No universo do comércio eletrônico, a busca por soluções flexíveis se tornou um exercício diário. Sua loja virtual precisa a todo o momento comunicar-se, criar desejo, vender, garantir o preço ideal, atender às necessidades do cliente, manter o estoque em dia e entregar o produto em um prazo satisfatório.
Mas, quando se trata de estocar e entregar, os processos logísticos criam margem para outras discussões – entramos então no terreno das operações logísticas. As duas principais operações desenvolvidas pelos lojistas de e-commerce que não querem – ou ainda não podem – manter estoques são o dropshipping e o cross docking.
O Dropshipping funciona como uma solução que visa estabelecer parcerias com fornecedores e catalogar seus produtos em sua loja virtual, abrindo mão do uso de um estoque próprio. Quando o cliente efetua uma compra, o lojista recebe, tira o seu lucro e compra o produto do fornecedor, que o envia diretamente ao cliente.
Já no Cross Docking, conforme o cliente efetua uma compra, o lojista solicita que o fornecedor envie o produto a um centro de distribuição (armazém) que,por meio de um sistema de redistribuição, envia o produto para o cliente. Em casos de lojistas menores, a própria sede do e-commerce pode funcionar como esse “armazém intermediário”.
Principais características das duas operações:
Dropshipping: | Cross Docking: | |
Armazenamento: | Não há armazenamento. | O armazenamento é limitado ou nulo, realizado através dos centros de distribuição. |
Entrega: | A entrega do produto ao cliente é feita diretamente pelo fornecedor. | A entrega do produto é feita através da equipe (ou transportadora) do centro de distribuição. |
Exclusividade nos produtos: | Alta variedade de produtos. | Alta variedade de produtos. |
Lucratividade: | Alta lucratividade para o lojista. | Lucratividade satisfatória para o lojista. |
Vantagens: | Não há custos com estoque, pacote e armazenagem. | Não há custos com estoque, mas pode haver com pacote e armazenagem. |
Desvantagens: | Pode ocorrer lentidão de despacho do fornecedor e haver problemas alfandegários no caso de importação. | Dificuldade de sincronia entre os envolvidos no processo geral do cross docking. |
Gestão estratégica | O lojista deve orientar seu cliente e esclarecer sobre o prazo entrega. É necessário acompanhar a venda até que o cliente confirme o recebimento do produto. | Cuidado com a eficiência no fluxo de informações entre os envolvidos. É imprescindível sincronizar as atividades entre lojista, fornecedor, distribuição e transportadora. |
Antes de abrir um e-commerce e adotar qualquer um dos modelos, pesquise e analise com calma qual opção se encaixa melhor ao seu tipo de produto e, principalmente, avalie as ferramentas que possam facilitar sua gestão.
Uma plataforma robusta e que permita a integração de diferentes estoques à sua loja virtual é essencial para evitar que você venda ao cliente produtos que já não estão mais disponíveis em seus fornecedores.