma como os produtos estão organizados.
Caso os produtos incorretos sejam separados, isso surtirá um efeito negativo no processo final, como a necessidade de devolução ou troca, diminuindo as chances de satisfação do cliente.
Embalagem dos produtos
A embalagem faz parte das etapas de fulfillment, apesar de muitos gestores não acreditarem, e é de extrema importância para garantir uma boa experiência de compra para o consumidor.
Isso porque a embalagem é o que define se os produtos chegarão ao endereço indicado de forma segura, sem comprometer a qualidade da mercadoria – claro que junto ao transporte.
Gestão de entrega e transporte
Entre todas as etapas do fulfillment, a gestão de entrega e transporte é a que mais exige cuidado das empresas. É nessa etapa que você indica os prazos que o cliente deve aguardar pelo seu pedido e cumprir o prometido.
Além de escolher as melhores opções de entrega, com diversas alternativas (Correios, transportadora ou serviço próprio), você pode oferecer ao cliente alguns modos de acompanhar esse percurso.
Enviar um código de rastreio para o cliente é uma delas, e isso fará com que ele monitore o trajeto de entrega com precisão.
Pós-venda
Engana-se quem pensa que as etapas do fulfillment terminam após a entrega, pois a sua empresa ainda precisa oferecer suporte ao cliente com alguma dúvida sobre o produto na etapa de pós-venda. Não se esqueça de enviar uma pesquisa de satisfação – isso servirá como um parâmetro sobre o que oferecer ao seu público nas próximas vendas.