Seu e-commerce está preparado para atender o público gamer? Já possui até uma estratégia para atrair esse consumidor no Dia Internacional do Gamer, celebrado em 29 de agosto? Independentemente da resposta, precisa conhecer melhor esse segmento.
Para ter ideia do potencial, em 2021, os brasileiros gastaram US$ 2,3 bilhões apenas em jogos, segundo estimativa da Newzoo, sem contar os investimentos em hardware para jogar, como consoles (videogames) e computadores. No mundo todo, a Grand View Research calcula que o mercado gamer movimentou mais de US$ 195 bilhões em 2021, com crescimento previsto de 12,9% ao ano até 2030.
Ou seja, o fã de jogos eletrônicos é um consumidor ativo, mas esse perfil demanda soluções específicas para ser atraído. O crediário digital, com o boleto parcelado e o Pix parcelado, é uma delas. Entenda essa relação adiante.
Perfil do público gamer no Brasil
Três em cada quatro internautas brasileiros têm o costume de jogar jogos eletrônicos. Isso é o que revela a Pesquisa Game Brasil 2022.
O percentual de indivíduos conectados no Brasil que têm esse hábito cresceu de 66,3% em 2019 para 73,4% em 2020. Isso mostra como o mercado gamer, que já era forte no país, cresceu ainda mais no cenário de pandemia. De fato, 72,2% dos jogadores concordam total ou parcialmente que passaram a jogar mais durante o período de isolamento social.
Em 2022, o percentual de gamers entre os internautas brasileiros ainda subiu para 74,5%.
A pesquisa mostra que a distribuição de gênero nesse público é bastante uniforme: 51% de mulheres e 49% de homens. Entretanto, são as diferenças que despertam a atenção.
Os gamers homens são maioria nos consoles (63,9%) e no computador (58,9%). Por outro lado, elas são a audiência majoritária nos jogos de celular (60,4%).
Mais uma diferença marcante diz respeito à idade. Embora os jogos sejam entretenimento para todas as faixas etárias, os grupos de gamers mais representativos estão abaixo dos 30 anos:
- 16 a 19 anos: 17,7%
- 20 a 24 anos: 25,5%
- 25 a 29 anos: 13,6%
Outro dado que evidencia o perfil mais novo do gamer brasileiro é que 39,1% desse público mora com os pais. Mas tais jovens têm mais liberdade para comprar do que grande parte dos brasileiros. Metade dos jogadores no Brasil (49,9%) pertencem às classes A e B, com outros 38,6% na classe C.
Hábitos dos fãs de jogos eletrônicos
Entre o público gamer, jogar é uma das principais ocupações do dia a dia. Segundo a Pesquisa Game Brasil, para 76,5% dos entrevistados, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento.
O celular é o dispositivo favorito para jogar entre 48,3% do público, até pela praticidade e acessibilidade dos jogos móveis. Em seguida, aparecem na lista de preferência o console (20%), o computador (15,5%) e o notebook (7,8%). Porém, independentemente do aparelho, estamos falando de produtos com alto valor.
Além disso, é um perfil que surpreende pela frequência com que joga online:
- Todos os dias: 36,9% dos gamers.
- Três a seis dias por semana: 28,7% dos gamers.
- Ao menos uma vez por semana: 18% dos gamers.
Para completar, dados da Kantar IBOPE Media ainda revelam que os jogadores brasileiros passam, em média, duas horas e 30 minutos por dia jogando. Esse tempo é maior que a média global, de duas horas e 14 minutos.
Relação entre crediário digital e mercado gamer brasileiro
Então, o que todas essas informações sobre o público dos jogos eletrônicos no Brasil têm a ver com o pagamento parcelado no crediário digital?
Pois bem. Até aqui vimos que o gamer brasileiro:
- É jovem, em sua maioria, mas com alto poder aquisitivo.
- Mora com os pais. Portanto, não tem bens no nome dele.
- Precisa de dispositivos com valor elevado para jogar.
Isso quer dizer que, apesar do potencial de consumo, esse perfil ainda tem dificuldade em construir um bom limite de crédito no cartão para fazer suas compras no e-commerce. Inclusive, a Pesquisa Game Brasil informa que 17% dos jogadores no Brasil sequer têm cartão de crédito.
Aí entra a importância do crediário digital para o mercado gamer brasileiro. Com uma solução BNPL, por exemplo, o consumidor do segmento pode parcelar compras em até 24 vezes e com juros menores do que os do cartão. Assim, ele paga no boleto parcelado ou no Pix parcelado como em um crediário, só que virtual.
Moral da história: para atrair o público dos jogos eletrônicos, não basta fazer campanhas de marketing, posts divertidos nas redes sociais ou uma promoção do Dia Internacional do Gamer. É preciso que as condições de pagamento atendam às necessidades desse perfil. Daí a relação entre o mercado gamer e o crediário digital.
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