Quem trabalha com mais proximidade das áreas de marketing e de design de interface e experiência sabe que um bom e-commerce vai além de apenas telas bonitas: nossa missão é fazer com que o usuário converta – e quando falamos em conversão, não se trata apenas de venda, pois todo site possui um objetivo específico.
Então, de que maneira podemos organizar todas as informações importantes da sua proposta para ajudar seu usuário a tomar as melhores decisões? Dentre os vários caminhos existentes, temos as famosas heurísticas, muito úteis para elaborar uma boa experiência do começo ao fim.
A área de estudos de heurísticas busca entender quais são os atalhos que o cérebro humano utiliza para tomar decisões de maneira mais ágil, a fim de produzir (não apenas) interfaces para haver um reconhecimento genuíno – por parte do usuário – dos elementos ali dispostos, evitando fricções e contribuindo para o sucesso dessa jornada.
Exemplos de heurísticas
Trago hoje três exemplos de heurísticas essenciais que, aplicados às suas páginas, podem ajudar seus usuários a concluírem seus objetivos, sejam eles quais forem.
Enquadramento
Nossas decisões são tomadas (ou alteradas) dependendo da maneira como as informações são apresentadas e do contexto em que nos encontramos, o que tem tudo a ver com a organização da sua interface.
Conhecer seu usuário, e entender seus gostos, preferências e necessidades, faz com que você possa organizar sua página de uma maneira em que fique extremamente fácil atender a todas as suas demandas.
Lembre-se: seu usuário escaneia sua página e quanto mais simples ela for, mais facilidade ele terá para encontrar o que está procurando. Logo, maior é a chance de conversão.
Liberdade e controle do usuário
Preze pelo direito de ir e vir. Seu usuário precisa saber que pode corrigir possíveis erros e ajustar sua jornada conforme lhe convém. Ter ciência de onde está e para onde vai, através dos feedbacks da sua interface, faz não só com que a jornada dessa pessoa seja um sucesso, como também facilita que ela confie mais em sua empresa.
Seu usuário quer ter poder de decisão. Portanto, dê isso a ele por meio de informações claras e coerentes para que ele possa, então, escolher o que fazer.
Consistência e padrões
A conformidade entre todas as suas frentes e canais é mais importante do que se pensa.
Seja em ícones, cores, disposição de elementos ou na sua própria redação, toda a sua comunicação precisa estar otimizada e alinhada com padrões globais para contribuir com a curva de aprendizagem do seu usuário.
Considere isso para suas páginas atuais e principalmente se sua empresa pretende passar por um processo de redesign. Aliás, vale também dar uma atenção especial para suas redes sociais e redes de anúncios, pois esse passo é muito importante para seu usuário entender que sua empresa é sólida e responsável.
Existem outros vários exemplos de heurísticas (você pode conferir as 10 Heurísticas de Usabilidade, que se referem mais estritamente ao campo de experiência) que você pode abordar em suas interfaces.
No entanto, não custa lembrar que, apesar de existir todo um estudo comportamental que busca identificar possíveis lacunas na linha de raciocínio humano, é extremamente importante ser justo e ético com seus usuários e possíveis clientes, o que também faz parte, diretamente, da experiência total de seu produto e da sua empresa.