Desde a fundação do Google, a empresa tem mantido um compromisso inabalável de oferecer soluções eficazes para as dúvidas e os problemas de seus usuários. Ao longo das transformações nos algoritmos, a prioridade permanece proporcionar resultados relevantes por meio de uma experiência do usuário aprimorada.
As constantes inovações e os sistemas implementados pelo Google têm o propósito essencial de avaliar e compreender as vastas informações disponíveis na internet. O objetivo é assegurar que os usuários não se sintam frustrados ao realizar suas buscas, independentemente da intenção ou das palavras-chave utilizadas.
O comprometimento da empresa com a entrega de resultados de alta qualidade se reflete na contínua evolução de suas tecnologias. Essas inovações não apenas buscam atender às expectativas do usuário, mas também antecipar suas necessidades, proporcionando uma experiência de busca cada vez mais intuitiva e eficiente.
Inteligência artificial do Google
Para se tornar um mecanismo de pesquisa ainda mais completo, o Google vem utilizando IAs desde 2015 em diversos sistemas de classificação de pesquisa que vêm avaliando conteúdos de acordo com as diretrizes programadas em cada IA. Alguns desses sistemas são:
Rankbrain
Lançado em 2015, esse foi o primeiro sistema de aprendizado profundo implementado no Search. O RankBrain amplia a capacidade de encontrar informações que não era capaz de achar anteriormente, ao compreender de maneira mais abrangente como as palavras em uma busca se relacionam a conceitos do mundo real.
Correspondência neural
As redes neurais são utilizadas em diversos sistemas hoje, mas somente em 2018 o Google conseguiu utilizá-las para compreender de maneira aprimorada como as consultas se relacionam com as páginas. O neural matching auxilia na compreensão de representações mais complexas de conceitos em consultas e páginas, correlacionando-as. Em vez de analisar apenas palavras-chave, ele examina toda a consulta ou página, desenvolvendo uma compreensão mais profunda dos conceitos subjacentes nelas representados.
BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers)
O lançamento do BERT em 2019 foi um grande passo do Google para entender a linguagem natural dos humanos. O seu sistema consegue entender como a combinação de palavras tem diferentes significados e intenções de pesquisa. Hoje, o BERT é utilizado em pesquisas em inglês classificando e puxando as informações para o ranqueamento.
MUM (Multitask Unified Model)
Em 2021, foi lançado o MUM com mil vezes mais potência que o BERT. O MUM é capaz tanto de entender quanto de gerar linguagem. Ele é treinado em 75 idiomas e em diversas tarefas simultaneamente, proporcionando uma compreensão mais abrangente de informações e conhecimento global. Ele é multimodal, o que significa que pode compreender informações em várias modalidades, como texto, imagens e ainda mais opções no futuro.
Apesar de ser um sistema relativamente novo, ele teve um papel fundamental na avaliação das informações relacionadas à Covid-19 durante a pandemia e vem sendo usado para ajudar a relacionar as imagens pesquisadas no Google Lens.
Bard
O Bard é um chatbot de inteligência que surgiu em 2022 como um projeto de pesquisa. Seu objetivo é desenvolver um modelo de linguagem que pudesse gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às perguntas de forma informativa.
– Hoje, o Bard é usado no Google Search para ajudar a classificar os resultados da pesquisa com base na relevância e na qualidade do conteúdo.
– No Google Assistant, a função do Bard é gerar respostas mais personalizadas e informativas para as perguntas dos usuários.
– Já no Google Translate, é usado para melhorar a precisão e a naturalidade das traduções.
O Google já vem utilizando a IA desde 2015, otimizando diversas etapas do processo de avaliação da pesquisa e entrega do resultado. Mas a sua última criação, o Search Generative Experience (SGE), promete não só entregar resultados ainda mais precisos às necessidades dos usuários, mas também acelerar o tempo de pesquisa do usuário até a decisão final de compra.
Como o Search Generative Experience do Google funciona?
O SGE indica ao usuário na página de resultado de pesquisa (SERP) do Google URLs mais adequadas às palavras-chave pesquisadas. Ele também entrega um texto curto trazendo dados e informações relevantes à pesquisa feita.
Essas informações são selecionadas através de dois modelos de linguagem: o MuM e o Palm 2, IA que consegue analisar uma pergunta e achar a resposta adequada usando um conjunto de dados pré-treinado em diversos idiomas.
Ao fazer uma pesquisa com o SGE ativado, o usuário irá ver uma caixa com informações resumidas e alguns sites relacionados com a pesquisa. Essa nova funcionalidade aparece na página como se fosse um novo snippet de pesquisa, mas por enquanto ele aparece sempre na posição 0 da página.
O que vai mudar na SERP?
As mudanças da SERP do Google raramente ocorrem, assim é evitado algum desconforto na usabilidade da página. Porém, com o SGE já disponível para testes em diversos países, a SERP está passando por uma grande mudança na disposição de informações.
Hoje, quando falamos do resultado na posição 0, nos referimos aos snippets de pesquisa que já trazem informações dos sites direto na SERP. Mas agora, com o SGE aparecendo logo abaixo da pesquisa, a posição 0 será ocupada por essa nova funcionalidade (imagem abaixo):
Como ter o seu conteúdo escolhido pelo SGE?
Estar entre os primeiros resultados do Google ou em um snippet de pesquisa sempre foi o grande objetivo nas estratégias de SEO, considerando que essas posições na SERP proporcionam grande visibilidade para as marcas e, principalmente, geram muitos cliques.
Para assegurar que o Google destaque o seu conteúdo por meio do SGE, é fundamental que a página contenha informações que explorem as diversas relações existentes dentro de um determinado tópico. Dessa forma, todos os aspectos vinculados à palavra-chave pesquisada serão abordados de maneira abrangente em um conteúdo completo.
Aqui vão algumas dicas adicionais que podem contribuir para que as IAs identifiquem melhor o seu conteúdo e todos os assuntos relacionados a ele:
– Enfoque em relações abrangentes: Desenvolva conteúdo que não apenas aborde a palavra-chave principal, mas que também explore as diversas relações e nuances do tópico em questão.
– Estruture um conteúdo completo: Certifique-se de que o seu conteúdo seja completo, respondendo de forma abrangente às possíveis perguntas relacionadas à palavra-chave pesquisada.
– Utilize Schema Markup: Implemente o Schema Markup para descrever de maneira estruturada as entidades e suas relações presentes na página. Isso facilita a compreensão do conteúdo pelas IAs.
– Conexões com bancos de dados: Estabeleça conexões entre as entidades do seu site e bancos de dados, como Wikidata ou o gráfico de conhecimento do Google (Knowledge Graph), para enriquecer o contexto do seu conteúdo.
– Coerência e relevância: Mantenha a coerência e a relevância em todo o conteúdo, garantindo que as informações sejam precisas, atualizadas e pertinentes ao contexto da pesquisa.
Como o SGE vai afetar os e-commerces?
O SGE será uma ferramenta do Google para ajudar os usuários a encontrar a melhor informação para responder às suas dúvidas e problemas. Caso o usuário pesquise informações sobre um produto, seja preço, tamanho, cores ou outras informações, o SGE pode ajudar os e-commerces a alcançar novos clientes.
O search generative experience é projetado para fornecer respostas mais relevantes e informativas às consultas de pesquisa. Isso significa que os e-commerces podem ter mais chances de serem vistos por pessoas que estão interessadas em seus produtos.
Além disso, o SGE pode ajudar os e-commerces a aumentar as vendas através de respostas que incluem informações sobre produtos, preços e avaliações. Isso pode ajudar os consumidores a tomar decisões de compra mais informadas, o que pode levar a mais vendas para os e-commerces.
Outra função do SGE para os e-commerces é a melhora da experiência de compra dos clientes. O SGE pode gerar respostas que incluem links para sites de e-commerce, fora diversas informações sobre o produto que podem ser acessadas com menos cliques.
Páginas com informações completas sobre os produtos terão maiores chances de serem entregues aos usuários que pesquisem por seus produtos. Seguem alguns exemplos abaixo:
– Um e-commerce de roupas pode usar o SGE para gerar respostas que incluam informações sobre tendências de moda, estilos populares e avaliações de produtos.
– Um e-commerce de eletrônicos pode usar o SGE para gerar respostas que incluam informações sobre novos lançamentos, preços e comparações de produtos.
– Um e-commerce de alimentos pode usar o SGE para gerar respostas que incluam informações sobre receitas, dicas de culinária e avaliações de restaurantes.
Novos parâmetros de sucesso para SEO
Como já foi falado acima, para um especialista de SEO, as primeiras posições do Google e os snippets de pesquisa são as maiores vitrines dos sites na SERP do Google. Entretanto, com o surgimento das IAs de pesquisa e com cada vez mais usuários se acostumando com o seu uso, aparecer no snippet do SGE vai ser tão relevante quanto aparecer na primeira posição do Google.
Com o SGE ocupando uma boa parte do espaço acima da dobra do site, aparecendo até antes dos resultados pagos e orgânicos, as equipe de SEO precisam adequar a produção de conteúdos para garantir que o SGE consiga indexar e relacionar todo o conteúdo do seu site com as palavras-chave adequadas.
Com isso, a entrega do conteúdo de um site será ainda mais rápida e cada vez mais certeira, conforme o modelo de linguagem do SGE evolui com os diversos input dos usuários. Além disso, o Google está com uma SERP cada vez mais concorrida, com resultados orgânicos, pagos e snippets brigando por um espaço na tela do usuário.
Portanto, equipes de SEO devem se manter atentas com essa novidade do Google. O seu lançamento será uma verdadeira revolução no modo como as pessoas fazem pesquisas na plataforma, e o SGE será um espaço valioso na SERP e terá a função acelerar o tempo de pesquisa e melhorar toda a experiência de compra no Google.