Vamos combinar, né? Tão importante quanto conseguir conquistar seu público-alvo é conseguir mantê-lo ativamente interessado — e envolvido — no seu conteúdo. Existem diversas formas de realizar essa façanha, mas talvez a mais inteligente ainda seja através de uma boa campanha de gotejamento. Quer saber mais desse assunto? Então vem comigo para entender melhor!
O que é uma campanha de gotejamento?
Se você ainda não sabe o que são essas tais campanhas de nome engraçado, eu te explico. Campanha de gotejamento, drip marketing, e-mails automatizados… Todos esses termos se referem ao processo de criar uma comunicação automática para seus leads, nutrindo-os com informações relevantes para que nenhum relacionamento seja perdido.
Com ela, você pode ter a liberdade de criar e programar tais disparos sem a preocupação de acompanhá-los a cada novo lead. O segredo está em qual tipo de campanha de gotejamento usar, e como usá-la da melhor forma.
Campanhas de e-mail quente vs frio
Há dois tipos de e-mail dentro desse universo: os quentes e os frios. Diferente do que os nomes indicam, em nada possuem ligação com temperatura. Neste caso, trata-se da qualificação do lead, ou seja, pontos em que os diferenciam um do outro (e que fazem toda a diferença na hora de você criar sua campanha).
Em e-mails quentes, são exploradas comunicações para leads que já demonstraram interesse ou envolveram-se de alguma forma com seu negócio. Seja um carrinho de produtos abandonado, ou um cliente que realizou uma compra há algum tempo, e que necessita apenas de pequenos incentivos para voltar a engajar com seu conteúdo.
Já em e-mails frios, encontramos um cenário contrário. Aqui, o intuito é reconquistar um lead que “esfriou” a amizade. Ou, ainda, que não é envolvido com seu negócio e tampouco demonstra interesse de adquirir novas informações. E-mails frios tendem a ser mais delicados, justamente por tratar de leads que possam estar à beira do cancelamento de assinatura.
A seguir eu mostro fórmulas infalíveis para e-mails frios, a fim de criar relacionamentos mais fortes com possíveis clientes.
Tipos de campanha de gotejamento
Conheça alguns dos formatos mais conhecidos e entenda melhor sobre essa estratégia:
E-mail de boas-vindas
A primeira impressão é a que fica. Seja por ter assinado um e-book, se inscrito em algum curso ou newsletter… O e-mail de boas-vindas é tão importante quanto um bom aperto de mão no início de uma conversa. Afinal, ele determina o relacionamento que você deseja ter com seu cliente. Ou seja, abre oportunidades de levá-lo a conhecer mais aspectos (ou produtos) do seu negócio, explorando esse primeiro contato como algo além de uma simples confirmação de ação.
Confirmação de compra/inscrição
Muitas vezes o foco de expansão do seu negócio pode estar em obter novos leads. Entretanto, manter aqueles que já são clientes, levando-os à uma nova compra, é ainda mais crucial. Assim como o e-mail de boas-vindas, campanhas de confirmação de compra/inscrição são essenciais para manter um relacionamento atencioso com seu público. Isso porque elas abrem ainda mais o seu leque de negócios para aqueles que já demonstram interesse de consumo.
Reengajamento de leads
Já falei sobre a importância da comunicação com novos leads e o engajamento com aqueles que são ativos com seu negócio. Agora, o foco é com aqueles que estão um pouco sumidos, também conhecidos como leads frios. Aqui, o intuito é restabelecer uma conexão com perfis pouco envolvidos com sua comunicação, criando oportunidades que os incentivem à retomada de interação e evite o cancelamento de assinatura.
Um bom exemplo disso são as campanhas de Carrinho Abandonado, localizando clientes que não finalizaram a ação de compra, criando um lembrete para a finalização. Seja com um cupom especial, uma condição limitada ou apresentação de novos produtos. É hora de reconquistá-los!
