Da máquina de lavar ao smartwatch, do notebook às videochamadas, que a tecnologia permeia nossas vidas é um fato inquestionável. Com a pandemia, além da aceleração da transformação digital das empresas, houve o inegável boom do comércio eletrônico e, com ele, muitos desafios. Os principais foram: manter a competitividade apostando nas soluções mais inovadoras; cuidar da segurança da operação com machine learning e outras tecnologias; reduzir custos e aumentar vendas, clientes e conversão com os mais variados recursos online.
Veja, neste artigo, como aproveitar o melhor da tecnologia para o seu e-commerce e manter o seu crescimento.
E como aproveitar o melhor da tecnologia para o seu e-commerce?
A primeira dica é utilizar uma plataforma para potencializar o seu negócio mais rapidamente. Muito além de “apenas uma loja virtual”, as plataformas fornecem recursos importantes que garantem economia, ganho de tempo e competitividade. E quando o crescimento da companhia é exponencial, em muitos casos, é recomendado desenvolver uma plataforma própria para otimizar gestão, dados, processos e otimizar custos.
Outro ponto importante e que traz diversas oportunidades é a facilidade atual de oferecer mais opções de pagamento para os clientes e, consequentemente, vender mais e aumentar a recorrência de compra. A tecnologia financeira possibilitou que os fornecedores se multiplicassem, com soluções que oferecem vantagens para pagamento à vista – como Pix, carteiras digitais e programas de cashback – e também parcelado – boleto parcelado, Pix parcelado e uma infinidade de cartões de crédito. Com tantas opções, é importante compor um menu que melhor atenda o seu consumidor sem descuidar da rentabilidade do seu negócio.
Uma vez que seu e-commerce esteja com alicerces operacionais sólidos, é hora de partir para as vendas. O marketing digital avançou muito no Brasil nos últimos 20 anos e apresenta um leque amplo de soluções para conquistar clientes e aumentar a conversão das suas vendas. O desafio é criar um plano de ação que integre tanto as estratégias (mais conceituais), como as ferramentas que levarão você aos seus objetivos (ações e práticas). E a tecnologia está presente nos sistemas de CRM (Customer Relationship Management), na automação de marketing e em BI (Business Intelligence), por exemplo.
Segurança como prioridade
Porém, esse crescimento do comércio eletrônico ampliou também o campo de atuação de fraudadores. Se fosse um país, o valor acumulado das fraudes a nível mundial seria de U$ 6 trilhões em 2021, o equivalente ao PIB do terceiro maior país do mundo. Segundo o InfoMoney, o número de fraudes no Brasil cresceu aproximadamente 74% no último ano, com milhões de transações e um prejuízos de R$ 5,6 bilhões com as tentativas. Além do vazamento de dados e informações e das fraudes nos processos de compra, outra ameaça tem sido o sequestro das marcas (vide os casos recentes das empresas CVC e JBS). Portanto, proteger o seu negócio é crucial para evitar prejuízos.
Uma boa estratégia de proteção deve considerar dois eixos principais: a segurança da informação e o sistema antifraude. O primeiro atuará com tecnologias para proteger seu ecossistema de invasores e o vazamento de dados. Já o antifraude atua em todo o processo de compra, mapeando comportamentos desejados e indesejados, minimizando a ação de fraudadores.
Mantenha o foco no seu negócio
Diante de tantas ferramentas e opções, como fazer boas escolhas? É importante tomar cuidado para não se dispersar do foco principal: o seu negócio. Ferramentas pouco funcionais ou que dependem muito de uma operação “manual” desperdiçam o seu tempo. Por isso, é melhor ser criterioso ao selecionar cada solução que estará no seu e-commerce e contar com os benefícios que a tecnologia tem para otimizar, automatizar e economizar.
A sua preocupação deve estar centrada em entregar a melhor experiência para o seu cliente através dos produtos e serviços que você oferece. E ter soluções que contam com as mais avançadas tecnologias para gerar vendas e chegar a mais clientes é fundamental. Como falei, uma forma de se fazer isso é aumentando as opções de pagamento e prevenindo o crescimento das fraudes do seu e-commerce.
Para escolher bons fornecedores de meios de pagamento, é importante considerar não apenas as tecnologias de aprovação de crédito que utilizam, mas como elas são melhoradas a cada dia. Além disso, a experiência do usuário – fluída, digital, simples – é um fator crítico na escolha. E, para fechar, um sistema de antifraude que seja top performance do mercado deve possuir modelos preditivos sólidos e com machine learning eficaz.
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