Uma grande quantidade de pedidos em cada marketplace, alguns em aberto, outros aguardando o pagamento e outros cancelados. Cada um para um lugar do país, com um frete diferente. Parece difícil gerir tudo, não é mesmo? Mas parar de vender nesses canais é algo fora de cogitação, já que o retorno vale muito a pena. O que fazer neste caso?
Calma, a gestão logística no marketplace nem é tão difícil assim. Basta saber muito bem o que e como gerenciar. Algumas medidas que podem ser adotadas nesse sentido são:
Sincronizar seu estoque
Não importa se você está em um ou em 10 marketplaces. Seu estoque, no fim das contas, é um só e, mesmo que você também possua uma loja física, não é muito interessante geri-los separadamente, já que você pode acabar se perdendo.
Uma dica é tentar sincronizar todas as suas informações de estoque, das vendas físicas e virtuais, em todos os marketplaces, e do seu e-commerce, em um único lugar. Assim, você poderá direcionar os produtos para onde eles realmente tiverem mais saída.
Controlar status de pedidos
Há ferramentas que atuam no sentido de centralizar informações de marketplaces e que mostram em um só lugar, todos os pedidos e status de cada um.
Mesmo que você não centralize estas informações de forma automática, tenha algum registro que te permita analisar e controlar os status de cada pedido, pois isso é fundamental para saber o momento de despachar cada uma das mercadorias e não atrasar as entregas.
Gerenciar o frete de todos os pedidos
Todos os pedidos que você recebe terão suas particularidades, e a região de envio é uma delas. Cada lugar exigirá um cálculo específico de frete e ter esse controle total de todos os pedidos é um ponto de extrema atenção. Conforme o negócio crescer e a gestão envolver mais e mais pedidos, o gestor poderá contar com o auxílio de alguns sistemas que ajudem na gestão de frete.
Há soluções manuais para os pequenos negócios e que lidam com poucos pedidos e uma logística menor, inclusive é possível planilhar informações que você achar relevantes por meio de sua conta no Excel ou nas planilhas do Google Drive. Já quem lida com muitos números e precisa otimizar o trabalho, poderá adotar ferramentas profissionais de gestão que ajudem nesse controle logístico.
Ainda existem três pontos que precisam ser destacados:
- Analisar consultas: algumas integradoras, como a SkyHub, por exemplo, permitem, por meio de suas integrações via API, verificar a quantidade de consultas por frete. Esse tipo de informação ajuda na definição das estratégias de frete de seu marketplace.
- Pense na buy box: o frete é um dos fatores levados em consideração para a definição dos produtos que serão buy box nos marketplaces. Essa estratégia não está atrelada apenas a questão de vender mais ou não, mas também ao destaque que o seller terá nos canais em que vende seus produtos.
- Tenha parceiros para gerenciar suas tabelas de frete: existem empresas no mercado que oferecem de gestão de tabelas de frete. Podemos citar como exemplo Intelipost e Axado. Ambas podem ajudar o seller no que diz respeito ao frete.
No fim, não importa o tamanho do seu negócio, mas o que fará com que ele engrene é sempre o olhar do dono, e essa gestão controlada é que dá visibilidade do que precisa ser feito.