As tentativas de fraude no Dia dos Pais de 2022
Ultimamente, venho acompanhando diversos estudos e levantamentos sobre fraudes. Somente no primeiro semestre de 2022, o varejo digital registrou mais de R$ 2,9 bilhões em tentativas de fraude, número que comparado aos dados do mesmo período do ano anterior indica um crescimento de 9%. A seguir, vou falar um pouco mais sobre isso e, claro, sobre o que foi divulgado sobre o Dia dos Pais.
Especificamente no mês de agosto, outro levantamento trouxe informações um tanto quanto relevantes sobre a data comemorativa do Dia dos Pais. O estudo, realizado por uma empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações, apontou R$ 215 milhões em tentativas de fraude evitadas.
Para a construção do material, o período analisado foi de 01 a 14 de agosto, e foram aproximadamente 180 mil tentativas de fraude em 2022 contra 269 mil no ano anterior. Também é importante informar que o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito. Agora, em relação ao número de pedidos, houve um aumento de 0,3% em comparação a 2021.
É importante reiterar que a tendência é de que cada vez mais ocorra um aumento no número de tentativas de fraudes devido ao comportamento do consumidor, que está ficando mais vulnerável diante de tantos modelos de golpes e ao maior acesso às novas tecnologias. Por outro lado, as ações de combate aos golpes e a efetividade das ferramentas utilizadas pelas empresas demonstraram eficácia, o que é positivo, visto que os consumidores tendem a ficar mais vulneráveis em datas comemorativas.
Comentários