Você já perdeu vendas por causa do preço do frete? Ou por não oferecer prazos de entrega competitivos? Se você enfrenta esses desafios e procura uma solução eficiente, está na hora de investir em um gateway de frete no seu e-commerce.
Para descobrir como a tecnologia funciona e os benefícios que o gateway de frete pode trazer para a sua loja virtual, continue a leitura!
O que é gateway de frete?
Gateway de frete ou “porta de entrada”, em tradução livre, é uma tecnologia capaz de conectar lojas virtuais com plataformas de gestão de fretes. Com a ferramenta, o lojista consegue trabalhar com diferentes transportadoras e modais de entrega ao mesmo tempo. Além de oferecer ao cliente mais opções de frete (econômico e expresso, por exemplo).
Ao integrar o gateway de frete com o e-commerce, o próprio sistema calcula automaticamente o preço do frete e o prazo de entrega. O cliente só precisa inserir o CEP de destino, escolher a opção de envio desejada e finalizar o pedido. Ou seja, além de facilitar a rotina, os gateways são bem simples de usar.
Como o gateway de frete pode ajudar sua loja virtual a vender mais?
O preço do frete está diretamente ligado às taxas de conversão no e-commerce. Tanto que estudos recentes apontam que até 60% dos abandonos de carrinho estão relacionados ao alto custo da entrega.
Mas não é só o valor do frete que influencia a decisão de compra do consumidor. O prazo de entrega também pode fazer o cliente desistir de adquirir um produto no seu e-commerce. Portanto, para atender esse perfil de clientes que buscam mais agilidade, é fundamental disponibilizar opções de envio expresso.
Nesse sentido, o gateway de frete acaba sendo extremamente vantajoso para quem vende online. Com a ferramenta é possível oferecer preços e prazos de entrega mais competitivos, o que melhora significativamente a experiência de compra dos consumidores e, consequentemente, contribui para o aumento das vendas.
A seguir, confira os principais benefícios de integrar um gateway de frete na sua loja online:
- Cotação de frete mais precisa: com a ferramenta você corre menos riscos de errar a cotação de frete e ainda tem o suporte de uma equipe especializada.
- Mais agilidade: o cliente consegue calcular o preço e prazo de envio em segundos. Já o lojista pode controlar e gerar tabelas de frete com mais rapidez e segurança.
- Trabalhar com diversas transportadoras: você pode utilizar os serviços de diferentes transportadoras ao mesmo tempo, sem precisar fechar contrato com cada uma delas.
- Opções de frete para o consumidor: com o gateway de frete fica mais fácil oferecer ao cliente mais modalidades de fretes (econômico e expresso).
- Campanhas de frete grátis mais certeiras: alguns gateways oferecem diversas soluções gratuitas. Um exemplo é a calculadora de frete grátis. Uma funcionalidade que permite verificar até que ponto é viável oferecer envios gratuitos e se é possível manter bons resultados financeiros com esse tipo de ação. Usando a calculadora de frete grátis, o lojista é capaz de criar campanhas de frete gratuito sem sacrificar a margem de lucro.
- Gestão de frete em um único canal: dependendo do gateway de frete escolhido, toda a gestão de envios pode ser feita dentro da própria plataforma de intermediação logística. Dessa forma, é possível gerenciar o histórico de fretes de múltiplas transportadoras em um único canal.
- Monitorar os envios: alguns gateways também possuem ferramentas gratuitas de rastreamento de encomendas. O que confere mais segurança no pós-venda, pois tanto o lojista quanto o cliente podem acompanhar o status da entrega.
O melhor de tudo é que a maioria dos gateways de frete disponíveis no mercado atendem e-commerces de diferentes tamanhos e segmentos. Portanto, se você ainda não conhece essa tecnologia vale a pena analisar as opções e escolher a que melhor atende às suas necessidades. O gateway de frete pode ajudar bastante a impulsionar as vendas da sua loja virtual.
Leia também: Saiba quais foram os produtos mais vendidos no Mercado Livre em 2021