As grandes empresas estão percebendo que vale a pena investir em soluções de mobilidade para otimizar e automatizar diversos setores, como atendimento ou vendas, e estão investindo nessas tecnologia. As principais vantagens dessas soluções são a agilidade e a rapidez da informação, que resultam num melhor relacionamento com clientes e parceiros.
Com os setores automatizados, é possível que o funcionário que realiza o atendimento, por exemplo, tenha em mãos todas as informações de que necessita para resolver as questões. Uma das formas mais utilizadas de automatização é adquirir plataformas que possibilitem a troca de informações entre o banco de dados e os dispositivos móveis. Sendo assim, tudo o que for realizado pode ser atualizado em tempo real nos sistemas legados das empresas de pequeno, médio e grande portes. Não podemos esquecer que a informação, muitas vezes, tem prazo de validade e é perecível como o alimento.
Já existem no mercado soluções que oferecem essa troca de informações, a localização, a prioridade e a disponibilidade dos atendentes, além do completo gerenciamento dos dispositivos e o acompanhamento do status para atendimento dos serviços. Tudo isso de maneira simples, rápida e segura.
O que vem acontecendo é que as empresas estão usando um aplicativo que localiza atendentes juntamente com outro que disponibiliza a troca de informações entre a central e os dispositivos móveis. Essa junção tem sido utilizada por grandes companhias, principalmente no setor de atendimento, e o resultado é bastante positivo.
Funciona da seguinte forma: um aplicativo disponibiliza informações em tempo real interna ou externamente. Assim, é possível fazer o gerenciamento dos clientes que deverão ser visitados. Os técnicos recebem todas as informações inerentes ao chamado e podem dar o retorno do atendimento.
Além disso, esse mesmo aplicativo fornece a localização geográfica dos técnicos e das ordens de serviço. Com essa informação, pode-se saber o tempo de deslocamento do técnico até o local do atendimento, o trajeto percorrido no dia e a rota das ordens de serviço mais próximas do técnico, o que garante economia de tempo e otimização.
Outro aplicativo pode integrar sistemas móveis a sistemas de retaguarda centralizados ou distribuídos. Desse modo, todos os dados corporativos dos smartphones ou tablets podem ser centralizados em uma base de dados, o que possibilita que plataformas diversas em dispositivos móveis troquem informações com o Banco de Dados.
Portanto, é possível a troca de informações por meio de qualquer plataforma móvel, garantindo maior agilidade e flexibilidade. Nesse caso, a comunicação pode ser feita por redes de celulares, cabos de conexão, Bluetooth ou Wi-Fi.
Com todas essas facilidades, a automatização dos processos de envio, solicitação, atualização, acompanhamento e gerenciamento de ordens de serviços e do trabalho realizado em campo são seguras. Além disso, o atendimento se torna mais completo, pois em comunicação direta com os sistemas da empresa o atendente pode realizar tudo o que for necessário, sem precisar ir várias vezes ao mesmo local.
Essa nova possibilidade é interessante para a área de atendimento, mas diversas outras aplicações podem ser desenvolvidas visando a outros setores. Cabe a cada organização buscar empresas confiáveis e que ofereçam a solução que se encaixe melhor em seu perfil. Depois é só aguardar os resultados, que certamente serão positivos.