Não é novidade que o número de compras on-line cresceu exponencialmente nos últimos anos, principalmente motivado pelos impactos da pandemia da Covid-19. “Barradas” por conta do isolamento social ou por medidas de segurança e proteção das família, muitas mulheres — e não só as que são mãe de família, mas também as jovens — diminuíram a presença in locco nas lojas, supermercados, farmácias, shoppings e em muitos outros locais.
Apesar do cenário que atualmente ainda prevalece incerto, as mulheres (embora mais ‘consumistas’ que os homens) têm se colocado como cautelosas nas compras durante a pandemia. É o que indica um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No levantamento, desde 2019, os homens estão consumindo mais — cerca de 40% — que as mulheres no mercado online.
Mas afinal, qual o comportamento das mulheres na busca por produtos e serviços nesta era digital e durante a pandemia? O que e como as empresas e empresários podem esperar e fazer para estimular a demanda para este público?
Comportamento feminino nas compras online
Por meio das redes sociais, a nova era digital tem exercido forte influência no consumo. É o que indicam as pesquisas do “O Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras” do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com os estudos, mais de 60% das brasileiras já mudaram seus hábitos de compra devido às influências das redes sociais. Ainda segundo as informações, as redes sociais são utilizadas por quase 95% das entrevistadas. Em primeiro lugar, quem está na preferência delas é o Facebook. Em seguida o YouTube e, por fim, o Instagram. Além disso, o estudo traz os assuntos que mais engajam nestas redes: culinária (65,1%), moda (46,8%) e beleza (40,3%).
Mas então, como as empresas podem e devem aproveitar estes dados para impulsionar seus negócios na internet?
Embora as redes sociais tenham forte impacto no comportamento de consumo de grande parte das mulheres, é preciso estratégia, coerência e certa habilidade para atrair este público. Isto porque os mesmos meios de comunicação também servem para expressar e revelar seus pontos de vista sobre os produtos e/ou serviços adquiridos.
Atenção às opiniões do público feminino
O levantamento revela ainda que mais de 50% delas têm o hábito de opinar na internet sobre suas compras — dizendo se são boas ou ruins e se são apenas ruins. Entre os itens mais avaliados estão:
- celulares;
- roupas;
- calçados;
- alimentos;
- e equipamentos eletrônicos como TV, DVD e som.
Diante disso devemos mapear as estratégias que vão de acordo com o nosso negócio, sejam elas em qualquer segmento. Isto porque elas hoje, como pudemos observar por meio dos dados, estão mais resguardadas sobre o “impulso” da compra. Além disso, obtém inúmeras informações e análises (também no ambiente online) sobre os produtos e serviços disponíveis. Isso ocorre com opiniões reais de outras mulheres, o que gera uma maior precaução.
Então, para se destacar, as empresas devem:
Focar na simplicidade
Isto porque fica cada vez mais claro que nós, empreendedores(as), precisamos entender a “cabeça” dos consumidores. Para tanto, procure simplificar as compras na sua plataforma. Ou seja, nada de muitos cliques para operações cada vez mais simples — especialmente se for produtos direcionados ao público feminino.
Seja intuitivo
Ainda em linha com a dica anterior, estamos cada vez mais impacientes e, portanto, quanto menos cliques melhor. A plataforma de vendas online deve seguir uma lógica simples, colorida e intuitiva.
Personalize
Na onda em que navegam vários marinheiros, não dá para ‘surfar’ como os demais. Por isso, quem se destaca vira referência! Produtos exclusivos, ou mesmo uma entrega diferenciada — com mensagens específicas e direcionadas ao cliente — é uma ótima pedida.
Dê espaço para o cliente
Sentir que a empresa valoriza a opinião do cliente é algo que pode destacar sua loja online. Esta ação aproxima a marca do cliente. E, claro, deixar visível esta conversa é também um poderoso instrumento de destaque. Nada de ter apenas robôs conversando com a clientela! Avaliações, impressões e partilha de opinião é uma poderosa ferramenta de vendas.
Precificação
Oferecer descontos e entrega grátis pode ser também um ótimo atrativo para dinamizar a modalidade do e-commerce.
No mais, o importante é entender que cada marca tem o dever de cumprir o que promete. Assim, ela conseguirá reter decididamente a clientela, independentemente da modalidade de compra.
Neste novo normal, o e-commerce vem conquistando cada vez mais novos adeptos. Dessa forma, assinala que a tendência do comércio eletrônico veio para ficar em todas as áreas e em todos os segmentos. Portanto, as empresas devem continuar atentas às necessidades de seus consumidores, procurando inovar e responder às demandas de seus clientes, sempre de modo criativo e surpreendente.