Se você trabalha com marketing de performance, sem dúvida já ouviu falar de CTR (Click-Through Rate), que é a taxa de cliques nos anúncios.
Esse é o cálculo do número de pessoas que clicaram em um anúncio (cliques) dividido pelo número de vezes em que o anúncio foi exibido (impressões). Ele está ligado basicamente ao número de interações: quanto mais pessoas clicam, mas ele chama atenção de outros usuários.
Como melhorar a taxa de cliques nos anúncios
Colocar anúncios para rodar não é garantia de resultado, muito menos de venda. Assim como quem investe na bolsa de valores precisa estar atento à valorização ou desvalorização das ações do mercado, dia após dia, a atuação do profissional que trabalha com o marketing de performance é bem parecida. Afinal, é preciso estar sempre monitorando a variação dos resultados das campanhas e tomar algumas ações para potencializá-las.
Uma das maneiras mais simples de intensificar é sempre testar novos anúncios. Muitos profissionais cometem o erro de rodar poucas ou muitas campanhas, não otimizando-as ao longo das semanas.
E a melhor maneira de realizar esses testes é por meio dos ganchos. Ou seja, todos os anúncios têm uma imagem, um título e texto, e é nesse conteúdo que você conseguirá abordar diferentes temas para utilizá-los como métrica — e avaliar as campanhas que mais obtiveram sucesso no período.
Outro ponto a se levar em conta é testar públicos diferentes, além de avaliá-los. Cada campanha atingirá um consumidor específico. Isso poderá ser pelo gancho que abordei anteriormente ou pelo perfil do usuário: idade, classe social entre outros pontos.
Por isso, além de distinguir seus diferentes públicos, é preciso conhecê-los (como, por exemplo, com pesquisas de satisfação), entender as dores e necessidades através dos canais de atendimento, analisar os hábitos de consumo, etc.
Além disso, se atente às palavras/mensagens-chaves. Isso porque, como chamadas de noticiários — que são fundamentais para prender (ou não) a atenção do ouvinte/leitor —, ela representa uma boa parcela do sucesso das campanhas.
Exemplificando, um cliente que vende softwares para academias queria potencializar ainda mais suas campanhas — que já estavam dando resultados satisfatórios.
Já conhecendo a base de clientes e analisando as dores — o principal medo é falir —, decidimos criar uma campanha denominada como “Os quatro motivos pela qual sua academia vai quebrar”. Como resultado, aumentamos o CTR em mais de 90%, ou seja, quase dobramos a taxa de cliques naquele anúncio.
Para finalizar, fazendo uma analogia aos Jogos Olímpicos, para você conseguir ser mais assertivo e aumentar seu CTR, precisa agir como um treinador de voleibol profissional. Ou seja, precisa ter uma equipe com seis jogadores em quadra (seis campanhas rodando) e, de acordo com a necessidade, alterar o time para melhorar o desempenho e variação de jogadas — lembrando que as alterações no vôlei são ilimitadas.
Se você mexer com muita frequência quebra o ritmo, mas se não realizar trocas durante a partida sua estratégia fica estagnada e você é derrotado.