Com o aumento exponencial nos últimos anos do mercado digital, muitas empresas se viram na necessidade de ingressar nesse modelo. Em meio a tantas opções, torna-se necessário criarmos estratégias para sermos vistos e reconhecidos em meio a essa chuva de informações.
Quando falamos do mercado digital, uma palavra se torna imprescindível para que as pessoas considerem comprar os nossos produtos: a confiança. Parece óbvio, mas as pessoas precisam confiar na sua marca para efetuarem sua primeira compra, deixarem seus dados bancários e terem a certeza de que receberão os seus produtos em suas casas. Por isso, é essencial construirmos um bom branding.
Para alcançarmos esse objetivo, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar, e hoje falaremos de uma que te permite ter vantagens, como segmentação do público, controle do investimento e resultados a curto prazo – as famosas mídias pagas.
A grande importância das mídias pagas
As mídias pagas são impulsionadoras de marcas e podem se tornar grandes aliadas da sua empresa, já que com elas você atinge o público de forma segmentada, alcançado pessoas mais propensas a se interessarem pelo que você está ofertando.
Além disso, você tem o controle total de como e quanto vai investir para alcançar os objetivos traçados em suas campanhas de branding, e também mensurar todos os resultados que você atingiu com suas estratégias.
Outra vantagem é o tempo que você levará para atingir esses objetivos, uma vez que entendemos que no mundo virtual tudo acontece de forma mais rápida e dinâmica. Assim, é essencial ter como aliada uma mídia que possa impulsionar a sua marca na mesma velocidade em que tudo está acontecendo.
Dicas essenciais
Mas você pode estar se perguntando quais são as melhores estratégias para que você consiga trabalhar o seu branding no momento certo e da maneira certa para atingir o seu público. Para isso, tenho duas dicas que podem te ajudar a definir o melhor caminho a ser tomado.
Crie uma persona ideal
Como falamos acima, uma das vantagens das mídias pagas é a assertividade do público que podemos alcançar. Para isso, é essencial que você entenda as pessoas que deseja impactar com os seus anúncios. E como podemos fazer isso da melhor forma? Criando uma persona.
Personificar o cliente ideal da sua empresa ajudará você a tomar as melhores decisões na hora de criar as suas campanhas e entender quais são as necessidades que essa pessoa possui para que ela se identifique com aquilo que a sua empresa entrega.
Entenda a jornada de compra para impactar no momento certo
Após criarmos essa persona ideal, fica mais fácil entender em qual parte da jornada de compra essa pessoa está, e dessa forma criar campanhas que sejam específicas para ela. Existem dois momentos importantes da jornada de compra em que podemos impactar uma pessoa: as etapas de reconhecimento e consideração.
Etapa de reconhecimento
Na etapa de reconhecimento, como o próprio nome diz, você deve impactar as pessoas com comunicações que as façam conhecer a sua marca, mostrando relevância no seu segmento e criando nelas o desejo, para que em um segundo momento elas considerem uma compra.
Para essa etapa, podemos usar estratégias com foco maior no topo do funil com as campanhas de descoberta e YouTube do Google Ads, além das campanhas de reconhecimento do Meta Ads, que irão impactar as pessoas em diferentes momentos e mostrarão sua empresa para o maior número de pessoas possível dentro das configurações definidas nas campanhas.
Etapa de consideração
Outro momento da jornada de compra muito eficaz para captar pessoas é o momento de consideração, em que o usuário identifica uma dor, e sua empresa aparece como uma solução para esse problema, fazendo com que ele considere usar os serviços/produtos ofertados pela sua empresa.
Esse é um momento no qual o branding deve ser trabalhado de uma forma clara e demonstrar para as pessoas o que diferencia sua empresa das demais, e o porquê ela é a melhor escolha para aquela dor.
Para esse tipo de estratégia, podemos usar campanhas de rede de display e pesquisa do Google Ads, além de campanhas de vendas e tráfego do Meta Ads, que levarão as pessoas para o site da sua empresa, no qual elas poderão conhecer todas as suas soluções.
Um branding bem estruturado abre uma vantagem competitiva para o seu negócio em relação aos concorrentes e faz com que as pessoas conheçam o que de melhor sua empresa tem para oferecer. Assim, elas passam a considerar adquirir o que você está ofertando no momento em que descobrirem essa necessidade.
Usando as mídias pagas, conseguimos fazer isso de forma mais rápida, impactando as pessoas certas e controlando como e quanto queremos investir para chegar a esses resultados.
É importante lembrar que as estratégias de branding devem continuar mesmo após você já ter atingido seus objetivos primários. Afinal de contas, como diria o ditado popular, quem não é visto não é lembrado. Portanto, precisamos estar sempre alimentando o topo do funil com novos usuários para que em um segundo momento tenhamos um fundo do funil aquecido e pronto para novas conversões.