Qualquer negócio é, de alguma forma, um negócio de tecnologia. Esse talvez seja o grande imperativo dos nossos tempos e não poderia ser diferente quando refletimos sobre as melhores alternativas em termos de divulgação e promoção de produtos e serviços. Das redes sociais às mídias convencionais – em especial, no âmbito do digital -, temos um leque variado de opções para garantirmos uma dinâmica sustentável e do tipo ganha-ganha. Em outras palavras, temos ferramentas e estratégias capazes de criar ótimos resultados para os negócios ao mesmo tempo em que geramos valor para os consumidores. E é justamente a busca por esse equilíbrio que eu acredito ser a base das iniciativas de promoção, independentemente do tamanho do seu negócio. Quem quer vender mais e cativar os clientes precisa ir muito além dos indicadores – como preço e prazo de entrega -, é preciso construir e entregar relevância.
Para tangibilizar esse pensamento, costumo dizer que os negócios devem se ver e agir como curadores de informação, e isso traz reflexos diretos na construção das campanhas promocionais e das jornadas de compra dos clientes. Na nossa indústria, por exemplo, é sabido que em determinada época do ano teremos uma atualização generalizada de preços. Tendo essa informação em mãos, poderíamos simplesmente fazer uma campanha para zerar os estoques de olho apenas nos números, e não é isso o que fazemos. Quando olhamos com carinho para os clientes, entendemos o que esse fato – a atualização de preços, no caso – representa na vida das milhões de pessoas que contam com a nossa marca diariamente. Para uma parcela delas, trata-se de uma oportunidade pontual. Para outra, no entanto, estamos falando de uma economia que pode gerar efeitos positivos e duradouros, percebidos durante todo o ano.
É o que acontece com pessoas que têm a necessidade de fazer uso contínuo de algum medicamento. Comunicar para elas de maneira clara e efetiva que os preços irão aumentar é de grande relevância, pois permite que atualizem o seu planejamento de compra e estoquem o necessário para poupar. Notem como essa abordagem é interessante: a partir do calendário de preços da indústria, podemos criar uma ação que visa gerar uma experiência realmente positiva e benéfica para os clientes. Na prática, isso vai fazer toda a diferença quando, por exemplo, tivermos que estabelecer as negociações internas, entre as várias áreas da nossa empresa, para garantir que a campanha seja criada, rode com sucesso e entregue o resultado desejado. Na grande maioria das vezes, as pessoas se engajam em causas, e nada é mais importante do que o bem-estar e a felicidade de quem atendemos.
E não há fórmulas prontas. Trouxe um exemplo do que acontece no setor de medicamentos, mas podemos extrapolar esse pensamento para qualquer outro produto, negócio ou serviço. O que importa é o ponto de partida: criarmos campanhas relevantes. Tendo esse foco, podemos plugar os elementos necessários para sairmos do planejamento e chegarmos à execução. Outro ponto fundamental é conhecer profundamente os nossos clientes. Hoje, há um grande número de possibilidades para obtermos dados que nos ajudam a tomar boas decisões. De ferramentas gratuitas, como as que o Google oferece, a rodas de conversa com consumidores recorrentes, o importante é aumentar a nossa capacidade de interpretar os comportamentos de consumo e antecipar necessidades. Já que você está lendo este artigo, deixo o convite: explore os conteúdos disponibilizados pelo time do E-Commerce Brasil! Tenho certeza de que trarão ótimos insights para o seu negócio!
Transforme a criação de uma campanha promocional em uma jornada de conhecimento para o seu negócio
Muitas vezes, quando temos uma tarefa muito específica para realizar, deixamos de lado o nosso olhar periférico, e isso pode nos fazer perder oportunidades, especialmente quando pensamos na cultura dos dados. As informações em si não nos dizem tanto quanto as correlações que podemos fazer, ou seja, há mais valor nas interpretações do que nos dados. E é justamente no momento em que fazemos a curadoria dos dados que podemos ter insights poderosos, capazes de nos fazer enxergar o que ninguém mais está percebendo. Enquanto prepara o terreno para a sua próxima campanha, fique atento às entrelinhas. O que os números têm a dizer para além das perguntas que você faria normalmente? Deixe de lado os conceitos previamente estabelecidos e ouse brincar, questionar, exercer a sua curiosidade. É surpreendente o que podemos encontrar quando deixamos o foco um pouco de lado e olhamos para os lados.
Três dicas do que você deve considerar na hora de criar a sua campanha
Passaria dias escrevendo sobre temas importantes dentro da digitalização das campanhas, mas resolvi fechar este artigo com dicas bem práticas, que você pode colocar em ação a qualquer momento! Vamos lá?
Qual é o momento da jornada de vida do seu cliente? – Essa pergunta nos ajuda a dar um próximo passo em relação à compreensão das necessidades do nosso cliente. Cada pessoa tem a sua própria jornada, e uma boa campanha é aquela que leva isso em consideração. Por exemplo: um mesmo anúncio deve ser exibido em horários diferentes se estou considerando pessoas que têm rotinas distintas. Escolher o momento adequado para se comunicar com o consumidor é fundamental para garantir que ele veja o conteúdo e, mais do que isso, para que ele esteja receptível e não entenda aquilo como uma distração inadequada ou algo sem sentido. Coloque-se no lugar do seu cliente e seja bastante detalhista na hora de desenhar as etapas de comunicação da sua campanha!
Personalize tudo o que for possível! – Hoje, há ferramentas que nos permitem customizar vários aspectos da nossa campanha. Com base nos dados que tiver à disposição, crie as melhores combinações entre conteúdo, plataforma, horário, tipo de mídia e design. Fracione a campanha em quantos nichos for necessário, pois a digitalização pede por uma abordagem individualizada dos clientes. A era dos anúncios massivos ficou para trás.
Nada é constante, a não ser a mudança! – Ainda que dê mais trabalho, trate as suas campanhas como seres vivos. Por mais que tenhamos um ótimo planejamento e que a execução esteja excelente, é preciso modificar os parâmetros porque a realidade das pessoas é dinâmica. Em alguns dias, o momento de vida do consumidor pode mudar radicalmente, e precisamos nos apropriar dos dados para mudarmos junto com o cliente. Em outras palavras, as campanhas não podem ser estáticas, elas precisam ter uma dinâmica adaptativa. O objetivo final não pode ser a venda pela venda, mas sim a construção e a manutenção de relações. E toda relação pede por atenção constante.
Espero que essas dicas possam contribuir diretamente para o seu dia a dia! E já fica o convite para nos encontrarmos aqui e continuarmos esse papo em breve.