Logo E-Commerce Brasil

Conheça os benefícios de ter o ERP integrado à IoT (Internet das Coisas)

Por: Larissa Lotufo

Larissa Lotufo atua há mais de 10 anos no mercado de negócios digitais, contribuindo com informação descomplicada e estratégica sobre legislação, segurança da informação, riscos de negócios e proteção de dados pessoais. Security Business Advisor no Nubank, possui mais de 10 publicações em obras nacionais e internacionais, ministra palestras e treinamentos sobre tecnologia, segurança da informação e transformação digital.

O mundo digital chegou para ficar e a cada dia é mais difícil se isentar desta realidade. Desde a comunicação online até vendas e trocas financeiras, é notável o volume de informações que o desenvolvimento tecnológico nos permite manusear no contexto de Big Data.

E organizar tudo isso não é uma tarefa fácil sem a ajuda de mais tecnologia. Neste sentido, muitas empresas têm percebido a importância do uso de ERPs em seus processos, a fim de garantir mais controle e automação às suas atividades.

De acordo com o relatório realizado pela Panorama Consulting Solutions em 2016, 81% das organizações já estavam em processo de implementação de um software ERP, 14% selecionando um sistema para implementar em sua empresa e 5% em processo de melhoria/atualização do software que possuíam.

Ou seja, não apenas grande parte das empresas está em busca de soluções mais robustas para integrar os seus processos internos, como também está utilizando as ferramentas ERP como parte atuante de sua transformação digital.

Internet das Coisas (IoT)

E no contexto da IoT — a cada dia mais próximo de nosso cotidiano e bem longe do mundo da fantasia —, essa estratégia é mais do que acertada. Isso porque uma das principais características da Internet das Coisas é a captação de dados em tempo real sobre as mais diversificadas informações.

De dados sobre a saúde da pessoa, até suas preferências de luminosidade, temperatura, rotina alimentar e vida pessoal em geral, a IoT permite às empresas entrarem em contato com muitas informações sobre os seus consumidores e utilizarem isso a favor de sua estratégia de negócio.

E para que isso seja feito de maneira assertiva e eficiente, é necessário adotar as técnicas de inteligência de negócio (Business Intelligence – BI) — e os softwares ERP são ferramentas essenciais para praticar esta realidade.

ERP e a IoT

Isso porque os ERPs (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) têm um papel central na concatenação e racionalização processual de uma empresa. Principalmente se esta empresa está no varejo e inserida no mundo digital em meio à IoT.

Tal fato decorre do grande fluxo de dados fornecidos pela IoT. Isso permite aos ERPs a possibilidade de funcionar como um centralizador de dados e direcionador de tomadas de decisão, sendo essencial na vida dos gestores de todos os setores.

Com este tipo de ferramenta ao seu lado, os líderes têm acesso a novas possibilidades de gestão iniciando um ciclo de comunicação e atualização de dados em tempo real. De acordo com a Precision Solution Group, somente em 2020, mais de 7,5 bilhões de itens devem ser conectados às operações. Com isso, empresas devem gastar 40 bilhões de dólares em suas plataformas, sistemas e serviços para permitir a integração de todas as informações.

Menos desperdícios

E esses investimentos não são nada em vão. Afinal, é possível aprimorar áreas como atendimento ao cliente, gestão de estoque/ativos, previsão de ações, além, é claro, de inteligência comercial — tudo por meio dos softwares ERP integrados à IoT.

As melhorias decorrem porque os produtos habilitados para IoT, ao se comunicarem diretamente com o sistema ERP, geram mais conexão entre clientes e fornecedores. Isso resulta em menos desperdícios e erros na cadeia processual, pois os gestores passam a tomar decisões baseadas em BI bem direcionadas e assertivas.

De forma resumida, pode-se dizer que boas ferramentas de gestão estão se adaptando à esta nova realidade. Elas tendem a ser cada vez mais centrais para o desenvolvimento dos negócios, pois fazem a captação de dados de forma inteligente e abrangente — e convertem em recomendações estratégicas para os gestores das empresas.