Já há alguns anos, o valor do frete é um fator determinante na hora de o cliente fechar um pedido online. O consumidor moderno, que teve sua rotina de compras online intensificada após a pandemia, precisa de um incentivo para continuar optando pelo e-commerce e não pelo comércio físico. Ele tem que fazer as contas e constatar que adquirir um produto em uma loja virtual é mais vantajoso do que ir até um ponto de venda, gastar com transporte, com estacionamento e com outras despesas que envolvem o deslocamento.
Logo, a oferta de frete grátis tem influenciado diretamente na decisão do cliente de escolher o e-commerce. O frete grátis, inclusive, foi apontado por 79% dos consumidores como o fator de maior influência na hora de optar por uma loja online, de acordo com o relatório E-commerce Trends 2023, da Opinion Box.
Dentro desse cenário, há algumas estratégias de logística que você pode adotar no seu e-commerce para que essa ação seja atrativa para o cliente, ao mesmo tempo que ela traz um retorno do investimento para o seu negócio. E é justamente dessas estratégias que vou falar neste artigo. Acompanhe.
Entendendo o Dia do Frete Grátis
O Dia do Frete Grátis é uma data sazonal que teve início nos Estados Unidos em 2008, como forma de fomentar o e-commerce durante um período de vendas baixas. Por lá, a ação de Free Shipping Day é realizada em dezembro, logo após a Black Friday e antes do Natal, tampando o “buraco” comercial com esse incentivo de compras.
Já aqui no Brasil, a data vem sendo incorporada no calendário do e-commerce nos últimos anos. Funcionando também como uma alavanca para aumentar as taxas de vendas e as conversões, o Dia do Frete Grátis acontece na última semana de abril, aproveitando a lacuna entre a Páscoa e o Dia das Mães.
Como o próprio nome já diz, a ideia é oferecer frete grátis no e-commerce, podendo ser em um dia pontual, um fim de semana ou uma semana inteira. Essa definição vai depender da realidade do seu negócio. Então, calma lá, essa não é uma ação tão simples como parece, há vários fatores que podem influenciar na mecânica do frete grátis como data sazonal. Isso é o que vou apresentar no tópico seguinte.
Estratégias de frete grátis que preservam a saúde do seu negócio
Chegamos ao ponto alto do artigo, afinal, você chegou até aqui procurando estratégias de logística para fazer com que o Dia do Frete Grátis funcione de um jeito que seja interessante para o cliente e para você, dono de e-commerce.
Por isso, antes de tudo, você precisa observar se é viável financeiramente colocar uma promoção de frete grátis em prática. Mas, mais do que isso, você precisa definir a mecânica da campanha para que você consiga manter seus lucros, mesmo eliminando esse valor que é pago pelo cliente para custear a logística.
Para equilibrar essa balança, você precisa estipular regras específicas para a ação comercial. Há alguns caminhos que você pode seguir, como liberar a isenção do frete para compras a partir de um determinado valor, ou então colocar o frete zero para as regiões em que você vende mais ou que são próximas do seu centro de distribuição. Também há a opção de enviar um cupom de frete grátis para os seus clientes mais fiéis, por meio de e-mail marketing ou redes sociais. Além disso, você pode colocar esse benefício em produtos específicos, que estão parados no estoque ou que possuem uma grande quantidade de itens disponíveis.
Hora de colocar em prática
Entende que tudo precisa ser muito bem planejado dentro da realidade do seu modelo de negócio? Afinal, o planejamento sempre foi, e sempre vai ser, a máxima do e-commerce. Por isso, faça o seu calendário comercial, analise a sua concorrência, o seu nicho de mercado e o perfil dos seus clientes. Somente assim, datas como o Dia do Frete Grátis podem ser bem-sucedidas, e ainda trazer diversos benefícios para a sua empresa, como o aumento da taxa de vendas e a fidelização de clientes.