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Google LIA: recurso de growth para alavancar o “pick up in store”

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Integrar o online e o offline nunca fez tanto sentido e é uma prática que tem conquistado bons resultados em diversos segmentos. Especialistas apontam que triplicaram as vendas dos e-commerces que passaram a disponibilizar os produtos de sua loja virtual para o cliente fazer a retirada em lojas físicas.

Segundo a Business Insider, o modelo de vendas BOPIS (Buy Online Pick Up In Store), que é aquele em que o consumidor faz a compra online e retira o produto em uma loja física, rendeu US$ 72 bilhões só nos EUA em 2020 e se mostra como uma tendência crescente, já que tende a aliviar o frete e dar mais celeridade ao processo de entrega para o consumidor.

Preferência de 60% dos brasileiros, compras efetuadas online e com retirada em loja física podem ser otimizadas pelo Google LIA e evitar frustrações com falta de estoque.

A novidade é que o Google também tem uma funcionalidade que pode auxiliar os negócios que adotaram esse modelo. O Local Inventory Ads (LIA) é uma ferramenta que mostra o estoque em tempo real da loja física mais próxima do consumidor para a retirada de um produto.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Google LIA e como utilizar essa funcionalidade de growth para otimizar as vendas e integrar o online e offline no seu negócio. Acompanhe!

O que é o Google LIA

De acordo com dados da Manhattan Associates, em pesquisa realizada com consumidores brasileiros, 60% afirmaram que preferem comprar no e-commerce e retirar seus produtos em lojas físicas. Isso se deve tanto à ansiedade de ter logo o produto em mãos quanto às economias com o serviço de frete.

Mas imagine só a frustração do consumidor que comprou na sua loja e, quando chegou ao local de retirada, se deparou com a indisponibilidade do produto em estoque. Isso poderia gerar uma insatisfação na experiência de compra e acabar resultando em avaliações negativas para a sua loja.

A premissa do Google LIA é justamente evitar que isso aconteça, pois trata-se de uma funcionalidade do Google Shopping que conecta os anúncios do Google ao estoque das lojas parceiras. Dessa forma, o cliente consegue saber quantas unidades do produto que deseja estão disponíveis no endereço mais próximo.

Apesar de ter sido implementada em 2017, a funcionalidade ainda é desconhecida por muitos varejistas, mas, com o crescimento das ferramentas de otimização de busca por localidade, aderir ao Google LIA é uma oportunidade de integrar, de uma vez por todas, o universo online e o offline, dando ao e-commerce a possibilidade de expandir seus negócios através do modelo BOPIS, enquanto que, para as lojas físicas, se torna uma oportunidade de expandir seu catálogo para os consumidores online.

Como anunciar com o Google LIA

O processo para anunciar produtos através do Google LIA é simples, pois, sempre que um usuário realiza a busca por um produto, o Google oferece os resultados em milésimos de segundo. No carrossel do Google Shopping, é possível identificar as opções do LIA, geralmente caracterizadas pelos selos “Na loja”, “Retirar hoje”, entre outras opções que mostram a distância entre o usuário e a loja que tem o produto disponível.

Ao clicar nas opções, o usuário vai acessar mais detalhes sobre a loja e verificar o status do produto – se está quase esgotando, se há produtos disponíveis em estoque ou se não há mais unidades para retirada.

Por que o Google LIA pode ser a chave para integrar online e offline

A primeira, e talvez mais impactante, característica do Google LIA é facilitar a concretização de uma tendência cada vez mais latente, isto é, a união entre lojas virtuais e físicas. Isso porque é cada vez mais fundamental para o varejo físico estar presente no ambiente virtual, assim como as lojas virtuais também podem se beneficiar ao integrar seus negócios com parceiros físicos.

Depois disso, a funcionalidade ajuda na promoção dos inventários das lojas, permitindo ao varejista informar aos usuários locais os itens disponíveis em estoque quando estes realizam pesquisas no Google.

Outra possibilidade é dar visibilidade às lojas online – através da vitrine local do Google, os e-commerces locais passam por uma experiência otimizada e o anúncio alcança um público importante para os negócios por região. E, finalmente, a possibilidade de mensurar o desempenho deve ser um dos principais destaques da funcionalidade, já que o varejista consegue monitorar o impacto dos anúncios nas visitas efetuadas em suas lojas físicas, e o comerciante online consegue avaliar quantas das compras foram efetuadas na modalidade “pick up in store” e pode gerenciar esses canais de forma mais assertiva.