Muitos consumidores já dão preferência para os canais digitais na hora das compras, seja para adquirir uma roupa, um móvel ou até mesmo um item de supermercado.
Se houve um período em que as pessoas tinham receio de comprar online, seja por não ter uma experiência tão completa quanto a oferecida em uma loja física – sem contato com o produto ou a certeza de que ele será entregue -, essa já não é mais a realidade. Só no ano passado, o comércio digital cresceu 27%, segundo dados da Neotrust.
E nós não podemos negar que a experiência de compra oferecida na Internet é muito diferente do comércio físico. Porém, isso não quer dizer que as lojas online não podem tentar se aproximar desse momento de encanto, em que os olhos do cliente brilham ao encontrar o produto que é exatamente o que ele procurava: o efeito “uau”.
O papel da vitrine digital
São inúmeras as diferenças entre o comércio físico e eletrônico: desde o visual merchandising, ponto de vendas, formato de entrega e interação na jornada de compra. Mas, sem dúvidas, entre as principais diferenças entre esses formatos estão o contato real com os produtos e com um vendedor, que pode responder todas as dúvidas sobre o item ou a compra na loja física.
Porém, é aí que entra todo o poder da vitrine online! Enquanto nas lojas físicas o cliente chega até os lojistas com suas dúvidas, no online nós temos a oportunidade de antecipar essas questões e respondê-las apenas com um cadastro de produtos bem completo.
Na Internet, o seu cadastro de produtos funciona como um vitrinismo do mundo online. Por meio das imagens que você oferece, o cliente terá um contato visual com o item. E, com a descrição e a ficha técnica, ele conseguirá informações mais detalhadas sobre os produtos, que fazem a voz do “vendedor” dentro do digital.
Ou seja, com um cadastro bem feito, você dá o primeiro passo para criar o efeito “uau” e oferecer uma experiência de compra completa, mais próxima da oferecida pelas lojas físicas.
Impulsionando as suas vendas online
Vamos pensar em algumas situações. Se você vende móveis, por exemplo, que tipo de dúvida você acredita que os seus clientes poderiam ter? Eles vão querer saber detalhes sobre o material, a resistência e, claro, o tamanho do produto. Afinal, ele precisa ter certeza de que o móvel irá caber no espaço disponível.
Sendo assim, essas questões devem estar muito claras na descrição do seu produto ou na ficha técnica, fornecendo o máximo de detalhes aos clientes e evitando que eles tenham qualquer dúvida na hora da compra.
As imagens completam a vitrine online, ilustrando a descrição e fazendo com que o cliente tenha uma noção mais completa do produto. Em algumas categorias, as fotos com fundo branco cumprem o papel de mostrar todos os detalhes do item. Porém, em outros casos, as fotos em cenários variados são extremamente importantes.
Por exemplo, imagine que você está vendendo uma bolsa online. Como será mais fácil para o cliente saber o tamanho da bolsa, com uma descrição do tamanho em centímetros ou com uma foto de uma pessoa utilizando a bolsa?
Essa contextualização dos seus produtos em imagens, atrelada a um discurso completo e vendedor, é extremamente importante para a decisão de compra dos seus consumidores, que vão sentir mais confiança na sua loja e tomar decisões de compra mais rapidamente.
Recursos que dão um empurrãozinho
De acordo com o Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 21% dos consumidores compram no varejo físico justamente para serem atendidos por alguém.
Mas a boa notícia é que existem diversas formas de você realizar esse atendimento online, e esses consumidores estão abertos para essa possibilidade. Inclusive, de acordo com a pesquisa, 46% já realizaram uma compra com ajuda de vendedores por meios online, como chat ou redes sociais.
Hoje, algumas plataformas de marketplace já oferecem soluções para facilitar esse processo, como funcionalidades de Perguntas & Respostas, onde os clientes podem tirar suas dúvidas diretamente com os lojistas.
Essa função traz uma oportunidade enorme para o lojista, pois, ao responder uma pergunta, ele pode tirar a última dúvida que o cliente tinha e dar um empurrãozinho para que ele finalize a compra.
Além disso, se a compra atender às expectativas do cliente, ele pode avaliar bem a sua loja ou o seu produto e deixar um comentário na plataforma, o que é muito positivo para o seu negócio e para os seus futuros clientes.
O efeito “uau” é mais fácil do que você imagina
A verdade é que, para causar o efeito “uau” e encantar os seus clientes, você não precisa ter uma loja física para atendê-los bem ou enviar um brinde personalizado em cada pedido.
Uma jornada de compra que coloca o cliente em primeiro lugar em todos os momentos causa o efeito “uau’. Afinal, quando o cliente tem uma experiência de compra boa e facilitada, recebe o produto bem embalado, correspondente às imagens e descrições analisadas na hora da compra, dentro do prazo e, caso precise, também é bem atendido – antes da compra ou no pós-venda -, ele fica encantado!
E o encantamento e a fidelização andam lado a lado, pois quando o cliente se satisfaz com a aquisição, ele volta a comprar e ainda indica o seu negócio para outras pessoas. Nada melhor para impulsionar o seu negócio, não é mesmo?
Espero que essas dicas ajudem a levar o seu negócio mais longe, criando uma experiência de compra inesquecível para os seus clientes. Até a próxima!
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