A importância da campanha de gotejamento nas suas estratégias de marketing
O processo de criação de conteúdo pode ser, muitas vezes, demorado, e por isso a automação de marketing é perfeita. Nela, você economiza tempo (e dinheiro) ao criar conteúdos prontos baseados em fatores como períodos específicos ou ações do usuário, deixando essa inteligência trabalhar por você.
Atuando como “gotas” comunicacionais que “caem” em períodos específicos, esse formato de campanha por e-mail mantém uma frequência de relacionamento com cursos e propósitos definidos. Lembro ainda que estão sempre adaptados para cada tipo de comportamento ou ação por parte do cliente. Ou seja, a mensagem certa no momento certo, evitando desperdício de estratégias não relevantes.
É através desse processo criterioso que mora a importância de uma boa campanha de gotejamento. É preciso qualificar e nutrir seus leads de forma inteligente, visando não apenas uma otimização de tempo e aumento de resultados, como também um relacionamento cada vez mais próximo e fidelizado com seu público-alvo, diferenciando-se do resto do mercado.
Pode parecer complicado, mas não é. Inclusive, existem algumas ferramentas de automação de e-mail marketing que podem te ajudar a diferença em seu conteúdo.
Dicas para uma campanha eficiente
É chegada a hora de criar suas campanhas de gotejamento. Isso mesmo, no plural!
Como mostrei acima, são diversas as formas em que você pode explorar este formato de e-mail. Porém, todo cuidado é pouco! Afinal, tais campanhas servem como formas de abordagem em diferentes etapas do processo de navegação do seu cliente. Encher as pessoas de informação e excesso de contato pode ser um fator decisivo para ela decidir cancelar sua assinatura. Portanto use, mas não abuse.
Conheça e categorize seus leads
Antes de tudo, é preciso saber os diversos tipos de público com que você irá se comunicar.
Através da diferenciação de e-mails quentes e frios, podemos ter uma ideia da cadeia de leads que um negócio pode ter, e a quantidade de assuntos e oportunidades a serem explorados. Logo, você não corre o risco de comunicar a mesma mensagem para diferentes grupos de leads, tornando o conteúdo relevante para cada tipo de leitor.
Organização de objetivos é fundamental
Ao saber para quem se está comunicando, o próximo passo é estabelecer propósitos específicos para a sua mensagem — e quais resultados deseja alcançar com a sua campanha. Deseja apresentar e vender um novo produto? Trazer um lead frio de volta à ativa? Tornar um lead de pós-evento em cliente? Tenha metas e objetivos claros ao direcionar seu conteúdo, para que a mensagem certa chegue ao destino final certo.
O conteúdo é chave
Leads definidos e agrupados com metas propostas: é chegada a hora de criar seu conteúdo para cativá-los. Tente levá-los em uma jornada onde a parada final é a realização do objetivo de sua campanha.
Para tanto, pesquise o que é feito no mercado e como outras empresas estão anunciando. E, a partir daí, planeje estratégias diferenciadas que se destaquem entre os demais e sem perder a essência do seu negócio.
Experimente lembretes sazonais, como aniversários e datas comemorativas. Dessa forma você consegue mostrar ainda mais proximidade e manter seu negócio no top of mind de seus possíveis novos clientes.
Respeite a frequência
Ninguém gosta de ser bombardeado de informações, mesmo quando o assunto é algo que gostamos. Por isso, tão importante quanto enviar um e-mail para a pessoa certa é enviar o e-mail no momento e tempo certo. E isso vale para os dois lados da moeda: tanto o excesso de informação como a falta dele também.
Entender como seus leads funcionam é fundamental para poder criar tais calendários de tempo. Para isso, pesquise com base nos seus dados o dia e hora em que as taxas de abertura de e-mail são maiores. Além disso, esteja atento aos feriados e finais de semana: são poucos os que ficam atentos à caixa de e-mail.
E então, vamos pôr a mão na massa? Confira este guia completo para as campanhas de gotejamento e comece já a criar campanhas inteligentes e que facilitem seu fluxo de trabalho.