O Dia dos Namorados de 2022 já está logo aí. Uma das datas sazonais mais importantes do primeiro semestre do ano, ela pode ser uma excelente oportunidade de melhorar os resultados das vendas em marketplace.
Isso porque, diferente do Dia das Mães, o Dia dos Namorados possui um apelo muito mais comercial. Afinal, a data foi idealizada com o objetivo de aproveitar a véspera do Dia de Santo Antônio para aquecer as vendas e incentivar trocas de presentes entre casais.
E é justamente o viés comercial da data que contribui para que as lojas virtuais em marketplaces possam criar diferentes estratégias para se destacarem em um ambiente de alta competição.
E o mercado nunca esteve tão em alta. Só no primeiro trimestre de 2022, o faturamento de lojas virtuais cresceu 23% em comparação a 2021. Quanto às vendas em marketplaces, os números também são animadores.
A expectativa é de que o crescimento do ramo de marketplaces deve dobrar em 2022, passando de US $19 bilhões a US $40 bilhões de faturamento, de acordo com dados da Juniper Research, centro de pesquisa britânico especializado em mercado digital.
Dia dos namorados: anos anteriores e expectativas para 2022
Sem dúvidas, os anos de 2020 e 2021 foram particularmente desafiadores em razão da pandemia de Covid-19. Mas mesmo diante de tantas incertezas, as vendas de datas sazonais continuaram movimentando o varejo em meio às restrições.
De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN/Social Miner em parceria com a Opinion Box, em 2021, 53% dos entrevistados revelaram ter a intenção de presentear alguém no Dia dos Namorados.
Para 2022, a expectativa de vendas segue alta, mesmo com a inflação acumulada nos quatro primeiros meses do ano.
Uma pesquisa da MindMiners para a Globo ainda apontou que 72% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados, número superior aos que celebraram a data no ano anterior.
Este ano, o destaque das comemorações fica com os jantares românticos em restaurantes ou em casa, que são a preferência para 32% dos entrevistados.
Além das refeições, muitas pessoas pretendem presentear. Neste ano, a lista de categorias de presente de Dia dos Namorados mais procurados são:
- Roupas: 24%
- Doces/chocolates: 23%
- Flores: 12%
- Acessórios: 11%
Ainda segundo a pesquisa, 18% dos consumidores fizeram mais compras online do que a média da população nos últimos 12 meses, e os marketplaces estão em primeiro lugar na preferência de compras virtuais para o Dia dos Namorados 2022.
Os marketplaces e o varejo brasileiro: a importância do canal para as vendas
Com tantas mudanças devido à aceleração tecnológica que ocorreu durante a pandemia de Covid-19, os canais online se tornaram a preferência entre os consumidores, e muitas empresas tiveram que se adaptar.
Um estudo realizado pela Mastercard em 2021 apontou que o número de pequenas e médias empresas que migraram para o digital cresceu 208% durante o período.
Já a pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, estudo global realizado pela Mirakl, mostrou que nove a cada dez entrevistados brasileiros afirmaram preferir os e-commerces que tenham marketplaces.
A popularidade dos marketplaces pode ser explicada por diversos fatores, entre eles a comodidade de encontrar uma grande variedade de itens em um único canal: de smartphones a itens para casa, está tudo lá.
Além disso, a estrutura do marketplace responde aos anseios do consumidor moderno, que busca por uma experiência cada vez mais ágil. A segurança de ressarcimento, a confiança e as avaliações de outros consumidores também ajudam a explicar a popularidade do canal.
Como aumentar as vendas da sua loja virtual em marketplace no Dia dos Namorados
Com as altas expectativas para o Dia dos Namorados 2022, é importante proporcionar a melhor experiência de compras para os consumidores.
Afinal, os marketplaces possuem um grande número de lojas competindo por vendas e atenção de clientes. Confira as dicas e saiba como se destacar para faturar mais.
Prepare a logística e o estoque
A preparação do estoque e a organização da logística são pontos cruciais para conseguir boas vendas em marketplace, principalmente com o aumento de pedidos em datas sazonais.
Portanto, analise de perto o estoque, faça inventários e conte com um sistema para mantê-lo organizado e evitar imprevistos que possam prejudicar as vendas.
Quanto à logística, o ideal é garantir as melhores embalagens para que os envios dos produtos sejam adequados. Também é importante organizar as entregas de forma ágil. Aqui, vale a pena contar com parceiros logísticos, como as transportadoras, e acompanhar as entregas para que os pedidos sejam feitos no prazo.
Atenção ao frete e prazo de entrega
Em uma jornada de compra, o frete e o prazo de entrega são fatores decisivos, e podem levar à desistência do pedido caso não sejam atrativos para os consumidores. Então, busque conhecer os preços praticados pelos concorrentes e ofereça taxas atraentes para os seus clientes.
Uma das formas de se destacar é oferecer entrega expressa. Geralmente, o valor cobrado é maior, mas o prazo de entrega é menor, o que pode ser vantajoso para aqueles clientes que costumam comprar em cima da hora.
De acordo com a pesquisa realizada pela PwC, aproximadamente 64% dos consumidores topariam pagar um pouco mais pela agilidade.
Foco na experiência do cliente
Oferecer uma boa experiência de compra é fundamental para a fidelização de clientes. Em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, você pode criar ações para se aproximar dos clientes.
Aqui, vale enviar um cartão especial junto com a compra para encantar os consumidores. Para melhorar ainda mais a experiência, ofereça um bom pós-venda e opções de troca e devolução de mercadorias facilitadas.
Faça promoções
Com a diminuição do poder de compra, muitos consumidores acabam buscando por preços atrativos e promoções. Assim, praticar preços competitivos é uma ótima forma de se destacar no marketplace.
Para isso, faça uma pesquisa entre os seus principais concorrentes, analise os custos da sua operação e calcule a sua margem de lucro. Dessa forma, será possível chegar a um valor justo e atraente para os consumidores.
Classifique os produtos
Em um ambiente de alta competitividade, como são os marketplaces, é fundamental classificar os produtos da sua loja dentro de categorias. Isso porque, muitas vezes, os consumidores não realizam pesquisas claras e acabam buscando por categorias.
Ao realizar a classificação adequada, as chances de ter os seus produtos encontrados aumentam, assim como as chances de venda.
Conte com um split de pagamentos
Ao vender em marketplaces, uma parte dos recebíveis fica com a plataforma, e a outra com o lojista. Para facilitar a divisão dos valores de cada transação, você pode contar com um split de pagamentos.
Dessa forma, todas as partes recebem os valores em contas separadas, o que melhora o gerenciamento financeiro e contribui para uma divisão de valores correta e instantânea.
Pronto para se destacar no marketplace nesse Dia dos Namorados?
E você, já está preparando a sua loja virtual em marketplace para o Dia dos namorados 2022 no e-commerce? E quais são as suas expectativas para as vendas este ano? Conte para nós!
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