Hoje eu não vou ficar te falando que Digital PR é importante. Se você for uma pessoa antenada, vai saber que ele é e que tá cheio de teorias por aí de como fazer e porque fazer.
É importante? É. Mas, acima de tudo, você precisa entender os seus objetivos com as campanhas de Digital PR. Se for para fazer, só porque o seu concorrente está fazendo, nem adianta dar o próximo passo.
Uma campanha de Digital PR precisa, antes de tudo, ter um objetivo interno que sempre termina no “vender mais”, claro. Mas, antes disso existe um processo de ganho de autoridade e relevância
Como criar uma campanha de Digital PR para sua loja virtual
Defina o objetivo
Primeiro de tudo, entenda qual o objetivo que vai estar por trás daquela campanha? Nem sempre ele vai ser palpável. Pode ser algo mais indireto, mesmo, como: Mostrar para as pessoas que meu e-commerce de calçados respeita as regras de produção sustentável.
Uma dica: o aumento de receita é seu principal objetivo, mas se você não resolver os outros, muito bem, não vai alcançar o principal.
O seu objetivo pode ser: Informativo, didático, interativo e de gamification.
Inicie a pesquisa para desenvolvimento de materiais
Uma vez que você já sabe o tema e o objetivo da sua campanha, é chegada a hora da pesquisa para compor materiais. Aí, o céu é o limite. Procure em todos os lugares, sites, livros, faça entrevistas, busque de todas as maneiras possíveis. É um brainstorm mesmo, onde você vai em busca da maior quantidade de materiais, para depois ir refinando.
Monte a sua campanha
Uma vez que você tem todos os materiais, é hora de refinar sua pesquisa para ver o que será possível usar.
Mas, como saber o que usar? Busque pelas manchetes, pelas coisas mais legais de serem compartilhadas dentro do tema escolhido? O sucesso da sua campanha de Digital PR depende disso. Comece a montar sua campanha com base nos materiais que você vai utilizar: Releases, hotsite, infográficos, artigos, entrevistas, materiais interativos, entre outros.
Lance a sua campanha
Com tudo montado e pronto chegou a hora de lançar. Escolha o dia correto, tá? Para ter sucesso, a gente depende da empatia dos jornalistas. Então, comece a mandar as exclusivas para eles em um momento que eles não estejam atribulados demais e, assim, conseguirão te ouvir com mais atenção. O ideal é sempre na terça ou quarta-feira, de manhã.
Como medir sua campanha de Digital PR para e-commerce?
Existem métodos diretos e indiretos de medir uma campanha de Digital PR. Lembra que lá no começo a gente falou do objetivo principal? Não é redundante… É que até atingir o principal, você tem diversos outros pelo caminho.
Por isso, é importante saber quais são as suas métricas diretas e indiretas
Métricas diretas
- Tráfego de referência;
- A quantidade de jornais e blogs mencionando a campanha;
- Quantidade de links conquistados;
- Quantidade de menções conquistadas.
Métricas indiretas
- Melhoria de posicionamento da loja virtual nos motores de busca;
- Aumento de receita durante a campanha;
- Ganho de menções em redes sociais;
- Comentários em blogs e portais que a campanha foi mencionada.
Isso é o básico para uma campanha de sucesso. Lembre-se sempre que o mais importante é todo o material fazer sentido.