Diferenciar a marca em um mercado cada vez mais concorrido. Essa é uma das vantagens do investimento em um e-commerce de nicho.
A proposta, no caso, é atuar com produtos que atendem a um segmento específico do mercado de consumo.
Ao fazer isso, a marca consegue um posicionamento mais certeiro e, se tudo der certo, torna-se uma referência no setor.
A partir daí, pode estabelecer uma relação mais próxima com seu público, o que pode até influenciar na política de preço.
É comum, por exemplo, que as lojas segmentadas consigam se manter numa faixa de preço mais premium, na medida em que oferecem um produto único.
Interessado em entender melhor o que precisa ser feito para ter um e-commerce de nicho? Vamos explicar tudo neste artigo, usando como exemplo as operações que focam no público jovem. Acompanhe!
Por que investir em um e-commerce especializado?
Um dos principais benefícios do e-commerce de nicho é a possibilidade de enfrentar uma concorrência menos acirrada.
Não é fácil, para os negócios de menor porte, vencer a disputa com grandes lojas, que têm como diferencial uma ampla oferta de produtos.
Ao optar por determinado segmento, então, o e-commerce tem como direcionar melhor os seus esforços.
Para que isso dê certo, a primeira dica é estruturar a proposta de valor do seu negócio. Essa é uma das chaves do sucesso dos negócios nichados: é imprescindível conhecer a fundo a categoria escolhida e, claro, entender as necessidades do público-alvo que pretende trabalhar.
Se o foco é o público jovem, é preciso conhecer o comportamento desse público e as suas demandas.
Foi assim que nasceu a Piticas, rede de franquias especializada no universo geek. Os irmãos Felipe e Vinícius Rossetti tiveram a ideia de fundar uma empresa voltada para produtos relacionados aos quadrinhos, filmes e séries depois de passarem uma temporada nos Estados Unidos.
A produção verticalizada, focada em artigos para fãs desse universo, transformou-se num sucesso: hoje, a empresa é uma das maiores fábricas de vestuário especializada em estampas da cultura pop do país. Produz de 17 a 19 mil camisetas por dia, com mais de 500 funcionários e mais de 300 lojas franqueadas espalhadas pelo país.
Quais as vantagens do e-commerce de nicho?
Estabelecido o modelo de negócio, o e-commerce de nicho tem como obter outras vantagens no seu dia a dia, como:
Melhor relacionamento com o cliente
Por estar focado em linhas específicas de produtos, fica mais fácil para o gestor entender as características e as necessidades do público-alvo.
A partir daí, a loja consegue ter produtos e serviços mais adequados, além de trabalhar melhor a comunicação com o seu público.
Com um foco mais restrito, é possível direcionar melhor as ações em redes sociais e mesmo a mídia paga, como links patrocinados.
Fidelização mais eficiente
Quanto maior a proximidade com o público, melhor para as estratégias de fidelização.
Com uma rede de clientes bem definida, o e-commerce tem como se organizar para engajar essa pessoa em torno da marca.
O resultado da fidelização é bem conhecido: compras recorrentes, ticket de vendas mais alto e maior número de defensores para a marca.
Pensando no público jovem, é importante lembrar que a nova geração confere muito valor para as informações compartilhadas.
Atenção: atender às demandas desse público exige atenção com o conceito omnichannel.
Como nativos digitais, os jovens apreciam a liberdade de poder comprar e se relacionar com suas marcas favoritas em diversos canais, sem diferenciação.
Mais economia na estruturação do negócio
Um dos pontos mais importantes para atuar com a venda pela Internet é a estruturação da plataforma de e-commerce.
Ao optar por uma categoria mais restrita, o empreendedor não precisa de uma operação muito complexa para a loja.
Posicionamento de marca mais preciso
Atuar num nicho específico permite, ainda, a criação de uma identidade mais forte com o público, justamente por meio do posicionamento da marca.
É provável que a loja tenha mais facilidade no desenvolvimento da identidade visual (por causa do foco mais restrito) e na própria definição das expressões da marca.
Logística facilitada
No caso da logística, o ganho advém da possibilidade de adotar padrões únicos para a distribuição das mercadorias.
Quem atua com uma grande variedade de produtos precisa administrar melhor os seus processos nessa área, até pela diferença de embalagem e mesmo da forma de distribuição dos itens.
Importante citar, também, a possibilidade de trabalhar com um número menor de fornecedores, o que facilita a gestão do negócio.
Quais são os melhores nichos de mercado?
Quando se pensa no e-commerce de nicho, é difícil enumerar quais categorias são mais importantes. Afinal, em praticamente todos os setores é possível encontrar demandas não atendidas.
Moda, beleza e bebidas, por exemplo, são segmentos que apresentam excelentes oportunidades para o público jovem.
Esses setores têm liderado as vendas no e-commerce, e uma das razões é justamente o fato de atraírem consumidores que lidam melhor com o ambiente digital.
Como falar com o público jovem?
Se o objetivo é atuar com um e-commerce de nicho para o público jovem, é importante redobrar o cuidado com a comunicação.
O uso de redes sociais, como Instagram, deve ser analisado, bem como a opção de se trabalhar com o marketing de influência.
A análise da lista de seguidores dos influenciadores digitais, por exemplo, mostra que a maior parte pertence ao público jovem.
Esse público valoriza mais a interação social que acontece nessas plataformas. Portanto, quem pretende se firmar como marca de referência precisa saber trabalhar nesse universo.
Como ter um e-commerce de nicho bem-sucedido?
Ter um e-commerce bem-sucedido para o público exige atenção com estes pontos:
1. Conhecimento do público
Já fizemos referência à necessidade de conhecer bem o público do e-commerce de nicho, mas vale enfatizar: o público jovem é mais exigente nesse aspecto.
Como esse target é mais afeito aos produtos que estão na moda, é importante manter-se atualizado sobre as referências “do momento”.
Lembre-se de que essas informações ajudarão na definição dos produtos e também na comunicação, na realização de promoções, enfim, na abordagem direta do público.
2. Use a linguagem adequada
O conhecimento do público será prioritário para que a loja consiga usar a mesma linguagem que o seu cliente.
Os termos mais informais fazem parte desse universo, então, nem pensar em abrir mão deles. Mas certifique-se de que isso seja feito de forma natural, e não “forçada”.
3. Invista na conexão
O jovem passa o tempo todo conectado à Internet. Portanto, disponibilize todos os canais possíveis para atendê-lo, como redes sociais e WhatsApp.
Agilidade é outro requisito importante, uma vez que, por natureza, trata-se de um público impaciente.
4. Cuide da qualidade da loja
Ambientes de fácil navegação são desejados por todos os públicos. Porém, no caso do jovem, atente também para:
- rapidez no carregamento das páginas, uma vez que os dispositivos móveis têm a preferência desse público;
- cores e design mais atrativos;
- mais possibilidades de interação;
- conexão com redes sociais.
Ter um e-commerce de nicho focado no público jovem pode ser uma saída rentável para quem pretende empreender ou expandir sua loja física para o ambiente online. O comércio eletrônico tem crescido porque representa boas oportunidades de negócios.
Para ter um negócio bem-sucedido, no entanto, é preciso investir em uma operação profissional, que explore adequadamente todos os recursos disponíveis nessa área.