Não há dúvidas de que as mídias sociais são excelentes canais para trazer tráfego e propagar o conteúdo das lojas online. O Facebook, maior de todas as redes sociais, por exemplo, tem atualmente 1,44 bilhão de usuários ao redor do mundo – estima-se que mais de 60 milhões deles estejam no Brasil. Contudo, é muito importante ter um bom planejamento para mídias sociais para que o trabalho traga resultados reais e esperados ao negócio.
É preciso ser interessante e gerar engajamento, se o seu e-commerce não está ligado ao nome de uma celebridade ou de uma marca icônica, muito do resultado nas mídias sociais só virá depois de esforço e estratégia. Você precisa ser capaz de manter uma forte presença social através da partilha de conteúdo relevante, de uma periodicidade que não seja enfadonha para os usuários e de ações que gerem envolvimento (cliques, curtidas, compartilhamentos, comentários, conversões, etc.).
Conseguir a atenção do público está ficando cada vez mais difícil: à medida que cresce o número de usuários, as timelines são tomadas por muitos conteúdos. E é justamente com conteúdos de todas as formas, em todos os momentos, que o seu negócio vai disputar a atenção do público. As pessoas que estão passeando na timeline só vão parar no seu post se for algo realmente relevante.
Portanto, o conteúdo deve ser muito bem pensado para ter relevância, ser criativo e atraente. Da mesma forma, as imagens escolhidas para ilustrar os posts devem chamar a atenção dos usuários.
O Facebook fez recentemente uma alteração no alcance orgânico das fanpages. A partir de agora, os usuários irão receber cada vez menos os posts que as empresas geram em suas timelines. Por isso, é preciso considerar a possibilidade de fazer posts patrocinados, bem como escolher horários estratégicos para a publicação de posts.
Twiter e Instagram merecem esforços para tornar o conteúdo mais engajador, visto que no primeiro é o compartilhamento e no segundo a quantidade de ‘likes’ que determinam o alcance dos posts. Vale ter uma boa estratégia de hashtags, cuidar dos horários e envolver internautas de influência nas publicações.
10 passos do planejamento para mídias sociais
Eis algumas ações e passos que devem ser avaliados para fazer um bom planejamento para mídias sociais:
1. Conte com serviços especializados
Uma gama de habilidades é necessária para ter sucesso nas mídias sociais. Por isso, é importante ter pessoas especializadas no assunto para se dedicar a esse trabalho, e uma boa opção é a terceirização desse serviço. A empresa ou profissional especialista deve conhecer tecnicamente cada rede em que sua loja online está presente e também conhecer as nuances do seu negócio.
2. Trace objetivos
Quais são os objetivos para a atuação nas mídias sociais? Atrair tráfego? Melhorar o relacionamento com os clientes? Vender? Melhorar o posicionamento da loja nos mecanismos de busca?
Desenvolva uma lista de objetivos que você quer alcançar e um cronograma de acompanhamento. É preciso ter um planejamento geral e também planejamentos para cada mídia, visto que cada uma leva o público a agir de uma maneira.
3. Compreenda seu público
No marketing digital, a última coisa que você quer é que seus tweets, atualizações e mensagens caiam em ouvidos apáticos. Por isso, é importante saber o que faz com que seus clientes e prospects se envolvam com os conteúdos que recebem nas redes sociais – quais são os interesses, quais são seus hábitos na web, etc.
4. Investigue quem são os influenciadores do seu público-alvo
Uma coisa é ter uma grande quantidade de fãs, seguidores e amigos. Outra bem diferente é ter um público de qualidade, um seleto número de pessoas que têm o poder para ajudar a espalhar as mensagens da marca e influenciar seus círculos de amigos. Identifique aqueles que exercem a maior influência em seu espaço e crie estratégias de aproximação e relacionamento com eles – oferta de conteúdos e produtos em primeira mão, por exemplo.
5. Estude seus concorrentes
Algo que poucas marcas tiram vantagem é a oportunidade de monitorar o que os outros estão fazendo nas mídias sociais, especialmente aqueles em círculos semelhantes. Não hesite em examinar o comportamento daqueles que estão tentando atrair os mesmos clientes que você. O que eles estão fazendo melhor do que a sua loja virtual? O que você pode aprender com estratégias e táticas deles?
6. Desenvolva seu conteúdo
Crie conteúdo de valor e mantenha-o continuamente atualizado para exibir não apenas o seu conhecimento, experiência e proposta de venda única, mas a personalidade da marca também. Aproveite todos os ativos pertinentes. Mostre a força e o espírito da marca em palavras e imagens. Faça algo criativo e diferente sempre.
7. Faça posts patrocinados
Às vezes você tem que colocar um pouco de dinheiro para melhorar o alcance de suas publicações nas mídias sociais. A vantagem é que custa muito menos do que a mídia tradicional e você pode segmentar as mensagens para que sejam vistas apenas pelo seu público-alvo.
8. Automatize boa parte dos processos
Há uma série aparentemente infinita de ferramentas à sua disposição que dão não só apoio, mas amplificam seus esforços nas mídias sociais. Nem sempre é fácil se diferenciar entre elas. Há ferramentas para tudo, desde a curadoria, publicação e edição, até monitoramento e medição. Existem ferramentas para ajudá-lo a atrair mais seguidores e ferramentas para ajudá-lo a criar gráficos atraentes. Decida quais usar e quais partes do trabalho você deseja automatizar. Deixe os “robôs” fazendo a parte mais mecânica e tenha mais tempo para pensar em abordagens inovadoras.
9. Monitore suas atividades
Se você espera ter sucesso nas mídias sociais, não pode apenas configurar comandos e esquecer. Preste muita atenção às reações do seu público. As pessoas estão comentando sobre o seu conteúdo? Será que elas gostam? Elas compartilham seus posts?
10. Meça os resultados
Quando tudo estiver planejado e executado, o resultado final é o que conta. Você está percebendo seus objetivos? O retorno sobre o investimento (ROI) está dentro do aceitável? Você já viu um aumento nas conexões, conversas, tráfego, leads e vendas? Se não, faça ajustes. Teste novas abordagens, novos horários, novas ferramentas… Afine a sua estratégia até que os resultados não só atendam, mas superem as expectativas.