A Black Friday é um dos eventos mais aguardados no calendário do varejo, e sua relevância só tem crescido ao longo dos anos. De acordo com o Relatório da Black Friday 2024, produzido pela Opinion Box, 66% dos entrevistados têm a intenção de comprar produtos na data e, entre eles, 42% pretendem comprar em plataformas de marketplaces. Para se destacar em meio à concorrência acirrada, no entanto, é essencial que os lojistas se preparem com antecedência.
Um dos principais pilares é a importância de traçar planos e um cronograma estruturado, para que não ocorram interrupções indesejadas – como nos sistemas operacionais, de gerenciamento, atendimento e outros – durante as vendas. Um ponto que também merece destaque é a análise interna, olhando para histórico de vendas e margem do portfólio atual, e análise externa, para entender quais produtos são tendência e estão crescendo em representatividade no mercado. Muitas vezes, o próprio fabricante ou distribuidor consegue trazer recomendações valiosas ao varejista. Estime o quanto a mais você deve vender na data, para não sofrer com a ruptura de estoque, mas sempre com cautela para não ficar com muito estoque parado depois.
Negociações eficazes com fornecedores
Ainda de acordo com os dados do estudo, 55% esperam a data para comprar itens de necessidade com melhores preços, 45% comprar itens de desejo e 22% procuram por produtos que facilitem a rotina. Quando questionados sobre as categorias mais buscadas, 56% apontam eletrônicos e informática, 23% eletrodomésticos, 20% moda e acessórios e 18% beleza e cosméticos.
Outro destaque fundamental para os varejistas são as negociações com fornecedores, para garantir um preço ainda mais barato durante os dias da Black Friday. Conseguir uma negociação diferenciada normalmente depende de alguns fatores, como: possuir um longo relacionamento com o fornecedor; comprar em grandes volumes, em que é possível garantir preços mais acessíveis e/ou comprar grandes volumes com antecedência e com pagamento à vista.
Gestão eficiente e uso de tecnologia
Já com relação aos preços, é importante estar atento ao preço dos produtos que serão vendidos, uma vez que eles devem ser reduzidos até 60 dias antes da Black Friday, de acordo com as normas do Procon. Entretanto, aumentar os preços de forma excessiva antes ou depois do período da promoção pode prejudicar a imagem da empresa e a confiança dos clientes.
Investir em campanhas e fortalecer seus canais de comunicação também são pontos essenciais para se destacar perante os clientes. De acordo com os números do estudo, 46% visualizaram ofertas de marketplaces pelas redes sociais e 39% por notificações de aplicativo da própria loja. Para isso, aposte em mensagens chamativas e que entreguem uma boa experiência no pré e pós-compra.
Além disso, pensando em se destacar em meio a todas essas estratégias, é necessário garantir uma gestão eficiente. Conte com o auxílio de softwares de gestão (ERP) para ajudar na administração da empresa, facilitando o controle de estoque, a gestão financeira, o gerenciamento de diferentes canais de venda e muito mais. Com uma operação ágil e eficaz, é possível oferecer um serviço de alta qualidade aos clientes, o que pode levar a avaliações positivas e maior fidelização, mesmo após a data.
A Black Friday é uma oportunidade incrível para os varejistas, sendo uma data aguardada durante o ano todo, mas o sucesso requer planejamento, preparação e execução eficaz. Apesar de todos varejistas quererem vender mais, nem todos estão dispostos a derrubar sua margem de lucro. O importante é que os lojistas estejam prontos para aproveitar ao máximo esse evento e atender às expectativas dos clientes. Com o devido preparo, fica mais fácil destacar-se entre a concorrência e alcançar resultados positivos na Black Friday deste ano.