Logo E-Commerce Brasil

Conheça 5 dicas para melhorar os e-mails marketing da sua loja!

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Mesmo com algumas pessoas decretando o fim do e-mail marketing há tempos a ferramenta ainda é umas das principais na comunicação loja-cliente. O motivo? A eficiência.

É por meio dela que muitas pessoas realizam suas compras online hoje, conferindo ofertas e consumindo conteúdo, especialmente o personalizado.

Mas, para garantir que seu público reaja bem aos seus e-mails é preciso desenvolvê-los da melhor forma possível, para serem objetivos, práticos e, o mais importante, assertivos. Veja algumas dicas abaixo e coloque-as em prática nos próximos disparos da sua empresa:

Conteúdo

E-mails com ofertas são sempre bem-vindos, mas, como qualquer outra coisa, em excesso não são legais. Portanto, procure diversificar, ofereça conteúdo útil e relevante em relação ao seu segmento. Busque estimular e atrair o consumidor.

Se a sua loja tem um blog, explore-o, dê informações, dicas de uso e conservação de seus produtos, compartilhe curiosidades sobre o universo do seu negócio, etc.

Um e-commerce especializado em roupas e artigos infantis pode, por exemplo, preparar um e-mail falando sobre alimentação infantil, dando dicas sobre o assunto e ao final do e-mail inserir alguns produtos relacionados, como babadores, cadeiras para alimentação, utensílios, etc.

Dessa forma, o objeto central do e-mail são as informações, mas, ao mesmo tempo, a loja não perde a oportunidade de dar visibilidade a seus produtos.

Personalização e segmentação

Apesar de falarmos sobre o consumidor no singular, ele não é um só, pode até se assemelhar em vários quesitos, mas, certamente, se diferencia em outros.

E é muito importante, para uma empresa, atentar-se a isso, especialmente na Internet, lugar onde a concorrência está, literalmente, a um clique de distância.

Existem algumas ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor na loja virtual, mapeando o caminho percorrido por ele e mostrando quais são suas principais áreas de interesse.

Caso investir em algo assim não seja uma opção, as próprias métricas dos e-mails marketing servem para dar uma noção do que atrai mais ou menos o consumidor.

Em todo caso, analisar o histórico de compras já é um bom começo.

Design

Existem muitas referências de qualidade na Internet, portanto, pesquisar é uma obrigação, especialmente se a criação e o disparo destes e-mails forem realizados pela própria loja.

Busque inspirações, repare até mesmo nos e-mails que você recebe em seu e-mail pessoal, procure algumas referências em inglês (as tendências de fora costumam ser diferentes, então podem ser interessantes para trazer um quê de novidade), dinamize as criações (uma ideia é apostar nos gifs que continuam bombando na web).

Caso a criação seja feita por uma agência terceirizada, discuta ideias e possibilidades, deixando claras as necessidade e objeções no design dos e-mails.

Frequência

A frequência de envio de e-mail marketing é sempre um quesito que abre precedentes para discussão. Em suma, não há quantidade ideal e perfeita, tudo vai depender dos tipos de produtos/serviços, da possibilidade de investimento, mas, especialmente, do modo de operação de cada negócio.

Digamos que a Loja X trabalhe com ofertas limitadas que duram e se renovam em uma semana. Sendo assim, esta loja teria que enviar, no mínimo, um e-mail marketing por semana para atualizar seus clientes acerca dos produtos e/ou serviços ofertados.

É claro que é possível enviar mais do que isso, mas antes é preciso ter certeza de que o cliente está de acordo com isso e não vai acabar se descadastrando da sua lista de e-mails.