O investimento em uma boa estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um ponto que faz a diferença, principalmente para as pessoas que vendem pela internet através de e-commerce.
A busca orgânica é utilizada, diariamente, por pessoas que buscam por serviços, itens ou empresas. E é com o “auxílio” do SEO que o negócio será encontrado mais facilmente pelos usuários que procuram por aquilo que você oferece.
Segundo dados publicados pela Cuponation, o Brasil está na segunda posição dos países que mais utilizam o Google para encontrar informações e produtos. Porém, muitas dúvidas surgem sobre a decisão de realizar uma contratação interna ou uma agência de SEO para executar esse tipo de serviço.
Por onde começar?
Se você optar por escolher uma agência de SEO, os profissionais trabalharão junto com a sua equipe interna, principalmente, de conteúdo e áreas ligadas a vendas e tecnologia.
A principal vantagem de ir a fundo nessa opção é que você terá a certeza de que será realizado um bom trabalho – afinal, eles são especialistas em SEO. Mas é importante que a empresa contratada tenha maturidade no mundo digital para que todo o trabalho aconteça de acordo com o esperado.
Uma das desvantagens em contratar uma agência de SEO é que pode sair mais caro do que você ter uma produção interna. Por outro lado, pode trazer mais profissionalismo de forma mais rápida ao seu negócio.
Caso a sua decisão seja realizar uma contratação interna, terá todos os custos burocráticos, além de precisar realizar treinamentos com o profissional. Mas a grande vantagem é que você terá o especialista em SEO olhando o tempo inteiro para o negócio, diferentemente da agência – que pode ter diversos clientes.
Além disso, não podemos esquecer que todo o planejamento de SEO precisa caminhar junto com boas estratégias de marketing digital e, assim, criar uma possibilidade de aumentar ainda mais a conversão do seu negócio.
Veja mais detalhes sobre como ter uma boa prática de SEO
Se você precisa que o site da sua empresa melhore nos resultados de busca, não pode deixar de considerar o SEO. Afinal, ele será responsável por tornar o seu negócio ainda mais lucrativo em conjunto com o marketing digital.
Mais da metade das empresas investem em SEO, e esse é mais um motivo para você não deixar de investir nesse assunto. Porém, existem diversos serviços que podem ser utilizados para trazer mais otimização para o seu site. Conheça alguns deles:
1. SEO local
É uma forma de trazer a otimização da presença na internet de uma empresa de forma local. Isso pode acontecer, por exemplo, na inserção do negócio no perfil do serviço Google Meu Negócio e em outros diretórios que fazem esse serviço de forma localizada – seja por bairro, cidade, dentre outros detalhes.
2. SEO On-page
Esta prática visa a otimizar alguns elementos que estão no site, como URLs, títulos, conteúdo, metadescrições, palavras-chave e cabeçalhos.
3. SEO para e-commerce
Se você tem uma loja online, este item é bem interessante para você, já que ele fará a otimização do seu e-commerce. Como isso acontece? O foco do trabalho será nas páginas de produtos oferecidos para os clientes e para as categorias, e na análise da experiência de comprar do usuário. Tudo isso com o intuito de aumentar as vendas e a visibilidade do seu negócio online.
4. Produção de conteúdo
Mais uma forma de serviço de SEO importante para trazer mais otimização ao seu site é a produção de conteúdos que sejam informativos, relevantes e atraiam os consumidores para a plataforma.
Nesse caso, você poderá realizar publicações nas redes sociais, criar um blog dentro do e-commerce, produzir vídeos, dentre outros. O marketing de conteúdo bem estruturado é uma excelente ferramenta, além de ajudar na indexação da sua plataforma nas páginas de busca.
Um ponto importante que vale tanto para contratação interna ou para agência de SEO é a análise dos dados. É através do relatório que você terá uma visão maior das campanhas de SEO, dando a oportunidade de alinhar melhor as estratégias em outros momentos.