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F-commerce: como vender dentro do Facebook

O Facebook-Commerce, ou F-commerce como também é conhecido, é uma loja virtual construída dentro do ambiente do Facebook, uma tendência que tem tudo para crescer nos próximos anos.

O Facebook é a maior rede social do mundo, com centenas de milhões de usuários ativos diariamente, consumindo e compartilhando conteúdo. No Brasil, segundo dados do próprio Facebook, a rede tem 89 milhões de usuários mensais ativos e o F-commerce vem exatamente para utilizar este grande potencial em público para impulsionar as suas vendas online.

Como funciona o F-Commerce?

Como as principais particularidades do Facebook são o compartilhamento e a fácil interação, a ideia do F- Commerce é envolver o usuário de forma que o processo de compra seja altamente sociável, o que é característico da rede.

Ou seja, no Facebook, a loja virtual estimula não só a compra, mas também a propagação das ações entre os amigos do consumidor. Por isso, no F-commerce, a loja virtual pode ter funcionalidades próprias da rede, como o botão de “curtir” um produto, o espaço para comentários, ou botões para sugerir (compartilhar) produtos para outros usuários.

Apesar de possuir um espaço visual menor, e uma quantidade limitada de recursos, o e-commerce utiliza as principais funções de uma loja online tradicional. Por exemplo, o comerciante consegue montar normalmente uma vitrine de produtos e oferecer serviços como o carrinho de compras e seções de ajuda, entre outras.

O crescimento do F-Commerce no país

De acordo com a pesquisa “O estágio atual do F-commerce no Brasil”, produzida e divulgada pela Hi-Mídia, empresa de mídia online especializada em segmentação e performance, e a M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, a resposta é negativa. Grande parte dos usuários de alguma forma já está familiarizada com o comércio na rede social.

O estudo foi realizado com 570 pessoas das cinco regiões do país, entre outubro e novembro de 2012, e mostrou que o F-commerce tem grande aceitação do público.

Para se ter uma ideia, 72% dos entrevistados afirmaram que discutem sobre produtos que desejam comprar com amigos e parentes nas redes sociais. Esses mesmos 72% já possuem alguma familiaridade em compras online.

O estudo mostrou ainda que 12% é o número dos que afirmaram já terem feito alguma compra diretamente pelo Facebook. Dos que nunca compraram na rede, 35% não sabiam desta possibilidade – o que mostra que muitas pessoas nunca compraram via Facebook simplesmente porque desconheciam o serviço.

Finalmente, a pesquisa ainda demonstrou que cerca de 90% dos usuários teriam interesse em ferramentas de indicação e comentários de produtos para compartilhar as suas escolhas com outros usuários no intuito de melhorar o processo de compra. 90%, isso é muito!

Quais são as vantagens do F-Commerce?

Se para o usuário a opção de ver e partilhar opiniões sobre um produto ou marca e efetuar todo o processo de compra dentro de um ambiente que ele já está familiarizado é uma vantagem; para o comerciante, é uma forma de aumentar o número de clientes em potencial.

Isto porque o próprio comprador fará a divulgação de todo o processo de compra com os seus amigos na rede. Não bastasse isso, as muitas funcionalidades do Facebook ajudam a fidelizar o consumidor, além de facilitar o atendimento, a divulgação e a promoção junto aos clientes.

Se o seu cliente está conectado em sua rede e procurando o seu produto em seu canal de rede social, você tem aí uma excelente oportunidade de interagir com ele e conquista-lo ali mesmo, sem ter que redirecioná-lo para um outro site. Uma ótima vantagem, não é mesmo?