Campanhas de frete grátis podem ser um gatilho poderoso para o consumidor de Lojas Virtuais. Essa promoção sempre chama atenção e o desejo despertado é o de lotar o carrinho de produtos para aproveitar a oportunidade de comprar sem precisar pagar pela entrega.
Para os empresários, utilizar ofertas como essa pode ser uma boa chance para vender mais. Além disso, o frete grátis gera bons resultados ao E-commerce, pois tende a aumentar a taxa de conversão, o ticket médio e, consequentemente, o faturamento do negócio.
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Contudo é importante que a ação seja planejada, para que a campanha tenha assertividade e uma boa organização das entregas. Portanto, faça um planejamento com antecedência e prepare sua operação para que ela consiga sustentar a promoção.
Confira a seguir algumas dicas que tem o poder de destravar seus resultados.
Como planejar a campanha?
No planejamento da campanha, é preciso avaliar alguns fatores para conquistar um resultado positivo. Entenda como você pode se preparar antes de lançar uma ação de frete grátis.
Teste para aumentar sua conversão
Se você nunca colocou no ar uma campanha de frete grátis, é interessante fazer alguns testes para encontrar o melhor caminho para a sua loja.
O objetivo deles deve ser descobrir qual estratégia irá melhorar a taxa de conversão do seu E-commerce. Para isso, uma boa alternativa é começar analisando os abandonos de carrinho. Entenda os motivos pelos quais isso vem acontecendo e se o custo do frete foi um desses fatores.
A seguir, procure delimitar um valor mínimo de compra para o cliente ganhar o frete grátis. Essa quantia pode ser acima do seu ticket médio, assim você contribui para que os visitantes da loja coloquem mais produtos no carrinho.
Outro teste válido é promover o frete grátis apenas para regiões próximas à sua cidade. Tente disponibilizar a opção somente para o estado em que você opera, por exemplo.
O segredo para conseguir uma campanha de frete grátis rentável é avaliar todos os pontos de perdas e ganhos e buscar um faturamento que compense os seus custos com frete. Por isso, avalie o resultado desses testes e faça ajustes se necessário. O importante é que tudo seja colocado na ponta do lápis para que sua empresa tenha bons resultados.
Prepare a logística da loja
Lembre-se que a oferta de frete gratuito deve ter diversos desdobramentos, a começar pelo aumento no número de pedidos.
Nesse sentido, prepare o seu processo de vendas para esse impacto da campanha. Os pedidos precisam continuar saindo sem afetar o tempo de entrega para o cliente.
Se necessário, verifique o tempo que sua empresa leva para despachar um pedido e preveja o número máximo de pedidos diários que não irão interferir nessa métrica.
Caso seja necessário, altere esse prazo para que o cliente saiba, ainda no carrinho de compras, que a entrega terá um prazo mais longo que o de costume.
Outro ponto importante a ser considerado é a logística reversa. É um direito do consumidor pedir a troca ou solicitar a devolução dos produtos. Portanto, com mais pedidos, a logística reversa também pode ser afetada.
Organize a sua operação para facilitar esse processo e manter uma boa experiência para o cliente. Dessa maneira, sua empresa pode evitar imprevistos indesejados em relação às despesas com trocas e devoluções.
Negocie o transporte com parceiros
Esse é um dos pontos que irá garantir uma campanha mais rentável para sua empresa. Por isso, é essencial negociar com seus parceiros.
Antes de iniciar uma campanha, verifique como a sua transportadora pode te ajudar. Por vezes, há pacotes específicos que exigem um maior número de pedidos e que garantem um custo mais baixo para o frete.
Nesse caso, com o aumento no volume de pedidos, o preço tende a diminuir. Essa diferença irá gerar um resultado positivo ao final da campanha.
Se você trabalha em conjunto com os Correios, também é possível economizar. Assim como nas transportadoras, o aumento no número de pedidos irá baratear as entregas.
Por isso, analise todos os seus custos e negocie com as empresas que você tem parceria. Também vale pesquisar se há empresas com propostas melhores. Lembre-se que todo esse planejamento irá influenciar na lucratividade da campanha.
Como aplicar o frete grátis?
Após considerar todos esses pontos anteriores à campanha, é preciso pensar em como sua loja irá oferecer o frete grátis. Essas são algumas possibilidades para sua estratégia.
Frete grátis para todos os pedidos
Essa é maneira mais fácil de aplicar o frete grátis na sua loja. Porém, é preciso ter cuidado para não impactar negativamente o seu faturamento.
Se estiver seguro de colocar esse tipo de campanha no ar, diminua o tempo de duração dela. Você pode, por exemplo, determinar apenas 48 horas para manter a promoção ativa.
Dessa forma, você aumenta o valor que aquela oferta tem para o cliente e minimiza as chances de prejuízos ao seu negócio.
Frete grátis com valor mínimo de compra
Essa é uma forma de aumentar o ticket médio do seu negócio, especialmente se sua plataforma permite inserir o aviso de quanto falta para o cliente conseguir a entrega gratuita.
Além disso, ao delimitar um valor mínimo de compra, você garante que seu lucro irá custear parte ou totalmente o frete daquele pedido.
Frete grátis em produtos selecionados
Nesse caso, você pode fazer a seleção de produtos que te dão uma maior margem de lucro ou dos produtos que estão há um tempo parados no estoque.
Com isso, aproveite para dar giro aos produtos com venda difícil ou que pertencem a uma outra coleção. Já nos casos de produtos com maior margem de lucro, isso te dá a vantagem de que não terá prejuízos ao oferecer o frete grátis.
Esse formato é interessante sempre que você não quiser incluir todos os produtos da sua loja e criar uma estratégia para produtos específicos.
Frete grátis para novos clientes
Na intenção de conquistar novos clientes, é válido oferecer o frete grátis para ganhar destaque frente à concorrência.
É claro que o ideal é limitar um valor mínimo para a compra. Isso vai evitar que você arque com um alto custo do frete para um pedido que não te trará lucro.
Frete grátis na segunda compra
Para garantir uma recompra, essa é uma boa opção para suas campanhas de frete grátis. Se o cliente ganhar uma vantagem para retornar ao site, irá optar pela sua loja quando precisar de um novo produto.
Além disso, essa é uma forma de ter bons resultados com a campanha a longo prazo. Isso porque o cliente poderá usufruir do frete grátis meses após você veicular a campanha.
Frete grátis em promoções sazonais
O frete grátis é uma excelente promoção para datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças ou mesmo na Black Friday. Seus clientes irão perceber essa vantagem imperdível e você irá notar um aumento na taxa de conversão.
Para essas campanhas, o planejamento também é indispensável. Como o tempo é limitado, a campanha deve contribuir para um aumento grande nos pedidos e você precisará estar pronto para entregar tudo sem perder a qualidade do serviço.