As entregas no e-commerce são responsáveis pela experiência de compra do e-shopper, que recebe o produto adquirido pela Internet. Por isso, a eficiência da logística é essencial para o sucesso do negócio. Está em questão não só a entrega no prazo correto, ou antes do prometido, mas também as mais variadas opções de entregas e retiradas oferecidas pelos varejistas virtuais e marketplaces. Elas trazem flexibilidade e conveniência a todos os envolvidos da cadeia do comércio eletrônico e colaboram com a conversão das vendas.
A velocidade com que o produto chega às mãos do consumidor e o custo do frete são fatores cada vez mais considerados, da mesma maneira que as várias soluções logísticas disponíveis. É possível comprar de qualquer lugar e, para receber, é muito importante que os varejistas, em parceria com transportadoras e operadores logísticos eficientes, ofereçam opções para o e-shopper escolher a mais conveniente.
Pesquisas como a Barômetro E-Shopper, realizada anualmente pelo DPDGroup, segunda maior rede de entregas de encomendas da Europa, já apontaram que os consumidores não só brasileiros, mas de todo o mundo, estão em busca de alternativas para o recebimento dos produtos adquiridos pelo e-commerce.
Atualmente, o delivery tem de ser uma entre outras formas de entrega de encomendas, justamente pelo fato de que muitos consumidores não podem ou não conseguem receber seus produtos em casa por diferentes motivos: porque permanecem muito tempo fora de casa, porque moram em um condomínio que possui portaria eletrônica, algo que dificulta o recebimento, ou por habitarem uma área de risco, à qual os serviços postais ou de entregas não chegam.
Nesses casos, não havendo alternativas ao delivery, esses consumidores dificilmente farão uma compra pela Internet, pois não terão sua experiência completa na hora de a logística entrar em ação. Contudo, esse cenário pode ser alterado se os varejistas e marketplaces oferecerem soluções de entregas fora de casa, mais conhecidas pela sigla em inglês OOH, que significa Out of Home.
Entre essas soluções OOH, estão os PUDOs, ou pontos de pick up e drop off, que são mais conhecidos e difundidos na Europa. No Brasil, essa solução está em franco crescimento, e a expectativa é de que em menos de cinco anos ela represente cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e o da Europa.
Baseados em uma rede de pontos comerciais físicos parceiros de uma transportadora, com novas tecnologias embarcadas por trás da operação, os PUDOs atuam com horários estendidos em diferentes localidades, permitindo que o e-shopper escolha um desses estabelecimentos próximos de sua casa ou do local de trabalho para retirar a encomenda com segurança, praticidade e percorrendo curtas distâncias.
Além de trazer conveniência à experiência do consumidor, essa solução é uma alternativa vantajosa para o bolso do consumidor, pois o frete é cerca de 20% mais barato em relação ao delivery. Os benefícios atingem os embarcadores, que podem aproveitar o menor custo da solução logística para viabilizar o frete grátis aos seus clientes.
Adicionalmente, os PUDOs e as soluções OOH em geral são mais sustentáveis, pois reduzem a circulação de veículos de última milha nas cidades e a emissão de CO2, ao passo que há uma quantidade menor de insucessos e de mais de uma tentativa de entregas, bem como devido ao fato de que, em uma única viagem, várias encomendas de diversos destinatários são deixadas em um único PUDO.
Considerando os diversos aspectos positivos dos PUDOs, que levam mais sofisticação ao e-commerce e à experiência logística de e-shoppers e embarcadores, é primordial que varejistas virtuais e marketplaces estabeleçam parcerias com transportadoras ou operadores logísticos que ofereçam a solução, mirando opções de entregas que colaboram para o sucesso do negócio.
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