Você conhece o conceito da expressão em inglês “Drop Shipping”? Se não, talvez já tenha passado por uma experiência online com alguma grande marca que aplica o método e ainda não saiba.
Trata-se de um modelo de negócio em que o vendedor não conta com estoque: a cada venda realizada, ele entra em contato com o fornecedor e este envia o produto diretamente para o cliente que realizou o pedido.
Interessante, não é? Porém, apesar de oferecer inúmeras vantagens (especialmente para os administradores de e-commerce), essa é uma técnica que, como qualquer outra, requer certos cuidados ao ser aplicada.
A seguir, acompanhe os principais fatores que precisam ser levados em consideração antes de optar por adotar ou não o Drop Shipping no seu negócio online e tome sua decisão com segurança.
Por que o Drop Shipping vale a pena?
Investimento baixo
Primeiro ponto: investimento. Essa é possivelmente a maior vantagem do Drop Shipping, já que os gastos são significativamente menores em relação a outros modelos de negócio.
Como o lojista não precisa estocar os produtos de determinado fornecedor para poder revendê-los, podendo também encomendá-los a preço de atacado em quantidades pequenas, o capital de giro inicial pode ser menor.
Além disso, a ausência de depósito torna desnecessária a locação de um espaço físico de armazenamento, e o computador pode ser seu único instrumento de trabalho. É preciso investir apenas na plataforma e seus atributos.
Risco de déficit reduzido
Não havendo necessidade de estoque, diminui também o risco de que o investimento em mercadorias seja perdido, pois cada produto é movimentado de acordo com a demanda.
O vendedor não passa pelo inconveniente de apostar em uma tendência de mercado incerta, comprar diversos artigos que acredita que serão populares e acabar com todos os produtos inutilizados.
Escolhendo fornecedores com preços justos e de boa qualidade e gerenciando adequadamente as políticas de cancelamento de compra, a margem de lucro também é maior graças à ausência de gastos com embalagem e frete.
Flexibilidade
A flexibilidade é outro grande benefício. Justamente por não requerer diversos equipamentos e objetos, o Drop Shipping permite que o vendedor trabalhe de qualquer lugar.
A dinâmica de frete para os consumidores também é facilitada, pois os fornecedores que trabalham em parceria com e-commerces neste modelo geralmente já têm seus meios de entrega preferidos e confiáveis. Isso traz praticidade para a loja virtual, que apenas acompanha todo o processo.
Existe também a possibilidade de trabalhar com diversos fornecedores e oferecer produtos similares de diferentes marcas em seu e-commerce, aumentando a chance de conversões. Assim, quando um consumidor em potencial pesquisar por algum item, pode conferir outras opções no mesmo lugar e fazer sua escolha contando com uma ampla base de comparação – sem seguir para o e-commerce concorrente.
Quais as desvantagens do Drop Shipping?
Menos autonomia
O Drop Shipping, no entanto, também possui alguns aspectos não tão positivos para os lojistas. Como a preparação e o envio dos produtos são delegados a terceiros, o administrador do e-commerce perde o controle total do processo – o que não diminui, contudo, sua responsabilidade em relação à experiência de compra do consumidor.
Se o fornecedor não oferecer dados atualizados sobre o estoque, existe o risco de que o cliente escolha uma mercadoria, efetue o pagamento por ela e só depois seja informado de que a mesma está indisponível. Situações como essa podem diminuir a credibilidade da marca e fazer com que a pessoa em questão deixe de consumir novamente – é preciso ter atenção em dobro!
O vendedor também não possui muitas alternativas de ação caso ocorra algum atraso na entrega ou o produto se extravie, por exemplo. Nesse caso, o diálogo com o cliente pode se tornar mais complicado, pois ainda será necessário posicionar-se a respeito e desenvolver uma solução.
Aspectos legais
Se a escolha dos fornecedores para a aplicação do Drop Shipping deve ser extremamente criteriosa, em relação a empresas fornecedoras internacionais o administrador do e-commerce precisa ser ainda mais cauteloso.
Isso porque todo produto importado passa pelas barreiras alfandegárias, e seus procedimentos de verificação podem atrasar a entrega do produto e fazer com que o cliente o receba depois da data prevista.
Também não se pode excluir a possibilidade de que o artigo seja retido e tributado, o que gera custos não planejados anteriormente e exige a apresentação de documentos que podem levar algum tempo para serem providenciados.
Alta concorrência
Como a maioria dos fornecedores de Drop Shipping são internacionais, a diversidade de produtos essencialmente positiva para o vendedor pode se tornar um problema caso o e-commerce não acompanhe as inovações.
Justamente por esse modelo de negócio ser bastante popular, o mercado já se encontra relativamente saturado neste contexto e é preciso um esforço significativo por parte do lojista para obter destaque em relação aos concorrentes.
Os preços, também, são bastante competitivos, tornando necessária uma eficiente estratégia de precificação que mantenha uma boa margem de lucro mas ainda esteja dentro dos padrões comerciais.
Para outros detalhes sobre os prós e contras do modelo, confira este vídeo.
Como obter um diferencial no Drop Shipping?
Associe sua reputação a boas empresas
Fornecedores de peso que contam com políticas e serviços confiáveis e eficientes são fundamentais para a boa imagem da loja virtual, afinal estão diretamente relacionados à qualidade do produto e ao bom funcionamento da logística. Parcerias bem ajustadas trazem benefícios a todos os envolvidos.
Agregue valor ao produto
É preciso oferecer um bom motivo ao cliente para que ele dê preferência ao seu e-commerce e não outro do ramo (talvez com os mesmos fornecedores e até preços menores). Acrescente certa originalidade à sua loja, apresentando os produtos de forma criativa.
Forneça informações detalhadas
Transparência com o público é sempre o ideal. Antecipe-se a possíveis mal-entendidos em relação a especificações e origens dos produtos, custos adicionais de frete, previsão de entrega, prazos para cancelamento de compra e trocas.
Disponibilize em sua página todas as informações e orientações necessárias para que o consumidor possa sentir-se seguro ao efetivar a compra, deixando-o a par de todos os procedimentos realizados.
Certifique-se também de que o seu e-commerce conte com todos os espaços adequados para isso: descrições nas páginas de produto, página de Perguntas Frequentes, página com instruções para comprar e efetuar pagamentos e quaisquer outros recursos pertinentes.
Conclusão
Contando com uma plataforma completa em termos de usabilidade e recursos visuais, escolhendo os parceiros certos, tomando todos os cuidados para evitar complicações e sabendo direcionar suas campanhas de marketing para atingir o público-alvo, é possível aproveitar as facilidades de logística oferecidas pelo Drop Shipping e contribuir para o crescimento do e-commerce no Brasil.