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Conheça as vantagens do marketplace de serviços

Por: Patrick Negri

CEO e cofundador da iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos e recebimentos.

Um marketplace de serviços, como o próprio termo indica, conecta prestadores de serviços (empresas ou profissionais) com aqueles que buscam por seus serviços por meio de uma plataforma online e funciona como uma espécie de shopping center virtual.

De acordo com o levantamento realizado pela Precifica — sobre o panorama de marketplaces no Brasil, de 2017 para 2018 —, a quantidade de vendedores que atua no segmento registrou um crescimento de quase 91%. Já o número de profissionais liberais que trabalham por conta própria chegou a 24 milhões só no primeiro trimestre de 2019 — valor 5,1% superior ao levantado no mesmo período do ano anterior. Outra informação importante, e que vale ser ressaltada, é que o setor de serviços foi fundamental para o crescimento do PIB brasileiro em 2018, que apresentou uma alta de 1,3%.

Em meio ao atual momento econômico em que estamos vivendo, o marketplace de serviços também vem registrando crescimento por ser um segmento muito procurado pelos que buscam serviços de qualidade com valores atrativos e experiências de compras diferenciadas. Nesse cenário, este tipo de negócio se destaca ao oferecer produtos e serviços específicos — e, em alguns casos, customizados —, além de fomentar a economia ao fazer o capital girar.

Para você entender melhor, pontuei três modelos de como funciona o marketplace de serviços. São eles:

Por transação

Este é o modelo mais usual e se baseia na intermediação da transação entre as duas partes. Ou seja, cobra-se uma comissão de quem utiliza a plataforma. No geral, essa porcentagem varia entre 15% a 30% sobre o serviço. O grande benefício desse modelo é que o prestador de serviço só paga a comissão se vender ou efetuar o seu serviço;

Por negociação

O profissional ou empresa prestadora de serviço realiza o cadastro de seu perfil e insere seu portfólio na plataforma. Assim, ele fica aberto a receber contatos de clientes em potencial. Em seguida, uma negociação é iniciada e o pagamento é feito fora da plataforma. O processo de cobrança acontece mensalmente ou pode ser acordado um custo relacionado à publicidade para que o prestador de serviços ganhe destaque no mecanismo de busca;

Por aluguel

Nesse modelo, a plataforma retém uma comissão sobre o aluguel e o prestador de serviços paga uma porcentagem relacionada a ela ou um valor mensal para utilizar a plataforma.

Como você já está por dentro dos modelos de como funciona essa atividade, listei a seguir também as principais vantagens do marketplace de serviços:

1 – Aumento do faturamento:

Pelo fato do prestador de serviços estar presente em uma plataforma que atinge milhares de pessoas, a sua exposição faz com que muitos clientes em potencial o conheçam. Dessa forma, a possibilidade de aumentar o faturamento é bastante alta.

2 – Redução do custo de prospecção:

As plataformas de marketplace aumentam a visibilidade dos prestadores de serviço. Por conta disso, são uma excelente opção para quem não deseja gastar muito com anúncios na Internet. Isso porque o custo com prospecção fica a cargo do próprio marketplace, não do prestador de serviços.

3 – Diminuição de custo com marketing:

Ao fazer parte de um marketplace, o serviço do prestador de serviços ganha destaque na plataforma. Ou seja, recebe muito marketing indireto. Como consequência, a necessidade de pagar por anúncios diminui bastante.

Separei abaixo alguns cases de sucesso relacionados a esse tipo de negócio:

GetNinjas: é o maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que conecta profissionais a mais de 200 tipos de serviços disponíveis, como áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. O app registra cerca de 3 milhões de pedidos de serviços ao ano e conta com mais de 1 milhão profissionais cadastrados.

Singu: uma plataforma que conecta profissionais de beleza, manicures, maquiadores, com quem precisa desses serviços. Tanto o pagamento como a escolha do profissional acontecem por meio de um aplicativo. A empresa se intitula como o maior e melhor aplicativo de delivery de beleza do Brasil, e conta com mais de 500 mil pedidos realizados e 200 mil clientes cadastrados.

Doghero: é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta pais de pet a passeadores, sitters e anfitriões que hospedam animais em casa. Atualmente, a comunidade de cuidadores conta com mais de 20 mil anfitriões em mais de 750 cidades no Brasil, Argentina e México. Esses passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada.